sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Kiss, Mariana e Brumadinho


Autor:Álvaro Santos(*)
"Uma nação que não aprende com seus erros, está fadada ao fracasso financeiro e moral"
Álvaro Santos

Em 27 de Janeiro de 2013 um incêndio na Boate Kiss matou 242 pessoas e feriu 680, no dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem do fundão, 18 mortos e 1 desaparecido, rompimento da barragem de Brumadinho, 60 mortos e 305 desaparecidos até aqui então. O que tem em comum esses DESASTRES? Sim, a boate Kiss, não é um desastre ambiental; o foco é outro.

Nossa nação não tem o hábito preventivo. Não tem cultura preventiva. Não tem legislação que INIBA e PREVINA situações como as apontadas. Nosso povo faz uma ideia equivocada do que é prisão(sim, todos querem os culpados presos), mas se esquecem que nossa legislação é frouxa e cheia de brechas propositais.

Vemos a olhos nus políticos, imprensa, e urubus de toda sorte de cor e ideologias sambarem sobre esta tragédia desde sempre anunciada. O ego tomou conta. A dor das famílias virando chacotas em redes sociais, gladiadores a postos em defesa de seus ideais que nem sempre coadunam com o patriotismo hora pregado.

Por hora nos esquecemos da Reforma da Previdência necessária porém abjeta no que diz seu propósito; as 500 maiores empresas ficam IMUNES a qualquer ação que vise equilibrar essa conta mal feita. Juntas devem mais de 400 bilhões. O corporativismo e os ativistas unidos aos formadores de opinião a postos para nos demoverem da ideia de colocar os militares, políticos, legislativos, executivos e judiciário no mesmo balaio da iniciativa privada quem os sustentam desde sempre.

Os candidatos à presidente das casas no congresso nacional, ganharam folego para agirem na surdina e amealharem simpatizantes a suas causas, Queiroz ganhou tempo para montar uma história que convença, o filho pródigo, está as voltas com suas contas estranhas; e assim caminha nossa vida nacional.

Voltando aos desastres ambientais para uns e assassinatos dolosos para outros, aos mortos apenas o choro cínico e as estatísticas. Nossas frágeis leis permitem que quem comete crimes no Brasil tenha décadas e décadas para ressarcirem os familiares dos mortos e os que perderam tudo.

A Vale, deve ser multada em no mínimo 100 bilhões (merreca, são apenas $25 bilhões)e esse dinheiro tem que ser repassado de forma insofismável e IMEDIATA em forma de moradias, creches, estradas, escolas, hospital, delegacia, posto de saúde, enfim: a Vale tem que CRIAR uma cidade de Brumadinho NOVA.

■ Penas Mínimas Obrigatórias sem saidinhas, reduções ou indultos, seja o crime doloso ou culposo para o réu maior, menor, primário ou delator se fazem necessárias.

Passando por juri popular e  condenado  a Pena Mínima  esta não poderá  sofrer alterações nem pelo Papa.

*ÁLVARO SANTOS













-Microempresário na área de prestação de serviços
-Autodidata formado pela Faculdade da Vida.

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário: