sábado, 2 de fevereiro de 2019

Volta às Aulas: O que vai na Mochila das Crianças?



Autora:Valdirene Dias Ferreira(*)

Segundo a LDB, Lei de diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394/96), a educação é dever da Família e do Estado. Desse modo, podemos entender que é imprescindível que a participação dos pais na vida escolar dos filhos comece muito cedo e bem antes do seu ingresso na Instituição de Ensino. Essa participação deve ser constante e pode se dar através de atitudes simples, mas conscientes, que terão um efeito muito positivo na maneira como a criança passará a perceber a escola. 

Quando se vai adquirir os materiais escolares para o início das aulas por exemplo, pode-se fazer dessa tarefa um importante momento de vanguarda para se dar a ideia do mundo de possibilidades e responsabilidades que permearão a vida escolar da criança. Cada objeto que entra para a mochila escolar deve ser visto como sementinhas plantadas para a realização de grandes sonhos. 

Desde o ingresso na escola a criança deve ser ensinada a protagonizar o processo de ensinar e aprender. Cabe a ela, sob o olhar atento dos pais, dar a contrapartida necessária ao seu sucesso de modo que se perceba como grande arquiteto de sua formação.

Assim, uma mochila escolar recebida prontinha sem nenhuma participação dos pequenos obviamente não terá jamais o valor que tem aquela que ele ajudou a montar. Ao ajudar na escolha dos objetos escolares as crianças criam grandes expectativas para o seu futuro como aluno. E assim, inicia o processo mais fundamental e prazeroso de suas vidas: elas começam a sonhar por meio da educação escolar com a motivação dos pais. 

Sendo, portanto a Educação Sistematizada um dever da Família e do Estado, é imprescindível que ambos empreendam esforços para trabalharem juntos no sentido de subsidiarem a criança nesse processo que se configura como instrumento para a recuperação de grandes sonhos.

E cabe aos pais se colocarem como coadjuvantes nessa jornada com a principal tarefa de motivar, encorajar e acompanhar os filhos nessa importante etapa da vida. Para isso, portanto, os pais precisam travar relações estreitas e honestas com a escola e com o professor, sendo elas pautadas no respeito ao valor que tem o trabalho docente e no conhecimento das propostas constantes do plano de ensino para ter clareza de como vão acompanhar os filhos nas atividades diárias dos e colaborar com os projetos da escola. 

Por fim, e para muito além de somente cumprir o que é imputado pela lei que obriga os pais a matricularem e manterem a frequência de seus filhos em uma Instituição de Ensino, o mais fundamental mesmo é que consigam fazer com que os eles vejam a escola como um lugar para crescerem como seres humanos e que podem vir por meio dela a realizar grandes projetos que possam tornar o mundo um lugar melhor para se viver. 

Encorajados, eles encontrarão nela um sentido para a vida que não tenha como fim o desejo de ser o melhor da turma, o bom emprego ou ser bem sucedido financeiramente para continuar a existir num vazio sem fim. A escola, sozinha, jamais conseguirá dar essa formação humana aos seus alunos. Então, o que vai na mochila deverá ser luz para o caminho do tipo de ser humano que pretendemos formar.

*VALDIRENE DIAS FERREIRA




















-Graduada em Letras pela FENORD - Fundação Educacional Nordeste Mineiro- Teófilo Otoni - MG;
 - Especialista em Educação Básica pela FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá - Rio de Janeiro. - Supervisora Pedagógica

Nota do Editor:

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2 comentários:

  1. Lindo. Voltei décadas atrás...
    Minha mãe escapando os cadernos e eu ajudando ....

    E o recado:

    Se não cuidar, vai levar umas chinelas...😁😁🇧🇷🇧🇷🇧🇷🤗🤗🤗🤗

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  2. Os tempos mudam e as pessoas também. E por quê não o modo de fazer as coisas ou de não fazê-las!

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