domingo, 1 de dezembro de 2019

Liberdade e Segurança Emocional


Autor: Elias Hermenegildo(*)

Liberdade e segurança são dois itens básicos que pulsam no interior de cada ser humano desde que ele a humanidade passou a existir. Não só uma liberdade objetiva visível concreta mas muito mais do que isso uma liberdade existencial, uma liberdade de ser como o indivíduo o é na sua singularidade exercendo a sua individualidade a psicologia tem essa proposta intrínseca desde a sua gênese trabalhar o indivíduo a partir de onde ele está psiquicamente e ser esse GPS existencial a levá-lo onde ele quer chegar e que muitas vezes ele não sabe quem ele é e nem onde quer chegar. 

Vivemos nessa era rotulada de pós-moderna e que tudo é descartável ou liquida como diz Baumam "Modernidade Liquida exercer nossa liberdade emocional respeitando o espaço do outro logicamente chega a esse quase uma afronta por que queremos ser iguais ao pessoal da tribo que frequentamos e no esforço de ser acolhidos sem nos darmos conta abrimos mão da nossa liberdade e adotamos a identidade do grupo mas e aí perdemos não só nossa liberdade mas nossa individualidade." 

Inconscientemente que nós queremos mesmo é uma segurança pois o crescimento, sair da zona de conforto existencial é ameaçador e faz medo e no grupo encontraremos essa segurança psíquica a fim de acomodar nosso emocional. 

Psicologicamente segurança e liberdade emocional são dois ingredientes que não se coadunam e vivemos nessa neurose existencial de almejarmos liberdade e segurança na realidade vamos conseguir liberdade ou segurança os dois itens são meio que fantasiosos ou teremos uma segurança emocional trancados no aquário do nosso, lacrados em nosso ego nos tornando inacessíveis a nós mesmo considerando que muitas vezes encarar o nosso eu interior é mais assustador do que o exterior que nos rodeia.

Então chegamos à conclusão de que quanto mais temos liberdade existencial, quanto mais nós assumimos como construtores da nossa própria história estamos também nos expondo aos ataques existência de uma sociedade que prima mais pela ostentação de uma liberdade farmacológica do que correr riscos. 

Nossa liberdade emocional é um oceano onde desfrutamos do nosso ser. Quando optamos pela segurança a política existencial pé no chão estamos num aquário existencial em que temos tudo para a nossa sobrevivência, mas em contrapartida, não podemos assumir nosso eu nossa singularidade, nossa individualidade, mas temos a segurança. Essa é a nossa guerra existencial querer liberdade e segurança. Ou teremos liberdade dos oceanos sem a segurança do aquário ou teremos a segurança do aquário sem a liberdade do oceano. Faça sua escolha.

ELIAS HERMERNEGILDO(*)


-Psicólogo, professor, mestre em teologia,capelão e Juiz de Paz;
-Formado em Liderança Avançada Pelo Instituto Haggai;
-Palestrante na área de liderança, família, psicologia da religião e educação inclusiva.



Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário: