domingo, 14 de agosto de 2022

Dia dos Pais: maneiras menos conhecidas como os pais melhoram a vida das crianças


 Autor: Alexandro Guides(*)

Os pais desempenham um papel importante em ajudar as crianças a compreender as emoções.

A psicologia do desenvolvimento está agora descobrindo uma compreensão multifacetada que vai além da visão simplista ou de gênero do papel dos pais que é frequentemente retratado no Dia dos Pais.

No passado, muitos pesquisadores consideravam os pais como cuidadores secundários. No entanto, mudanças sociais importantes levaram a um maior envolvimento do pai em uma variedade de ambientes familiares. De acordo com estatísticas, o número de casais gays que criam filhos juntos está aumentando, assim como o número de pais solteiros e pais que ficam em casa.

Mesmo em famílias biparentais mãe-pai, os pais estão mais envolvidos no cuidado dos filhos do que antes. Essas mudanças sociais fizeram com que os pesquisadores considerassem a diversidade dos pais e como o aumento de seu papel na criação dos filhos contribui para o desenvolvimento positivo das crianças.

Quando revisitamos nossas memórias de infância, a maioria de nós concordaria que temos mais memórias feitas com nossas mães do que com nossos pais, alguns ainda podem ter um vínculo mais próximo com suas mães do que com os pais, mesmo na idade adulta. Isso não é surpresa, pois as crianças tendem a ter preferência por seu cuidador principal ou por um adulto com quem passaram mais tempo. Os papéis tradicionais de gênero ditaram que os homens deveriam trabalhar e sustentar financeiramente a família, enquanto as mulheres deveriam assumir os deveres de criação dos filhos. Assim, apesar de mais mulheres ingressarem no mercado de trabalho e contribuírem com as finanças da família, os benefícios do trabalho em relação às oportunidades de criação dos filhos ainda dão à mãe mais chances de cuidar do filho em comparação aos pais. Assim, comprometendo fortemente o vínculo pai - filho.

Além da falta de tempo que os pais passam com seus filhos, as expectativas sociais de como os homens devem se comportar muitas vezes dificultam o desenvolvimento do relacionamento entre a criança e o pai. A masculinidade tóxica é um conjunto de expectativas sociais estereotipadas dos homens para se retratarem como durões, dominantes e antifeministas. Essas expectativas significavam que elas deveriam ser fisicamente fortes, agressivas para ganhar domínio e poder e abster-se de mostrar emoções e afeto, pois é considerado um comportamento feminino.

Os pais desempenham um papel importante em ajudar as crianças a compreender as emoções. Uma pesquisa realizada na Universidade de Ottawa acompanhou 160 crianças com seus pais e mães desde a idade pré - escolar até o ensino fundamental.

Foi descoberto que os pais que promovem um relacionamento positivo com seus filhos proporcionam bons ambientes para que as crianças aprendam habilidades cruciais, como interpretar as emoções dos outros e regular suas próprias emoções.

Como resultado, as crianças com um relacionamento positivo com seus pais apresentaram menos problemas de conduta nos anos pré escolares e menos do que os psicólogos chamam de "comportamentos externalizantes" na idade escolar – comportamentos desadaptativos, como agressão, hiperatividade e comportamento antissocial. Tais comportamentos são um importante fator de risco para o desenvolvimento posterior de delinquência, violência ou conduta criminosa.

Vale a pena notar que padrões semelhantes também foram encontrados com filhos de pais gays adotivos em um estudo realizado na universidade de Quebec em Montreal.

Nestes estudos, independentemente de os pais relatarem ser os cuidadores principais ou não, as crianças eram menos propensas a ter problemas de comportamento quando tinham um relacionamento positivo com seus pais. Em outras palavras, os pais – não apenas mães, e não apenas cuidadores primários – desempenham um papel importante no desenvolvimento emocional das crianças.

Crianças com um relacionamento mais positivo com seus pais tem melhor autoestima no ensino fundamental. Curiosamente, a qualidade da relação criança - pai foi mais influente do que a relação criança - mãe na previsão desses comportamentos, mesmo que muitos pais não fossem os principais cuidadores.

Os pais são importantes agentes de socialização na vida dos filhos. É possível que eles tenham uma influência especial sobre como as crianças se comportam em ambientes sociais e se avaliam em função de seus mundos sociais. O envolvimento positivo do pai não é apenas sobre quantidade, mas também sobre qualidade.

Experiências positivas pai - filho têm efeitos duradouros na vida das crianças. Psicólogos do desenvolvimento também descobriram que as crianças usam as habilidades emocionais aprendidas no relacionamento pai - filho ao interagir com amigos. Por exemplo, crianças com um relacionamento positivo com seus pais têm mais amizades recíprocas.

Um relacionamento positivo com o pai também oferece um ótimo ambiente para aprender novas habilidades linguísticas e cognitivas. Estudos de crianças com pai e mãe descobriram que os pais são mais desafiadores do que as mães quando falam com seus filhos, ajudando assim as crianças a desenvolver suas habilidades cognitivas e de linguagem. Curiosamente, essa descoberta foi demonstrada em uma diversidade de renda e configurações culturais.

Os efeitos positivos dos pais são vistos até mesmo nas habilidades cognitivas de nível superior. Um estudo recente da Universidade de Montreal descobriu que crianças que experimentaram interações de alta qualidade com o pai quando eram crianças tinham melhores habilidades cognitivas de alto nível mais tarde em sua vida escolar. Por exemplo, essas crianças tinham melhor memória de trabalho, habilidades de planejamento e eram mais capazes de controlar seus impulsos.

No geral, a psicologia do desenvolvimento mostra que as contribuições dos pais são importantes em uma diversidade de cenários. Mesmo quando os pais não moram com seus filhos, eles podem ajudá-los a desenvolver importantes habilidades sociais e acadêmicas, mantendo-se envolvidos na vida da criança.

Neste Dia dos Pais, vamos tirar um segundo para agradecer nossos pais por seu papel em promover nosso desenvolvimento positivo! E pais, estejam mais presentes na vida de seus filhos, vocês exercem um papel muito importante na formação e desenvolvimento deles.

*ALEXANDRO GUIDES

















Psicólogo Clínico e Coach;
-Formado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera Educacional;
-Formação em Professional Coaching Practitioner pela Abracoaching com certificação internacional;
-Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP;
-Curso MBA em Gestão Estratégica de Pessoas com Ênfase em Coaching pela Faculdade Unopar;
-Atende em consultório, faz consultorias sobre comportamento humano, ministra treinamentos e palestras sobre desenvolvimento pessoal e inteligência emocional

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. Pai! Obrigado por não existir! Isso fez de mim um pai melhor e presente na vida de seus netos!
    Todos os dias do pais me vem a mente casos como os Nardoni, dos meninos Henry e Joaquim entre tantos outros. A família contemporânea está dilacerada. Pais estão distantes. Alguns nem sabem o seu papel perante os filhos. A necessidade de referência.

    ResponderExcluir
  2. Pai! Obrigado!
    O pai moderno, dependendo de sua condição financeira, social e educativa e principalmente pelo fator família dilacerada, não tem a mesma carga e presença emocional na vida dos filhos.
    Pais, são exemplos pata tida a vida; ao nenos deveria ser.
    Todo dia dos pais me vem a mente o caso Nardoni,

    ResponderExcluir