sábado, 3 de setembro de 2022

Falta de empatia na Andragogia


 Autora: Cintia Vasconcelos(*)


Um dos maiores desafios que enfrentei na educação de adultos foi a falta de empatia com os adultos que estão em processo de aprendizagem.

Alguns alunos adultos, em cursos profissionalizantes, pensam em desistir logo após o início das aulas, quando identifica que terá dificuldades em assimilar o conteúdo. Esse mesmo aluno não tem ciência de suas dificuldades, de suas limitações, ou quando identifica, não sabe como fazer, ou até mesmo se existem alternativas para lidar com suas limitações.

O fato é que todas as pessoas, em maior ou menor grau, sentirão dificuldade em alguma área da vida. Isso é normal. Todos temos aptidões diferentes, e é natural nos identificarmos mais com uma determinadas áreas (exatas, humanas..).

Porém, o aprendizado na fase adulta implica maiores dificuldades quando essa pessoa teve uma infância difícil, onde vivenciou situações que geraram bloqueios. Esses bloqueios se tornam uma imensa barreira a ser vencida ao longo do tempo, pois a pessoa se torna insegura com relação a todas as coisas da vida. O pior de tudo é que, pessoas com um grande potencial se tornam profissionais medianos porque não tiveram auxílio de alguém que quisesse e pudesse orientá-los a superar suas limitações.

Que possamos ser instrumentos de desbloqueio e de crescimento na vida das pessoas que não conseguem crescer porque não enxergam a barreira que lhes foi imposta pelas agruras da vida; barreiras essas que pode ser destruídas com dois ingredientes simples: amor e empatia!

*CINTIA VASCONCELOS











-Pedagoga;
-Graduada pela Universidade Anhanguera(2011); e
- Atua na coordenação pedagógica em escolas de níveis médio e superior.

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