sexta-feira, 16 de junho de 2023

Tradição e conservadorismo


 

Autor : Otávio Mello (*)

"O que é uma ditadura:

Ditadura é um regime governamental no qual todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, e tem grande parte do poder de decisão. É um regime antidemocrático no qual não existe a participação da população".

"A partir de uma revisão bibliográfica, apresentamos, inicialmente, aspectos da formação sócio-histórica brasileira e suas implicações na configuração da família. Para isso, discutimos as principais características de nossa formação: conservadora, patriarcal, paternalista e patrimonialista. Em seguida, analisamos como o familismo, presente no campo das políticas sociais no Brasil, ao mesmo tempo em que, de um lado, se respalda em um discurso de acesso aos direitos, de outro, reforça a sobrecarga das famílias, sobretudo das mulheres, que são responsabilizadas socialmente pelas tarefas domésticas e pelo cuidado com os membros da família. Concluímos ressaltando a necessidade de a sociedade humana avançar na defesa e na busca de valores emancipatórios, por meio da construção de uma nova sociedade. Nesse sentido, precisamos problematizar o familismo nas políticas sociais, desmistificando os limites intrínsecos de uma análise que a desconecta da genericidade humana."

O que é ser uma pessoa conservadora?

Por algumas definições, os conservadores procuraram preservar as instituições, incluindo a religião, a monarquia, os direitos de propriedade, e a hierarquia social, enfatizando a estabilidade e a continuidade.

"O Poder Político, por conseguinte, está atrelado tanto ao conceito de Poder Social que envolve as relações humanas em sociedade quanto à função de mediação de conflitos da política. Isso, entretanto, está inserido em um contexto específico no Estado moderno: o monopólio do uso da força. De maneira concisa, isso quer dizer que o poder político do Estado moderno se sustenta no domínio exclusivo do uso da violência de forma legítima, o que, em contrapartida, não quer dizer que o poder político configura-se pela utilização da violência, mas, sim, pelo controle da utilização dessa força como forma coativa. Em outras palavras, o poder político configura-se pela exclusividade do uso da força em relação a um conjunto de grupos que formam um mesmo contexto social".

Tipo de Estado: em uma democracia, por óbvio, o tipo de Estado é democrático, enquanto em uma ditadura o Estado é autoritário e totalitário.

Divisão de poderes: em uma democracia existe divisão de poderes. O legislativo, executivo e judiciário funcionam de forma independente entre si. Na ditadura, os poderes são concentrados na mão de uma só pessoa ou grupo.

Manifestações populares: manifestações populares são comuns em uma democracia, tendo em vista a liberdade de expressão. Um governo ditatorial frequentemente utiliza censura para impedir manifestações populares, notícias ou qualquer tipo de veiculação contrária aos seus ideais".

"Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação social".

Essas são algumas regras para um "VERDADEIRO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO".......Não essa DITADURA ESQUERDISTA que só visa o seu BEM PRÓPRIO......Não os Milhões gastos com propagandas mentirosas; os Milhões que saem do nosso Brasil para financiar outros DITADORES CRIMINOSOS sem escrúpulos que destruíram seus Países; ou os Milhões emprestados (sem devolução) a outros Países FALIDOS por COMUNISTAS, ESQUERDISTAS.....

"NOSSO BRASIL ESTÁ EM MÃOS DITADORAS, DESTRUIDORAS, CRIMINOSAS"; não é uma disputazinha entre LULA e Bolsonaro como alguns "só" enxergam, é PODER, MUITO PODER ; É BILHÕES DE REAIS, OURO, PEDRAS, TERRAS ; RIQUEZAS NATURAIS INCALCULÁVEIS ; E A DESTRUIÇÃO DE TODA A NOSSA SOCIEDADE.......

* OTÁVIO MELLO



 









-Joalheiro, Modelador, Ourives, Designer e Criação:

- Coordenador, Assessor em Indústrias de Joias e Bijuterias;

 - Desportista, Cinéfilo e Apreciador de Política.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. Verdade, faz tempo que o Brasil se afastou de uma sociedade democrática, essa esquerda comunista tomou o Poder na Marra e agora estamos caminhando rumo ao abismo de uma Ditadura. Parabéns pelo texto, gostei muito.

    ResponderExcluir