domingo, 10 de março de 2024

Por que você acredita que não merece ser feliz?

Autora: Fernanda Araújo(*)


A jornada rumo à felicidade muitas vezes é obscurecida por crenças limitantes, que de maneira sutil moldam nossa autopercepção e influenciam nossas escolhas. Uma dessas crenças profundamente enraizadas é a sensação de não merecimento: sentir-se incapaz de merecer as coisas boas da vida, como por exemplo ser feliz.

Quanto maior é a sua dificuldade, mais resistência em enfrentar o medo terá, sair da zona de conforto será um desafio, porém, significativa será nossa evolução, crescimento e conquistas.

Uma barreira invisível é a busca por justificativas, onde você diz não ter tempo para se dedicar ao que realmente importa. Mas desperdiça o tempo no celular com vídeos ou jogos sem objetivo. A análise desse fenômeno revela uma resistência à autorrealização, e ao invés vez de admitir a crença de que não merece ser feliz, a pessoa constrói uma segunda crença, a de que é impossível encontrar tempo para fazer o que precisa ser feito. Por quê, isso acontece? Porque é menos doloroso acreditar que não têm tempo do que acreditar que não merece.

Sentir-se incapaz de ser feliz pode ser uma experiência complexa e muitos fatores podem contribuir para isso, vou te mostrar alguns sinais da crença do não merecimento:

A apresentação do modelo de não merecimento se dá quando a pessoa está sempre se depreciando, ou seja, associando também à crença de não ser inteligente o suficiente para o sucesso, sente que poderia ter feito melhor e que nunca fica bom o bastante, diminuindo as suas conquistas e enaltecendo a dos outros. Essa mesma pessoa tem a percepção de que é necessário sacrificar o prazer em prol do trabalho, também tem a visão de que viver é uma luta constante, pois, a sensação que possui é que o azar te persegue e as coisas ruins acontecem apenas com você, fazendo pensar que apenas os outros podem ser felizes.

A constante comparação com as pessoas e a falta de autoestima revela a profunda crença que os outros são sempre superiores. Muitas vezes expressam a ideia de que o amor não é para você, ou até mesmo acreditam que nunca irão se casar ou construir uma família. Com isso, podem apresentar alguns comportamentos específicos, bem como, mesmo sendo seu aniversário e recebendo um presente tem a necessidade de dar algo em troca. O medo de errar é grande, podendo se tornar uma pessoa que se vê frágil sem confiança e autoestima. Pode-se dizer, que essa pessoa se sente incapaz de se alegrar com elogios ou vitórias, pois, está em maior parte do tempo preocupada com os erros e o que poderia ter feito para não falhar. Ela também, possui grande dificuldade em se perdoar, pois acredita que a culpa é sempre sua, ressalta em todo tempo a necessidade de reavaliar como foi possível algo bom ser feito por ela e não aceita os próprios méritos, acreditando que obteve sorte e que sem a ajuda divina não seria capaz.

Para isso, em sua mente rondam com frequência alguns pensamentos, ou melhor dizendo, as famosas crenças limitantes que se manifestam, bem como o sentimento de que, quando em sua vida tudo está indo bem, logo vai acontecer algo ruim a qualquer momento. Porém, quando esse "algo ruim" não chega, você inconscientemente se sabota fazendo más escolhas para sua vida, levando-o a voltar a sentir e pensar que não consegue ser feliz, o que é familiar e confortável para si, então dizendo: "alegria de pobre dura pouco”, “não posso ter um minuto de paz", "por que eu tenho o dedo podre para homens?". Você se sente como sua vida se resumisse á "eu nado, nado mas sinto que vou morrer na praia" é um sinal de que a crença do não merecimento está te desgastando, pois, sente cansaço constante, desânimo, está frequentemente se auto sabotando e não sabe o porquê. Sente que investe muito esforço mas, tem poucos resultados.

Outro ponto importante que também aparece é a vontade de desistir, a crença de não merecimento revela-se como bloqueios emocionais que impedem o progresso na busca da felicidade. A autoavaliação negativa e a percepção de falta de ajuda externa apontam para questões de autoestima e confiança interpessoal que precisam ser tratadas imediatamente. O desejo de mudança de vida aliado à sensação de exaustão indica a necessidade de estratégias que facilitem a transição para novos caminhos.

Com toda essa pressão externa que aceitamos como realidade, nos sentimos revoltados, presos, culpados, perfeccionistas, medrosos e punitivos. E isso faz com que a pessoa se sinta perdida, ficando cada vez mais distante de sua essência e do que realmente veio para ser. Portanto, é por isso que a crença do "eu não sou bom o suficiente" cresce dentro de você.

Reconhecê-la não é fácil, pois às vezes resistimos até mesmo a admitir que temos uma resistência. Logo, o primeiro passo é aceitar o que foi, mas que a partir de agora não aceitará mais essa situação e mudará a crença para "eu mereço ser feliz."

O sentimento de não merecimento é responsável por impedir que as coisas boas cheguem até você, a vida nos traz tantas bênçãos e realizações, mas, por acreditar e sentir que não merece automaticamente você recusa oportunidades, ou às vezes nem as enxergas. Você só viverá a prosperidade e a abundância quando acreditar que tem direito a elas. Então, ACREDITAR é a chave que tanto procura e a porta para grandes mudanças chegar e acontecer para sua vida!

"Não há como ser feliz carregando culpa! Esse sentimento sempre vai fazer com que viva e pense que está errado e que não merece o melhor. Porque onde se vê um erro não consegue acreditar que merece coisas boas, se inválida e não acha ser merecedor, pois, está focando em apenas uma parte ou pedaço de sua vida, e assim pensando que o melhor não chega para você."

Aqui se vai quatro afirmações e uma pergunta a você. Você sabe muito bem quando está ansioso. Ou preocupado. Ou está se sentindo triste. Ou com raiva. Mas será mesmo que você sabe quem é você quando está feliz?

É completamente compreensível questionar a sua própria capacidade de ser feliz. Todos enfrentamos momentos de dúvidas e incertezas em relação ao nosso bem-estar emocional. Mas, lembre-se, a busca pela felicidade é um processo individual e pode envolver diferentes desafios para cada pessoa.

Se você está enfrentando dificuldades, posso te garantir que existe um caminho para solucionar isso. Existe uma vida leve, uma vida com liberdade emocional e um caminho que te traga sentimentos de felicidade e bem estar.

É altamente recomendável buscar ajuda profissional, um profissional preparado para lidar e prestar suporte para todo problema e dificuldade de raiz emocional. Um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta pode te ajudar a entender melhor as suas preocupações e fornecer orientações específicas para sua situação. Lembre-se de que é possível trabalhar na direção da felicidade com o apoio adequado.

Ao trazer luz a estes sinais reveladores da crença do não merecimento, este artigo visa encorajar uma reflexão profunda e uma abertura para a transformação pessoal. A conscientização desses padrões é o primeiro passo para a construção de uma nova mentalidade, capaz de abraçar a felicidade merecida e proporcionar um ambiente que se sinta seguro para cuidar de todas as suas emoções.

Você merece construir a sua felicidade. Você merece viver!

* FERNANDA ARAÚJO
























Psicóloga Clínica – CRP 06/143598;

Formada em Psicologia pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) - 2017;

Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família;

Atende em consultório particular, na abordagem psicanalítica;

Atendimento de casais, adultos e adolescentes;

Local de Atendimento Online e Vila Mariana/SP

Site: https://www.psicofernandaaraujo.com.br 

Whatsapp e Telegram: (11) 987172012

Email:psicofernandaaraujo@gmail.com

Instagram e TikTok: @psicofernandaaraujo

https://instagram.com/psicofernandaaraujo?igshid=19gcroggkvm0a


Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. Tenho ouvido uns podcasts da Dra Tara Swart , que fala justamente sobre isso

    ResponderExcluir
  2. O despertar para certas crenças é libertador !! Fácil , não é !! mais com ajuda de profissionais , com empenho interior podemos evoluir e eliminar essas crenças limitantes . Seu texto é muito oportuno e faz a gente refletir, e sim eu mereço ser Feliz , eu escolho ser Feliz !!

    ResponderExcluir