sábado, 16 de março de 2024

Se Mário Quintana estivesse vivo, o que diria?


 Autora: Maria Thereza Antunes(*)

Por volta dos anos 1970, Mário Quintana escreveu:

 "Aprendi a escrever lendo, da mesma forma que se aprende a falar ouvindo. Naturalmente, quase sem querer, numa espécie de método subliminar. Em meus tempos de criança, era aquela encantação. Lia-se continuamente e avidamente um mundaréu de histórias (e não estórias) [...] Mas lia-se corrido, isto é, frase após frase, do princípio ao fim. Ora as crianças de hoje não se acostumam a ler corretamente, porque apenas olham as figuras dessas histórias em quadrinho [...] Exagerei? [...] mas se essas crianças nunca adquirirem o hábito da leitura, como saberão um dia escrever?"

Questiono-me: o que Mário Quintana pensaria sobre os estudantes de hoje?

Certamente, não se pode generalizar, mas a minha experiência acompanhando o universo de estudantes de cursos de graduação em gestão, especificamente em Administração e Ciências Contábeis, leva-me a crer que ele ficaria bastante desapontado.

Explico o porquê.

Primeiro ponto, e considero o mais relevante a se destacar, é a predominância de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas as quais, salvo raras exceções, e aqui incluo as de caráter confessional, têm seu foco no lucro e não na educação.

De acordo com o mais recente Censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), das 2457 Instituições de Ensino Superior (IES) do país, 2153 eram privadas e apenas 304 públicas em 2020. Destas, apenas 203 (8,25%) eram universidades, ou seja, somente destas é requerido o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A maioria absoluta das IES, 2.253 (91,75%), era representada por Centros Universitários, Faculdades, Centros Federais  de Educação Tecnológica (CEFET) e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), sem compromisso com a realização de pesquisa e extensão. (SORDI, 2022) Grifo Nosso.

Acrescido aos dados evidenciados, em que ressalto o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão o que acarreta, logicamente a falta de compromisso com a realização de pesquisa, temos o fato de que, em 2002, o  Parecer CNE/CES 146/2002 – Homologado, item 3.1 – Diretrizes Comuns aos Cursos Relatados (dentre os quais se inserem o de Administração e o de Ciências Contábeis) a Monografia/Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) passou a se inserir no eixo dos conteúdos curriculares opcionais, cuja adequação aos currículos e aos cursos ficará à cargo de cada instituição que assim optar, por seus colegiados superiores acadêmicos.

Conclusão: onde não há pesquisa, não há leitura; onde não há pesquisa, não há o método científico; onde não há aplicação do método científico não há criatividade, não há espírito crítico e, muito menos, propostas para solução de problemas reais e desenvolvimento de novos conhecimentos.

Sobre a importância do Método Científico, assim se expressa Claudio de Moura Castro:

"Sem o desenvolvimento do método científico, não teríamos os avanços tecnológicos que tanto beneficiam a humanidade. Mas o meu argumento aqui vai em outra direção. O método tornou-se uma espécie de roteiro seguro para pensar bem sobre todos os assuntos, não apenas para fazer pesquisas. Quem aprendeu a pensar como cientista e a usar o método científico tem um raciocínio mais enxuto e rigoroso. As perguntas são mais bem formuladas e já facilitam a busca sistemática das respostas. Não importa o assunto (mas, obviamente, uma boa base científica apenas dá a embocadura para entrar com segurança no assunto, não substitui o conhecimento específico). (CASTRO, XXXX)."(Grifo nosso)

Considero o descompromisso das IES particulares com a Monografia/TCC, amparada pelo Conselho Nacional de Educação o ponto mais relevante, porém, não se pode deixar de mencionar, também, que o acesso fácil e rápido à informação “mastigada”, possibilitada pela Tecnologia da Informação e pela Inteligência Artificial, não pode deixar de ser um agravante para a nossa realidade atual. A tecnologia disponibiliza tudo fácil e sequencial......aprenda rápido isso, o passo a passo para uma pesquisa ....acesse aqui e entenda rapidamente tal conceito. Onde fica a profundidade? Onde fica o espírito crítico?

Pois então, o que diria o saudoso Mário Quintana hoje? E você, meu caro leitor, o que diz?

Ressalto que mesmo entre as IES privadas, nem todas optaram pela não inclusão da obrigatoriedade da Monografia/TCC nos cursos de Administração e de Ciências Contábeis. Aliás, essa é uma questão que me instiga a saber o porquê; adianto-lhes que é tema de um projeto de pesquisa em andamento em conjunto com professores da Escola de Política Economia e Negócios (EPPEM) da UNIFESP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Finalizando, faço uso do final da fala de Quintana trazendo-a aos dias de hoje: 

"Exagerei? [...] mas os estudantes que não adquiriram o hábito da leitura, como saberão um dia escrever? Como poderão realizar pesquisas? Como se tornarão criativos, críticos e curiosos? Aceitarão, sem refletir, o que lhes for apresentado como verdade inquestionável?"

Agradecimentos: Deixo aqui os meus agradecimentos à Alice Maria de Meneses Marcos, aluna do Curso de Administração da EPPEN/UNIFESP, Bolsista PIBIC/CNPq e auxiliar de pesquisa no projeto de pesquisa intitulado: A Relevância do TCC segundo alunos, coordenadores, professores e instituições de ensino superior, sob minha coordenação.

Referências:

CASTRO, C de M. Academia de ginástica (mental).

Disponível:  http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/academia-ginastica-mental-508217.shtml Acesso em: 14/03/2024;

QUINTANA, M.  O que acontece com as crianças? In: Caderno H. Rio de Janeiro: Editora Schwarcz, 2013; e

SORDI, J. Da expansão à evasão: um panorama da educação superior privada do Brasil no século XXI. Observatório de Políticas Científicas (IQC). Disponível em: https://iqc.org.br/observatorio/artigos/educacao/da-expansao-a-evasao-um-panorama-da-educacao-superior-privada-do-brasil-no-seculo-xxi/ Acesso em: 14/03/2024

 * MARIA THEREZA POMPA ANTUNES










Professora Adjunta da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);

Mestre e Doutora em Ciências Contábeis pela FEA/USP; Graduação em Administração pela PUC/RJ, com Especialização em Finanças pelo IAG/PUC/RJ, e em Ciências Contábeis pela FEA/USP, com 26 anos de experiência na área da educação atuando como docente, pesquisadora e gestora.

CONTATOS

 E-mail: teantunes@uol.com.br

WhatsApp: (11)-98338-4343

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6278852648499064

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário