sábado, 23 de novembro de 2024

A Importância da Creche no Desenvolvimento Infantil


 Autora: Samira Daleck(*)

O cuidado com a infância é uma das bases para o desenvolvimento saudável de um indivíduo. A contribuição de Emmi Pikler, pediatra e pesquisadora húngara, trouxe uma abordagem inovadora ao cuidado infantil, destacando a importância da autonomia e da relação afetuosa entre os cuidadores e as crianças. Aplicando os princípios de Pikler, as creches podem desenvolver um papel crucial no desenvolvimento infantil, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante que respeita o ritmo e as necessidades individuais de cada criança.

Quem foi Emmi Pikler

Emmi Pikler (1902-1984) foi uma pediatra cujas ideias sobre o desenvolvimento infantil enfatizavam a autonomia, o movimento livre e a qualidade da interação entre adultos e crianças. Pikler argumentou que a liberdade de movimento e a confiança no potencial da criança para explorar o mundo ao seu próprio ritmo são elementos fundamentais para o desenvolvimento emocional.

Seu trabalho ganhou notoriedade com a criação do Instituto Lóczy em Budapeste, onde implementou uma abordagem que priorizou o respeito às necessidades individuais das crianças, mesmo em contextos de cuidados coletivos, como orfanatos e creches.

A Creche como Espaço de Desenvolvimento e Cuidado

Uma creche pode ser muito mais do que um lugar onde as crianças passam o dia enquanto seus pais trabalham. Quando bem estruturada e embasada em princípios como os de Pikler, a creche se torna um espaço que promove o desenvolvimento integral da criança.

1. Movimento Livre

Pikler enfatizava a importância de permitir que as crianças se movimentassem livremente, sem intervenções excessivas por parte dos adultos. A creche deve oferecer um ambiente seguro e adequado para que os bebês explorem suas capacidades motoras no próprio ritmo.

2. Relação de Qualidade

O vínculo afetivo entre os cuidadores e as crianças é essencial. Em um ambiente inspirado por Pikler, os profissionais de creche devem dedicar tempo e atenção individualizada às crianças, especialmente durante momentos de cuidado, como a troca de fraldas, a alimentação e o descanso. Essas interações não são apenas funcionais; são oportunidades valiosas para construir segurança emocional.

3. Respeito ao Ritmo Individual

Cada criança é única, com seu próprio ritmo de desenvolvimento e personalidade. Em uma abordagem baseada em Pikler, a creche respeita essas diferenças, evitando comparações ou pressões para que todas as crianças atinjam marcos de desenvolvimento ao mesmo tempo.

4. Autonomia e Cooperação

A creche pode promover a autonomia ao permitir que as crianças participem nos mesmos cuidados, como escolher um brinquedo ou aprender a se alimentar sozinhas.

5. Ambiente Estimulante e Seguro

O espaço da creche deve ser cuidadosamente organizado para promover a exploração, com materiais simples e acessíveis, que incentivem a criatividade e o aprendizado. Brinquedos não estruturados, por exemplo, permitem que as crianças usem a imaginação e experimentem diferentes formas de brincar.

Benefícios para o Desenvolvimento Infantil

Quando orientada pelos princípios de Emmi Pikler, a creche contribui significativamente para o desenvolvimento das crianças em diversos aspectos:

  • Desenvolvimento motor
  • Desenvolvimento emocional
  • Desenvolvimento social
  • Autoconfiança

Conclusão

A abordagem de Emmi Pikler oferece uma visão rica e sensível sobre o cuidado infantil, que pode transformar a creche em um ambiente verdadeiramente propício ao desenvolvimento integral das crianças. Quando os princípios de respeito, autonomia e vínculo afetivo são aplicados no dia a dia da creche, o impacto positivo vai além da infância, influenciando a vida adulta dos indivíduos e contribuindo para uma sociedade mais saudável e empática.

Assim, investir em creches de qualidade, homologadas a perspectivas como a da Pikler, é também investir no futuro das nossas crianças.

 

  1. PIKLER, Emmi. Se Virar Sozinho: Desenvolvimento e Educação do Bebê . Editora
  2. David, M. et al. A abordagem Pikler-Lóczy para cuidados infantis .

   *SAMIRA DALECK











- Professora Humanista;

-Graduação em Pedagogia pela UNICASTELO (2007);

-Pós- graduação em Neuropsicopedagogia pela FATAC 06/2022); e

Terapeuta Holística pelo Instituto Eliana Lovieni (2021)

Nota do Editor:


Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário