domingo, 18 de junho de 2017

8 filmes sobre mulheres | luta por direitos e protagonismo feminino




As Sufragistas (Suffragette) – 2015 | Baseado em fatos reais, o filme mostra um grupo de mulheres militantes lutando pelo direito ao voto no início do século XX, no Reino Unido, e relata tanto os atos necessários para chamar atenção para a causa quanto a pressão sofrida por essas mulheres ao se envolverem com o movimento, perdendo muitas vezes a guarda dos/as filhos/as.
O filme traz em seu elenco grandes nomes como Meryl Streep e Helena Bonham Carter.

Estrelas além do tempo (Hidden Figures) – 2017 | Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae). Três brilhantes matemáticas que estiveram envolvidas em uma das maiores operações da NASA na década de 60, atravessando as barreiras de gênero e raça.

Joy – O nome do sucesso (Joy) – 2016 | Baseado em fatos reais, o filme relata a vida de Joy (Jennifer Lawrence), criativa desde pequena, que acabou deixando de lado suas invenções ao casar-se, e agora concilia trabalho e a criação de uma filha e um filho, além de lidar com o relacionamento conturbado entre o pai e a mãe.
Joy decide voltar a criar, luta para que sua invenção seja reconhecida e torna-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

Mad Max – A estrada da fúria (Mad Max: Fury Road) - 2015 | Apesar de o filme trazer no título o nome de um homem, quem causa a guerra na tentativa de salvar um grupo de mulheres é a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron), que mostra muita força e garra na luta contra Immortan Joe.

O sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa smile) - 2004 | Katharine Watson (Julia Roberts) é uma professora de História da Arte que consegue emprego em um conceituado colégio, e inspira suas alunas brilhantes que são educadas para serem boas esposas a se oporem contra o conservadorismo do colégio e da sociedade.

Para sempre Alice (Still Alice) - 2014 | Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguística, que ao se deparar com repentinas falhas de memória, é diagnosticada com Alzheimer.

Que horas ela volta? - 2015 | Val (Regina Casé), com muito sofrimento deixa sua filha em Pernambuco e vem para SP em busca de melhores condições para ela e a filha. Arruma emprego de babá em período integral, e só muito tempo depois encontra a filha, que vem para SP prestar vestibular.

Terra fria (North Country) – 2005 | Baseado em fatos reais, o filme traz a história de Josey Aimes (Charlize Theron), que após um casamento que envolvia até agressões físicas, retorna à sua cidade natal, no Minnesota, com uma filha e um filho, e passa a ser uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas.
Diante do assédio dos seus colegas de trabalho e descaso dos seus superiores, Josey decide sozinha levar o caso a justiça. 

Postado originalmente  no dia 16.11.2016 em www.psicologakarlak.com.br

POR KARLA KRATSCHMER












-Atua na área clínica com uma psicoterapia de base psicanalítica para adultos, adolescentes e casais.
-​O consultório fica localizado no bairro Chácara Santo Antônio, na ZS de São Paulo/SP, na região das ruas Verbo Divino e Alexandre Dumas. 
-​Oferece atendimento particular, por plano de saúde via reembolso, ou pelo PROGRAMA DE PSICOLOGIA DIFERENCIADA. 
Contato: (11) 9-9613-5444 (chamadas e WhatsApp) | www.psicologakarlak.com.br 

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. Artigo maravilhoso!!! Pontua o significado e funções de cada representação em nossas vidas!!!

    ResponderExcluir
  2. Taraji P. Henson sempre surpreende com os seus papéis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Suas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. Éstá impecável no Proud Mary 2018 .Perssonalmente considero um dos melhores filmes 2018. Más seguramente o êxito de Proud Mary deve-se a participação dela no filme, porque tem muitos fãs que como eu se sentem atraídos por cada estréia cinematográfica que tem o seu nome exibição. Além, acho que a sua participação neste filme de suspense realmente ajudou ao desenvolvimento da história. Ninguém poderia fazer o papel de Taraji melhor do que ela.

    ResponderExcluir