sábado, 24 de junho de 2017

A verdadeira pedagogia, ops demagogia da educação



O termo demagogia possui vários significados que foram se transformando através dos tempos, irei citar basicamente três definições:

* "arte ou poder de conduzir um povo";
* prática em aparentar honestidade com objetivo de obter favores pouco claros;  e
* é a tentativa de "vender" uma imagem do caráter, diferente do que a pessoa realmente pensa. 

O artigo, aqui descrito vai ser direcionado especificamente aos alunos das 5ª séries (6ºanos) das escolas públicas do Estado de São Paulo, que estão na faixa etária dos 11/12 anos. 

Presenciei, vivi e senti juntamente com os alunos, que é justamente nesse período que ocorre a maior transformação pedagógica do aluno, pois ele deixa ser uma "criança", onde seus valores, atitudes e pensamentos são "forçados" a mudar de uma forma abrupta. 

Uma "criança", no ensino fundamental I, ainda tem uma visão materna do professor, suas atitudes são lúdicas, assim como a forma de aprendizagem e pra essa "criança" a escola ainda é um espaço de aprendizado que realmente faz sentido à sua vida. 

Em poucos meses, ao adentrar no ensino fundamental II, essa "criança" se defronta com uma realidade totalmente diferente vivida anteriormente, como por exemplo; aumento no número de professores e de conteúdos, o tempo de aula, o desaparecimento quase total do lúdico e outros fatores que sem um pingo de critério e até mesmo de respeito, começa a se exigir dessa "criança", um comportamento totalmnte incoerente com a sua idade, com o preparo que lhe foi dado e com o seu psicológico, por mais que ainda tenha mais 7 anos a percorrer, até se formar no ensino médio, as exigências em busca de resultados satisfatórios são imediatas, divididas entre bimestres, meses, dias e até na própria aula. 

Como muitos, na verdade a grande maioria, já participa de uma instituição educacional (berçário, creche, parquinho, EMEB, prézinho ou qualquer outra denominação) desde muito cedo, esse aluno (já não mais criança) com 11/12 anos se sente totalmente desgastado por esse sistema. 

Vejo que, o maior agravante do uso dessa DEMAGOGIA, se deve ao fato, do conteúdo estar a milhões de anos-luz da realidade do aluno. 

Venho aqui, portar uma parte de um texto, que se encontra na apostila do aluno, proposta pela Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo. 

"... em seu governo, Hamurábi, implantou a noção do direito de justiça, gravada em uma estela cilíndrica, em uma rocha de diorito (basalto negro), com 2,25 metros de altura, 1,60 metro de circunferência na parte superior e 1,90 metro de base. A superfície da estrela está coberta com um texto cuneiforme, em alto-relevo, onde Hamurábi foi representado de frente ao trono de Shamash, deus Sol e deus dos oráculos, recebendo as leis escritas, o que dá um caráter divino ao documento. As leis, em escrita cuneiforme, aparecem abaixo da representação de Hamurábi e estão dispostas em 46 colunas (3.600 linhas). Nesse texto, está codificada a jurisprudência do governo de Hamurábi, que determinava penalidades para as infrações, baseadas no princípio de talião..." 

Citei esse trecho , pois o mesmo foi lido por mim em uma reunião de planejamento, com a presença de uns 50 professores, coordenadores, vice-diretores, diretor e supervisor de ensino e após a leitura, indaguei se alguém presente poderia me explicar o conteúdo lido e a importância para uma "criança" de 11/12 anos, morador da periferia de Diadema (São Paulo), o qual vive uma realidade social drástica e que convive todos os dias com situações de risco.Como resposta, o silêncio se fez, e assim volto a fazer a mesma indagação mas com um adendo. 

Até quando,a DEMAGOGIA no sistema educacional será a premissa desse Governo? 

POR GERALDO JOSÉ DE ALMEIDA JUNIOR










-Licenciatura plena em História, pela Universidade do Grande ABC;
-Professor na rede pública do Estado de São Paulo;
-Professor de História, Sociologia e Filosofia nas Escolas Técnicas e
-Educador na faculdade F.A.M.A (Faculdade Aberta da Maturidade Ativa)
Nota do Editor:

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