quinta-feira, 26 de abril de 2018

Reflexionices acerca de Ateísmo, Sincretismo e Cretinismo




Hoje depois de livremente pesquisar e questionar a todas as filosofias, deuses e não deuses me encontrei no Criador de Todas as coisas. Uma vez na Campus Party, feira de tecnologia que acontece uma vez ao ano em São Paulo, estava acompanhando uma entrevista de um físico, e quando perguntado sobre a experiência na Suíça onde construído de acelerador de partículas para simular o Big Bang , e críticos de todos os credos diziam que "brincavam de deus", o físico calmamente respondeu: "se no dicionário, o verbete Deus significa Onisciente, Onipresente, Onipotente... diminuíl-lO a um simples acelerador de partículas é subestimar demais". 

Essa frase ouvi há 12 anos, e não sai da minha mente. Um físico mais "crente"(no evangeliquês) que muito crente. E hoje tem muito crente que se diz "desigrejado". Há uma estatística, que ainda não encontrei a fonte, que diz que de cada um que entra numa igreja (se converte), 3 saem (se desviam), ocorrendo dois fenômenos: ou os dos que eu chamo de "crentes seculares" (analogicamente aos católicos não praticantes) ou o dos "desigrejados". Os crentes seculares são aqueles que dizem ter a crença na igreja evangélica, vão ao culto raramente, mas seguem as suas vidas por conta e risco espiritualmente. Até já dei razão para um ex amigo ateu, que me disse uma vez que "deus é invenção do homem". Esse tipo de pessoa criou um deus pra si e vive uma vida pseudo-cristã e procura doutrinar a outros dizendo que é dessa forma que é correto, ignorando completamente os preceitos Bíblicos. Já os desigrejados por alguma razão, que varia entre decepção, descrença com doutrina de homem, dissensão, entre outras, diz que não pisa mais em igreja mas em casa procura ter uma vida de oração e estudo da Bíblia. 

Mas há um terceiro tipo que me preocupa, esse no meio em que estou (meio cristão) mas em todos os lugares, você que me lê e é sério onde busca salvação vai se identificar: o que eu defino, desculpe a palavra forte, mas é o cretino. Daí vem a minha definição/analogia com o sincretismo/cretinismo. Calma, vou explicar: 

Na acepção da palavra o sincretismo religioso é o que acontece no nosso país: Temos uma raiz/raiz indígena, com suas crenças e tradições animistas, daí veio o catolicismo e oprimiu/absorveu algumas tradições para que conseguisse manter os fiéis. Depois os africanos vieram com sua religião e a praticavam secretamente, e virou essa salada mista que vemos na Bahia hoje onde cada igreja claramente se vê que um santo na verdade é um orixá. 

Essa mistura se formos olhar na Sabedoria maior que todos os santos reconhecem que é, diz o seguinte: compra revista de simpatia, acende umas velas para o santo, toma passe na mesa branca, vai na missa pra confirmá, e quando tá revortada vai faz trabalho pra dá cabo do coisa ruim.... e assim vai... "porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos". Juízes 21:25 (Cf Bíblia Sagrada) 

Ou seja: se pensarmos logicamente, tem o monoteísmo e o politeísmo. Historicamente, notadamente o mais "forte"é o monoteísmo. Penso no sentido da fidelidade. Daí, usarei o livro de sabedoria que conheço mais, vou colocar um versículo aqui e vamos dissertar sobre: 
"Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro". Lucas 16:13 
Analisando uma situação onde uma pessoa "ecumênica" pediu oração/corrente/pensamento positivo/vibrações para uma causa, na hora eu, pela necessidade, atendi prontamente e orei ao meu SENHOR. Mas depois de orar, pensando que a pessoa receberia a benção e normalmente, quando se recebe uma benção conta-se o testemunho para a edificação da fé, comecei a pensar: a qual deus ela vai atribuir a benção recebida? Com certeza, se ela atribuir ao deus que ela presumiu, e não foi, o preterido vai se sentir injustiçado. Então é para se pensar nesse dia, deixando uma reflexão: 
"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR". Josué 24:15


Resumindo: você tem livre arbítrio para escolher. Quando se faz uma escolha, abre-se mão de algo. E lembre-se da frase: "quem tudo quer tudo perde". Escolha certo. Com certeza terá consequências. Mas no mundo espiritual com certeza você será muito mais respeitado(a).

POR ANA PAULA STUCCHI

-Pastora da Comunidade Evangélica Ministério Viver:https://web.facebook.com/MinisterioViverOficial/
Resgatada e Redimida por Jesus Cristo, aprendendo a cada dia no Conhecimento do Deus Altíssimo. 

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário