domingo, 22 de abril de 2018

ANSIEDADE: Qual a Origem?

Muitas pessoas relatam que quando percebem , simplesmente já estão ansiosas.

Outras falam que a ansiedade é algo tão enraizado que é como se fosse "uma parte do seu corpo" , e não se imaginam sem sofrer de ansiedade. 

A ansiedade é uma angustia pelo o que vai acontecer , remete uma dificuldade no individuo em fazer uma interpretação lógica do evento que se apresenta.

Diferente de como muitas pessoas acreditam , a ansiedade não "vem do nada", não é um estado sem controle onde a sua única alternativa é ser refém da comorbidade.

O "estar ansioso" , remete principalmente a uma percepção disfuncional de uma vulnerabilidade que esta ligada a uma sensação de AMEAÇA. Sim ameaça, repare que quando você se encontra em um estado de ansiedade a sensação atrelada a isso é de ameaça , você se sente vulnerável , desprotegido perante algo que possa acontecer. Sua respiração fica ofegante , seus sentidos em total estado de alerta e dependendo do tipo de ansiedade , você acaba ficando impotente perante a situação. 

Esse estado ansioso é oriundo da forma como você interpreta a realidade apresentada, por exemplo : se você acredita que viajar de avião será sinônimo de um acidente fatal , possivelmente você ficara extremamente ansioso e avesso a viajar de avião, mas se você interpretar que andar de avião necessariamente não é um perigo tão iminente , a sua ansiedade tende a diminuir.

A função do tratamento psicológico cognitivo comportamental é ensinar ao paciente que a fonte da ansiedade duradoura, são as suas avaliações e interpretações tendenciosas de ameaça.

Existe tratamento para ansiedade em todos os níveis , você não precisa se acostumar com aquilo que te traz algum tipo de prejuízo. Conseguir ficar bem é uma tarefa que será de sua responsabilidade , porém quando acompanhado de uma ajuda profissional , você aprenderá a compreender as razões e conjecturas desse sofrimento.

Nem toda ansiedade é patológica, o que fará diferença na sua vida é o nível de impacto que esse estado implementa no seu cotidiano.

Te convido a refletir sobre isso.

Referências 

Regulação Emocional em Psicoterapia - Robert Leahy e

Vencendo a Ansiedade e a Preocupação com a Terapia Cognitivo Comportamental - Aaron Beck e David A Clark


POR THIAGO CALTABIANO










-Psicólogo Clínico Cognitivo Comportamental  e
-Especialista em Psicopatologia e Dependência Química CRP 06/ 106453
WhatssApp 11985499896

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário