sábado, 13 de julho de 2019

Habilidades Socioemocionais e o Futuro da Educação



Autora: Patricia Basque

As habilidades socioemocionais são indicadores de quão bem uma pessoa se ajusta ao ambiente no qual esta inserida. Também indica o quanto a pessoa consegue se adaptar às mudanças e, em última análise, pode indicar quão bem sucedido ela será ao longo de sua vida. 

De fato, habilidades básicas de desenvolvimento como estabilidade emocional, amabilidade, empatia, dentre outras, podem ser tão ou mais importantes do que a inteligência cognitiva na determinação do futuro emprego. 

Apesar dessas competências estarem relacionadas a habilidades geralmente adquiridas em consequência a acontecimento da vida, e não a aquisição de conhecimento propriamente dito, para os educadores, ensinar tais habilidades, nos dias atuais, tem se tornado um grande desafio. 

Desenvolver essas habilidades básicas para a vida por meio da aprendizagem socioemocional é fundamental para o desenvolvimento de uma criança, pois elas interferem diretamente no sucesso e na felicidade da vida adulta. Para muitas crianças, a escola é o único lugar onde quaisquer deficiências nessas habilidades podem ser sanadas antes de elas se tornem membros ativos da sociedade. 

A combinação do ensino das habilidades socioemocionais com o desenvolvimento acadêmico cria um ambiente educacional de alta qualidade, tornando os alunos colaboradores eficazes em suas salas de aula, em seus locais de trabalho, em suas comunidades, e consequentemente em seu futuro. 

A partir do relatório "Ready to Lead", feito para a Colaboração para Aprendizagem Acadêmica, Social e Emocional (CASEL), elaborado após uma pesquisa internacional sobre como a educação socioemocional pode preparar crianças e transformar escolas, se concluiu que há dados suficientes para apoiar a importância da inclusão da educação socioemocional nas escolas. 

O relatório cita uma meta-análise de 2011 que descobriu que os alunos que passaram pela educação socioemocional têm pontuações de desempenho em média de 11 pontos percentuais acima dos alunos que não a receberam. Nele também é apontado que os benefícios da educação socioemocional não terminam na graduação, perpetuando e impactando o futuro da pessoa como um todo. 

Um estudo recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) analisou cinco habilidades sociais e emocionais primárias – mente aberta, consciência, estabilidade emocional, extroversão e amabilidade - para determinar quais são os indicadores mais fortes do sucesso. O estudo revelou que a falta da aprendizagem socioemocional está relacionada a resultados desfavoráveis tais como um aumento da chance de desemprego, divórcio, problemas de saúde e até comportamento criminoso. 

Para justificar ainda mais as vantagens da educação socioemocional, o relatório descreve que os avanços na neurociência apontam que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no ensino infantil pode apresentar benefícios acadêmicos de longo prazo na leitura e vocabulário dos alunos, inclusive em escolas com poucos recursos econômicos, sugerindo que a educação socioemocional supre tais lacunas. 

O desenvolvimento dessas habilidades tem mostrado resultados positivos tais como melhora no desempenho acadêmico, melhores atitudes, comportamentos e relacionamentos com colegas, bem como conexão com a escola, menos atos de delinquência e diminuição nos quadros de depressão, ansiedade, estresse e retraimento social. 

Quando se trata de traduzir essas habilidades para além da sala de aula, a OCDE explica que o bem-estar subjetivo pode ser definido como tendo um estado mental positivo. 

Ao analisarmos o impacto da educação socioemocional em adolescentes, os resultados indicam mais ligações entre as habilidades socioemocionais e a satisfação com a vida do que se comparado com habilidades cognitivas e satisfação com a vida. A principal habilidade socioemocional é a estabilidade emocional. Essa está diretamente ligada às atitudes conscientes, extroversão, relevância e dedicação ao trabalho e satisfação com a vida. 

Professores e a educação socioemocional 

De acordo com o relatório "Ready to Lead", professores e administradores escolares têm um grande interesse na implementação da educação socioemocional. 

Os diretores e coordenadores, especificamente, se mostraram ansiosos pelo treinamento e suporte necessários para implementação. Os resultados da pesquisa afirmam que, embora a maioria dos diretores acredite que o ensino de habilidades na escola melhorará o comportamento, o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos, uma pequena porcentagem relatou que sua escola efetivamente desenvolveu um plano para ensinar as habilidades socioemocionais nos alunos.

Além disso, menos da metade dos diretores e coordenadores acreditam que isso melhorará o desempenho acadêmico. Isso indica uma forte desconexão entre o suporte e a implementação da educação socioemocional. 

Uma pesquisa nacional de professores dos Estados Unidos chamada "The Missing Piece", mostrou que os professores apoiam amplamente a implementação da educação socioemocional. Noventa e cinco por cento dos professores entrevistados disseram que acreditam que as habilidades socioemocionais são ensináveis ​​e que o currículo pode beneficiar estudantes de todas as origens.

Educação socioemocional como prioridade 

Quando a educação socioemocional se tornará uma prioridade? 

Embora a grande maioria das partes interessadas na educação concordem que a educação socioemocional é importante, ela ainda é colocada em segundo plano uma vez que os líderes da educação tem se concentrado apenas nas questões acadêmicas, não considerando, portando o desenvolvimento emocional das crianças.

Dado o apoio que a educação socioemocional tem na comunidade educacional, pode ser apenas uma questão de tempo até que seja amplamente adotada e implementada.

Dar ênfase à educação socioemocional nas escolas tornará esse espaço favorável para que os alunos compartilharem livremente suas ideias criativas e aprendam conceitos acadêmicos enquanto constroem habilidades para toda a sua vida.

O avanço generalizado da educação socioemocional exigirá uma mudança gradual mas que ao final terá um grande impacto na pedagogia. No processo, podemos forjar um sistema educacional mais completo para produzir cidadãos mais socialmente responsáveis ​​e mais bem preparados para trabalhar juntos para construir comunidades, nações e, em última análise, um mundo melhor. 

*PATRÍCIA HELENA BASQUE



-Futura Pedagoga;
-Auxiliar de Sala no 1º ano do Ensino Fundamental e
-Cursando Pós-graduação em Psicopedagogia
-Certificada pela Cambridge University – CELT- P
-Auxiliar de Sala no Year 1 do Ensino Fundamental

-Professora de inglês




Nota do Editor:

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