sexta-feira, 11 de outubro de 2019

As Transformações que Necessitamos

Autor: Flávio Fernando  de Lima Neri(*)

Muitas transformações comportamentais são necessárias para a construção de um Brasil melhor para todos; dentre as quais destacam-se: Pensamento Coletivo, Postura Ética, Corresponsabilidade Social, e Política. Este quarteto é o alicerce para que possamos pensar soluções que atendam a toda coletividade de forma equânime. 

Assim, para estartamos esse processo sistêmico de transformação, devemos abandonar o pensamento individualista, egocêntrico e egoísta que nos impulsiona ao jeitinho brasileiro, a olhar apenas para nossas necessidades, a colocar em risco o(s) outro(s) para termos nossas demandas saciadas, a estacionar em local proibido, a levar vantagem em tudo; sem ter a consciência que esta forma de pensar e agir trará impactos negativos no cotidiano da coletividade. 

Ao nos orientarmos na direção antagônica destas práticas perversas, sempre questionando qual consequência decorrerá da ação que estou praticando e se esta ação impacta de forma negativa a sociedade estaremos construindo o pensamento coletivo, que gerará uma onda de ações positivas que fortalecerá nosso entendimento do todo. 

Assim, guiados por uma postura ética, fundamentando nossas ações pela razão e em prol da coletividade influenciaremos positivamente cada cidadão. 

Aliás, ética deveria ser uma disciplina ministrada desde o ensino fundamental até o termino do ensino superior. Deveria está presente de forma cotidiana na educação familiar, porém no mundo moderno às famílias não tem tempo pra dialogar, pra ensinar valores e compensamos essa falta com um consumismo exacerbado. 

Nessa esteira, aliado ao Pensamento Coletivo e a Ética temos que desenvolver a Corresponsabilidade Social onde cada cidadão se sente e é responsável pelo desenvolvimento de sua Comunidade, de sua Cidade,de seu Estado e de seu País. 

E esta corresponsabilidade permeia ações de voluntariado, ações de assistência, participação política, envolvimento com o cotidiano de sua comunidade sugerindo soluções, debatendo sobre as melhorias que podem ser implementadas e encaminhando aos representantes eleitos nas câmaras municipais, nas assembleias, na Câmara Federal e no Senado. 

Por fim, nós cidadãos temos que abrir o diálogo sobre política e esquecer aquela velha máxima repetida muitas vezes como verdade " POLÍTICA NÃO SE DISCUTE", máxima esta que durante décadas afastou o cidadão do cenário das decisões políticas que impactaram e impactam nosso destino.

A política está presente na nossa vida em absolutamente tudo, de forma ativa ou passiva. Pois, ou somos produtores de ações políticas, ou somos destinatários das decisões políticas exaradas por nossos representantes. Desta forma, não podemos nos omitir, temos que nos envolver de forma contundente no debate político que cria o futuro; pois todo poder emana do povo. 


*FLÁVIO FERNANDO DE LIMA NERI

- Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1998);
- Atualmente  é Analista Tribuário da Receita Federal do Brasil - Superintendência da 3ª Região Fiscal







Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

4 comentários:

  1. Caro Flávio Neri, artigo de extrema lucidez. Enquanto não sairmos da zona de conforto e com isto continuarmos evitando discutir política, as pessoas que se interessam estarão decidindo nossas vidas e o futuro de nossas famílias. Hoje é assim! Podemos e devemos sim discutir a política que vai nos transformar num Brasil melhor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Flávio, por abrir para o público um espaço mais amplo para discussão da cultura que, infelizmente marca o povo brasileiro, de levar vantagem em tudo e ver isso refletido na escolha doa nossos representantes políticos. Estamos em uma encruzilhada, matamos nossos valores éticos e morais em prol dessa crescente alienação ou saimos da nossa zona de conforto, repensando e reavaliando nossas ações e comportamentos em prol das novas gerações.

    ResponderExcluir