domingo, 16 de fevereiro de 2020

Como cuidar da autoestima


Autora: Rosana Serpa(*)

Primeiramente é importante pontuar que a autoestima necessariamente não está ligada a beleza externa, mas na forma como a pessoa se enxerga em sua essência, em seu caráter, em sua forma de relacionar-se com outras pessoas.

A autoestima é de suma importância na saúde mental e consequentemente comportamental, não é sobre o que as pessoas acham de você, mas o que realmente você acha sobre si. É claro que vestir-se bem, maquiar-se, praticar atividades físicas, ter uma vida social ativa, ter um saudável relacionamento com a família, amigos e cônjuge ou namorado, ajuda muito, mas esses comportamentos não curam e nem tratam uma baixa autoestima.

Entretanto como o próprio nome já diz auto=para si - estima=sentimento de carinho, afeição, afeto, admiração e respeito, então autoestima é sentimento de carinho, afeição, afeto, admiração e respeito para si mesma.

A autoestima precisa ser cuidada com muita atenção porque é através dela que medimos a confiança, o respeito, o conhecimento, habilidades, aperfeiçoamento, posicionamentos, enfim, muitos outros aspectos de lidar com as pessoas nas áreas, sejam profissionais e pessoais.

É do quanto a pessoa cuida que vai mostrar em comportamentos se essa autoestima está alta ou baixa. Portanto se estiver baixa, traz dificuldades nessas áreas anteriormente citadas, por outro lado se estiver muito alta desfavorece a saúde mental e física.

Nesse momento insisto em dizer que há a necessidade de cuidarmos da autoestima puxando-a ou empurrando-a ao equilíbrio. Entendendo, que não só a autoestima, mas tudo na vida do ser humano se não houver equilíbrio tende a doença. 

No entanto cuidar da autoestima é ter um olhar amoroso, racional e constante sobre si mesma, buscando uma boa alimentação, atividades que gosta, afastar-se de pessoas nocivas e tóxicas, fazer psicoterapia preventiva, praticar exercícios físicos, viajar, conviver com a família e amigos, comemorar datas festivas como aniversários, natal, ano novo e outros, aperfeiçoar na área profissional, ler muitos livros, mudar hábitos que levam a rotina severa, aprender outras línguas, estar sempre atualizada, enfim, tudo que faça aumentar a sua valorização humana nas áreas profissionais e pessoais. 

Considerando que uma baixa autoestima leva a pessoa a depressão, e até mesmo a morte, precisamos cuidar veementemente de nós mesmos para não morrermos, porque seria não fisicamente apenas, mas para as coisas boas da vida, que fazem bem, sem nem mesmo ter conhecido a vida de fato. 

 *ROSANA PONTES GHERHARD SERPA

-Psicóloga Clínica-Psicanalista;
-Graduada e Licenciada na Universidade Estácio de Sá desde 2005;
-Pós graduada em Psicofarmacologia e Saúde Mental;
-Especialista em:
- Terapia de Casais e família e em Psicodiagnóstico; e
- Consultório Clínico(próprio) Rua Dr. Zamenhof, 168 , Imbetiba -  Macaé - RJ

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

13 comentários:

  1. Excelente texto. Muito importante falarmos sobre Autoestima. Parabéns. Amei o texto!

    ResponderExcluir
  2. É muito aproveitador essa aula da DR:Rosana é edificante parabéns

    ResponderExcluir
  3. É muito aproveitador essa aula da DR:Rosana é edificante parabéns

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o tópico!
    Muitos não tem esse ponto de vista, mas temos que cuidar de nós para nós mesmo! Cuida -se e amar-se sempre .
    Muito bom obrigada doutora Rosana Pontes !

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Infelizmente eu tenho uma baixa autoestima. Luto todos os dias, para melhorar. Não é fácil, até pq cheguei nesse ponto pq trato de uma depressão e síndrome do pânico. Tenho certeza q essa matéria já me ajudou muito ao ler,e vai me ajudar muito mais a acordar para uma vida com autoestima. Obrigada Dra Rosana.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Infelizmente eu tenho uma baixa autoestima. Luto todos os dias, para melhorar. Não é fácil, até pq cheguei nesse ponto pq trato de uma depressão e síndrome do pânico. Tenho certeza q essa matéria já me ajudou muito ao ler,e vai me ajudar muito mais a acordar para uma vida com autoestima. Obrigada Dra Rosana.

    ResponderExcluir
  7. Gosto do seu trabalho. Com uma abordagem humana, um olhar atento e um profundo comprometimento com o que faz, Rosana Pontes Guerhard Cerpa é uma profissional que comunica verdades que levam o paciente a desenvolver um novo olhar, uma nova perspectiva para as demandas da vida. Um conceito profissional validado pelo brilhante trabalho que desenvolve.

    ResponderExcluir
  8. Em um tempo com tantas demandas nunca foi tão importante cuidar da autoestima. Para tanto, nas variadas complexidades do mundo moderno e seus desafios, o profissional de psicologia desenvolve um papel relevante em um tempo cada vez mais competitivo, antropocêntrico e ao mesmo tempo antinomio.

    ResponderExcluir
  9. A tendência principalmente dos "pais" é deixarem de ser homens e mulheres. Com isso o tempo passa e cada dia eles vão se afastando dos cuidados com sua saúde, bem estar, lazer, da validade. Então se separam ou adoecem por conta de outra "prioridades".
    Os casais tendem a assumir um papel mecanizado de como manter a família financeiramente e estruturalmente. E muitas vezes esquecem do seu eu, de suas necessidades mais íntimas e necessárias.

    ResponderExcluir
  10. Como sempre dra Rosana nos proporcionando conhecimento, com testos tão auto reflexivos.

    ResponderExcluir
  11. Como sempre Dra Rosana nos proporcionando conhecimento com textos tão atuais e auto reflexivos.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns amiga pela matéria!!!! Deus te abençoe. Esdras Alves

    ResponderExcluir