sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Bizarrices só no Brasil


 Autora Ana Stucchi(*)




Nosso país é um país maravilhoso. Só tem uns detalhes: estruturalmente há coisas que não há bom senso. Muito complicado pra um nativo de qualquer outro país entender. 

Vamos a alguns exemplos:

Estamos em ano eleitoral e pra complicar ainda mais, a pandemia, onde todos os cuidados, evitar contato com outras pessoas, álcool gel e tals, máscara... aí vem o TSE - Tribunal Superior Eleitoral suspendendo o uso da biometria para identificação do eleitor. Mas... vamos pensar juntos? Não era melhor ter o álcool gel para, antes de identificar a biometria, desinfectar o eleitor? Pois a caneta que ele vai assinar é mais difícil de desinfectar, o papel que se encosta na mão ao assinar o livro de presença, esse não dá pra tacar álcool gente! E mais: a urna vai ser desinfectada após cada voto? Duvido... nem máquina de cartão estão desinfectando... colocam um plástico filme, benzem-se e vão...

Título de eleitor? Pra quê? Só pra perder tempo e ocupar espaço em algum lugar guardado, porque se levar só o título pra votar pedem documento com foto, e se levar documento com foto nem pedem o título...

Você comprou um imóvel, um terreno, enfim. Vai demorar 20 anos pra pagar pra depois começar a construir (recursos são escassos) daí vem um meliante, invade seu terreno, constrói um barraco e se você quiser tirá-lo de lá tem que provar pro Juiz que o que é seu é seu. Sim. Não bastaria chamar a polícia e mandar retirar o meliante de lá? Não, no Brasil quem não tem invade e se dá bem e quem mal tem tem que gastar o que não tem se quiser ao final dos 20 anos voltar a posse do que já é seu mas o juiz quer que você gaste o que não tem com advogado pra provar que o que já é seu é seu mesmo (é confuso mas só quem passou por isso sabe bem como é). 

Vou dar um exemplo: A pessoa comprou com um "sócio" um terreno. Brigaram e essa pessoa deixou o terreno aos cuidados da outra parte, que... não pagou IPTU.... o terreno foi invadido, a prefeitura bloqueia o valor do IPTU no nome de quem comprou mas quem usa é o meliante que invadiu e pasme... já vendeu 3 vezes o que nem dele era (!!!!!!!) enquanto isso o pobre "não proprietário" já idoso assiste a tudo sem ter como resolver (e sem ter como usar o que é seu mas está na mão de invasores). Pra entrar com a tal ação de reintegração de posse tem que pagar um advogado... quando vai terminar essa novela? Não sei.... mas só no Brasil essas coisas.

Planos de TV por assinatura: há um tempo atrás, por contrato direitinho, a SKY vendia um plano SKY "livre". Esse plano consistia em comprar a antena e o conversor e assistir os canais abertos gratuitamente. Sem custo. Mas, de repente, a SKY mudou pra "pré pago" e simplesmente bloqueou os canais abertos. Só se pode assistir à tv se inserir crédito. Um absurdo que, pelo preço, o advogado sai mais caro que os equipamentos comprados. Reclamar? Só robô atende. Procon? Se não tem o contrato impresso (e agora com essa coisa de não imprimir papel as operadoras de tv estão rindo da cara dos consumidores) não pode fazer nada. Então simplesmente não se usa mais nem a antena nem o aparelho, porque pagar a SKY se depender que feche! (mesmo assim ela segue firme e forte, é uma desistência entre milhares afinal....)

Planos de tv por assinatura 2: você paga, por exemplo, 100 reais por mês. É cliente há anos. Um belo dia vê uma propaganda de promoção por 50 reais. Aí você liga na operadora e diz que, como vc é cliente fiel, quer um desconto na assinatura ou alguma vantagem, devido à propaganda. A resposta? Só para "planos novos"; ou seja, no Brasil você é penalizado por ser cliente fiel (nem tenho palavras pra definir isso!)

Documentos: não sei em outros estados mas em SP existe uma lei esdrúxula que o RG só vale por 10 anos. Daí você resolve renovar o RG, vai se informar e a (non)grata surpresa é que precisa pagar uma taxa. Ok. Mas... se levar um BO - Boletim de ocorrência de furto, perda ou assalto o RG fica grátis (!) ou seja... você é penalizado por conservar um documento público!!!! Só no Brasil essas bizarrices...

E para descontrair: A estação de metrô Paulista fica na Rua da Consolação, e a estação Consolação fica na Avenida Paulista. 

Ah, e você que lê, se tiver mais algum exemplo publique aqui nos comentários. Vamos fazer uma coletânea, para, quem sabe um dia, isso melhorar e não mais acontecer. =)

#vamosemfrente

*ANA PAULA STUCCHI



 














-Economista de formação;
-MBA em Gestão de Finanças Públicas pela FDC - Fundação Dom Cabral;
-Atualmente na área pública
Twitter:@stucchiana

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário