domingo, 12 de maio de 2024

A Linguagem da Emoção


 Autor: Elias Hermenegildo (*)


O choro é uma das mais belas linguagens da emoção quando nos faltam palavras em momentos altamente afetivos, choramos, porque o afeto é o que nos afeta. Em um mundo tão distópico o choro serve para lembrar que somos humanos(ainda).

Permita-se esse direito inalienável de chorar, se você é homem principalmente chore livre-se dessa escravização construída de que "homem que é homem não chora..." Chorar sim de até soluçar, se você não chorar você é um sério candidato a enfartar. Jamais engula seu choro, como você foi ensinado quando criança.

Pessoas hoje adultas, mas que tiveram uma criação tão rígida, tão dura, tão reprimida quando crianças, em que eram castigadas violentamente e ainda proibidas de chorar.

Alguns ainda dizem assim: "Mete a porrada nessa criança por que eu apanhei e não morri" não morreram, mas tornaram pessoas duras, inflexíveis e intolerantes, agressivas e violentas, porque foram ensinadas quando crianças de que chorar era uma fraqueza. Ledo engano.

Isso é tão aviltante, tão patológico que pasmem os senhores, que quando as pessoas choram elas pedem desculpas, como se estivessem dizendo desculpas, usei a linguagem da emoção, é disso que estou falando nossa desumanização é tão visceral que chegamos ao ponto de sermos proibidos ou evitar, segurar o choro para evitarmos constrangimentos.

Essas pessoas que não choram ou sentem desconforto no choro, passam uma falsa imagem de durões, resolvidos emocionalmente, e ou mesmo de arrogantes, prepotentes, e equilibrados, mas na sua grande maioria tem uma grave dificuldades em exteriorizar suas emoções e sentimento, mas ali dentro mora uma criança indefesa, reprimida, insegura, com muitos medos e o que é pior aprendeu a dissimular seus sentimentos porque lhe foi proibida de usar a linguagem mais bela, a linguagem da emoção.

Por conta dessa pressão existencial, vivem na crise de ansiedade, e se tornaram consumidores ansiolíticos, e muitos outros transtornos psicoemocionais porque lhes foram roubados o direito de chorar.

Sempre que puder permita-se chorar... chore faça isso por você mesma(o). Chore de raiva, de tristeza, de alegria, chore por amor, chore por estar sentindo uma dor, um sofrimento, chore por uma conquista, chore por uma derrota. Então: Permita-se chorar, para não surtar e ou enfartar.

*ELIAS HERMENEGILDO

















-Psicólogo, Professor, Mestre em teologia, Capelão e Juiz de Paz;

-Formado em Liderança Avançada Pelo Instituto Haggai;

-Palestrante na área de liderança, família, psicologia da religião e educação inclusiva.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

6 comentários:

  1. Excelente. Amei o texto

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa reflexão ☀️ Os brutos tb choram , três águas que curam: -A lágrima , o suor e o mar ! 🌊

    ResponderExcluir
  3. Muito bom chorar , três águas que curam : o choro , o suor e o mar

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Falou tudo! Eu choro mesmo rsrs... tinha q ser escrito pelo melhor psicólogo q eu conheco: o meu, q é vc! Rsrs...

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, com ótimas reflexões. Parabéns.

    ResponderExcluir