sábado, 29 de junho de 2024

O valor da Educação Infantil


 Autora: Ianny Lima Maia(*)

Muito antes que a primeira infância chegue, o professor de educação infantil já é uma figura presente neste marco tão importante e tão pouco valorizado. Seja na creche ou na pré-escola, é ele quem nos encaminha rumo aos conhecimentos que são fundamentais para a vida. Por quê então, com o passar dos anos o cargo de professor infantil se desvalorizou tanto quanto o de qualquer outro da área de educação?

As respostas podem ser diversas, afinal há quem diga que é muito fácil ensinar crianças, dizem aqueles em que nunca estiveram em uma sala com 30 alunos ou tentou explicar a tarefa para o próprio filho. A verdade é que a pauta educação a muito foi esquecida, não somente pelos políticos, como para a sociedade, compreendendo que o tema é um vespeiro cheio de especialistas que nunca chegam a lugar algum.

Tratando-se então da educação primeira, chegamos a um completo descaso com a esquecida educação base. Afinal, é neste alicerce que iremos construir e formar cidadãos conhecedores, prestativos e responsáveis. É neste período que se aprende a pintar as mãos, moldar massinhas, traçar letras, aprender canções, ler, realizar cálculos, entre tantos outras tarefas que são aprendidas desde a mais tenra idade.

Muitos não dimensionam que nestas "pequenas" descobertas e trabalhos, reside uma enorme complexidade de habilidades que futuramente serão essenciais para a realizaçao de atividade simples ou complexas. É neste momento em que se aprende regras, socialização, estímulo da comunicação, desenvolvimento motor e até mesmo nos serve para sinalizar dificuldades ou atrasos. Já podemos ver evidências científicas que comprovam que na primeira infância o cérebro se desenvolve muito rapidamente com os estímulos corretos, e é nesta oportunidade que as habilidades, competências e aptidões se desenvolvem mais facilmente.

E pula ou substimar este período e os profissionais que acompanham estas crianças, é ferir um direito. Logo, é importante ter consciência de que nessa primeira infância, a criança é de fato um papel em branco, pronto para responder aos desafios que podem ser determinantes na forma como ele irá se perceber no mundo. Portanto, devemos olhar com carinho e total admiração para os profissionais responsáveis por esta fase de formação das crianças em indivíduos sólidos e capazes. Gratidão ao professores que acolhem, desenham, pintam, se dedicam , se desgatam e educam os pequenos alunos.

*Ianny Lima Maia



















-Graduada em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual de Montes Claros (2013);

-Mestre em Letras/Estudos Literários no Programa de Pós Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL) pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)(2016);

-Fez parte do projeto de pesquisa Representação feminina e relações de gênero na Espanha do Século de Ouro: Tradição e Modernidade nas Novelas Ejemplares, de Cervantes (2011-2013).

-Desenvolve pesquisa sobre a mulher cigana nas literaturas brasileira, espanhola e francesa. 

Nota do Editor:

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Um comentário:

  1. Sim. Uma criança hoje tem mais informações que se poderia prever anos atrás. É preciso dar espaço para a infância e para e educação infantil de verdade.Contração de histórias por exemplo. São poucos os profissionais mediadores de leitura. Temos um longo caminho ainda

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