sexta-feira, 28 de abril de 2017

LULA- O Fim do Mito


Luís Inácio Lula da Silva, sindicalista, que teve destaque no final dos anos 70 e na década seguinte devido a sua imensa atividade sindical criou o partido dos trabalhadores. Teve um papel importante no fim da ditadura de 21 anos, mobilizou multidões, fez greve, reivindicou direitos para a classe que representava e com isso se elegeu para a Câmara dos Deputados, sendo um dos membros da Assembleia Nacional Constituinte.

No final da década de 80, participou da 1ª eleição direta no pós ditadura militar, foi para o 2° turno e perdeu e todos sabem os motivos, não se precisa repetir. Por mais duas vezes, participou de duas campanhas presidenciais, organizou a caravana da esperança, visitou todo o Brasil, e o sentimento de esperança foi plantado para no futuro se assim a sociedade quisesse, chegaria ao poder, como de fato aconteceu na campanha presidencial de 2002, ganhou nos dois turnos e finalmente o partido fundado por trabalhadores chegou ao poder 22 anos após a sua fundação. 

Podemos assim dizer, que nos primeiros dois anos de governo, houve realmente um grande destaque para os programas sociais de inclusão, com destaque ao programa “fome zero”, o país quitou a sua dívida histórica com o FMI e alcançou a inédita marca de crescimento de 7,5% do PIB, o país atravessava um bom momento desde o plano real. Tudo transcorria as mil maravilhas, mas o castelo começou a ruir com o descobrimento do mensalão, um grande esquema de corrupção da época e que quase custou a sua reeleição, houve uma investigação pesada, grandes nomes do petismo como José Dirceu, Delúbio Soares, foram presos e condenados, Palocci caiu por causa de corrupção, mas a principal estrela petista saiu incólume desta triste página brasileira.

Ao final de seu 2° mandato, sem perspectivas de eleger um nome forte para continuar com o programa de governo petista, pois na minha opinião os próximos presidentes seriam José Dirceu ou Antonio Palocci, mas os mesmos se envolveram em esquemas de corrupção, Lula teve que usar todo o seu prestígio para eleger Dilma Rousseff e foi o que aconteceu. A sua substituta arrogante e prepotente, não teve o mesmo desempenho de seu mentor, muitas das vezes o contrariou e tomou suas próprias decisões, todas erradas por sinal, faltou-lhe a experiência política. Se reelegeu nas eleições mais ferozes que se teve notícia, mas seu 2° governo foi um verdadeiro desastre, a economia estava naufragando, houve pedaladas fiscais e por fim se deu o seu impeachment.

Paralelo a isso, foi deflagrada a operação Lava Jato, operação essa que está sendo um divisor de águas em termos éticos e políticos, de longe deve ser o maior esquema de corrupção do mundo e Dilma estava acuada, sem rumo, Lula alvo de denúncias e delações se sentia em perigo de ter a sua liberdade privada, foi nomeado ministro da casa civil, mas o juiz Sérgio Moro, horas antes, liberou escutas telefônicas devastadoras, onde houve uma tentativa obstrução da justiça por parte da Presidente da República e de Lula, ao final sua nomeação foi rejeitada pelo plenário do STF, ou seja, o velho sindicalista estava sem foro.

Com o avanço da operação lava jato, mais evidencias contra Lula apareciam, triplex do Guarujá, sítio em Atibaia, palestras suspeitíssimas, entre outras denuncias, o sindicalista que movia multidões através de sua retórica populista, estava sem discurso, a ética foi embora, está enlameado até a alma com a corrupção e ainda tem coragem de dizer que é a alma mais honesta do Brasil, eu ainda vou mais longe na ironia, talvez seja a alma mais honesta das galáxias.

Com a delação premiada da família e executivos da Odebrecht, os depoimentos de Léo Pinheiro, além do engenheiro da reforma do sítio em Atibaia, reforçam o sentimento de que a prisão será o seu destino, questão de tempo, pois se precisa de uma sentença sólida, com provas e testemunhos irrefutáveis, para que a alma mais honesta das galáxias fique preso alguns anos.

O esquema dele é bem engenhoso, não está no seu nome, mas as provas de que se beneficiou de todas as benesses da corrupção, estão na mídia e são fartas. O mito LULA acabou, representa alguma ameaça, sim representa, não tem mais o poder de mobilização, a massa está mais esclarecida, as informações são compartilhadas em tempo real, as mentiras são desmascaradas e não vale mais a velha tática nazista de que se repetir uma mentira mil vezes a mesma se tornará verdade. Velho mantra do petismo e do vocabulário surrado e previsível da política, nunca fizeram isso ou aquilo, nunca souberam de nada.

O caminho do velho caudilho populista é a prisão, disso eu particularmente não tenho dúvidas.


POR MARCELO AUGUSTO DOS SANTOS PINHEIRO



– Advogado – OAB/AM nº 9.365
- Especialista em Direito Civil e Processo Civil;
-Área de atuação: cível, ambiental, eleitoral e constitucional.
Fundador da Marcelo Pinheiro - Advocacia

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. Parabéns, Dr. Marcelo Augusto. Necessitamos todos expor a perversa e nociva atitude deste bandoleiro. Todos nós haveremos de vê-lo no monte do lixo de onde nunca deveria ter saído

    ResponderExcluir