sábado, 18 de novembro de 2017

A Participação da Família na Escola:Uma Questão Muito Além da Matrícula



Vivemos um grande dilema educacional na sociedade, neste momento somos limitados de tempo, não temos tempo para nada, ou quase nada, somos muito ocupados. É muito fácil encontrar pais aflitos por respostas que os professores não tem, na entrada da escola vemos muitas vans de transporte escolar e poucas famílias, pouquíssimos responsáveis que ainda se dão ao trabalho de levar crianças na escola, aqueles que por um descuido ainda não perceberam as facilidades do transporte, afinal eles levam as crianças e trazem de volta para casa, o que há de mal nisso? Na verdade não existe mal nenhum, se a família participa de outros momentos de encontro como as reuniões de pais e mestres, dias da família na escola, mostras culturais, observam as agendas e cadernos, etc. 

Podemos notar uma grande lacuna, filhos órfãos de pais vivos, pais que tiram férias dos próprios filhos, exatamente, você não leu errado, os pais gozam de suas férias, viajam o mundo e deixam seus filhos na escola e sob o cuidado de parentes, professores angustiados porque em todo o ano letivo só encontraram a família do aluno no primeiro dia de aula e é claro que esta ausência física e a dedicação na vida escolar é diretamente ligada ao desempenho do aluno. A família tem papel fundamental na educação.

Mas afinal quem é responsável pela educação? De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação: 

"Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."
Fica muito claro que a educação é papel da família, da escola e da sociedade, ou seja, nenhum dos três consegue educar sozinho, estão intimamente interligados e são co-dependentes. 

Segundo Szymanzky " na família que a criança encontra os primeiros "outros" e, por meio deles, aprende os modos de existir – seu mundo adquire significado e ela começa a desenvolver-se como sujeito".

A escola depende da família para que a criança sinta-se motivada a participar de forma efetiva de seu próprio desenvolvimento e a família espera que a escola eduque a criança em sua plenitude. 

Segundo Piletti "Nossa sociedade, caracterizada por situações de injustiça e desigualdade, cria famílias que lutam com mil e uma dificuldades para sobreviver. Estes problemas atingem as crianças, que enfrentam inúmeras dificuldades para aprender". Mas será que a situação social justifica a ausência da família na escola?

Não! As escolas oferecem diversas possibilidades para que as famílias participem a vida escolar das crianças, são momentos que acontecem aos finais de semana como o dia da família na escola, reuniões de pais e mestres fora do horário de expediente e com comprovante de comparecimento para levar ao trabalho, se necessário, mostras culturais aos finais de semana, passeios e etc. 

Só é preciso que a família se organize para que um responsável esteja presente nestes momentos que fazem toda a diferença na vida escolar do educando. O que vivemos é a verdadeira terceirização dos filhos em que os pais delegam todas as tarefas para a escola, inclusive os cuidados com higiene e saúde.

"Outro dia, um pai de aluno me perguntou: "qual o senhor acha que deve ser o papel da família para colaborar com a educação dos nossos filhos na escola?". Eu disse a ele, com todo o respeito, que havia um equívoco na formulação da questão, porque não cabe à família colaborar com a escola na educação, mas exatamente o contrário, é a escola que colabora, a família é responsável." Mario Sérgio Cortella. 

Piletti diz que o tipo de educação familiar vivenciada é um fator que afeta diretamente a aprendizagem "A educação familiar adequada é feita com amor, paciência e dedicação, pois envolve nos filhos a autoconfiança e espontaneidade, que favorecem a disposição para aprender (2009, p.152)". 

Realmente a influencia da família é muito grande no aprendizado dos alunos seja qual for a idade deles. Se somos pais ou familiares temos o dever de acompanhar nossos filhos em sua jornada educacional, as crianças de hoje são o futuro de amanhã e um futuro que parece tão distante mas que está mais próximo do que podemos imaginar. Um dia de cada vez, um passo de cada vez, esteja presente, viva a vida com seus filhos! Somos a maior inspiração deles!

Referências Bibliográficas:



SZYMANZKI, Heloisa.A relação familia/escola:desafios e perspectivas. 1ªreimpressão.Brasilia, Plano Editora:2003; e

Informe publicitário,Em Busca Da Alta Performance in Guia da Educação, Revista Veja edição 2139/2009, pagina 12.

POR SAMIRA DALECK











-Graduada em:
  -Educação Física pela Universidade Cidade de São Paulo -Unicid (2006); 
 -Pedagogia pela Universidade Brasil - Unicastelo(2008;
-Pós graduação em:
 -Arte Educação pela Faculdade Campos Elísios (2013)e 
 -História da Arte pela Faculdade Campos Elísios(2013);
- Instrutora de Yoga e meditação pelo Pequenos Yoguis(2017);
- Atualmente trabalha com a primeira infância e busca incansavelmente conhecimento sobre criação com apego, disciplina positiva e todo tipo de educação não violenta.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

5 comentários:

  1. Caríssima, sou deverás um crítico voraz desse tema educação, pois penso que no Brasil ela é uma farsa onde os PAIS estão ocupados, os ALUNOS não querem nada e os PROFESSORES querem metade; e, assim os políticos se infiltram e usam o tema para se ELEGEREM e REELEGEREM.

    Mas ainda temos sim algumas pessoas que são extremamente sinceras em seus anseios por uma melhor educação. Estes pais que o texto expõe, são uma maioria inimaginável. Empurram seus filhos para que a escola os eduque, e é assim que a criança fica idiotizada por IDEOLOGIAS canhestras.

    Aos pais cabem a EDUCAÇÃO DE BERÇO, REPEITO, DISCIPLINA, EDUCAÇÃO( obrigado, por favor, me desculpe, por gentileza... adjetivos que se aprendem em casa), aos ALUNOS O RESPEITO À PROPRIEDADES(sejam elas público ou privadas; quebrou paga, sujou, limpa), e, se possível se esforçar para aprender. Aos PROFESSORES CABEM SE DISSOCIAREM DESSES SINDICATOS(que afinal, essa é a categoria que mais fez greves no Brasil, e é a que o salário é o mais vil, enquanto os sindicalistas entram na política, vivem do bem bom);e aos POLÍTICOS QUE VÃO PARA O INFERNO E DEIXEM A EDUCAÇÃO COM QUEM ENSINA. SAIAM DESSA EQUAÇÃO QUE NÃO VOS PERTENCE...

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    1. Prezado Álvaro vejo uma sociedade doente em que o importante é postar a felicidade mesmo que depois dos cliques se chore sozinho. A educação é um processo que demanda família, escola e sociedade e sem esta parceria os prejudicados infelizmente são os alunos o futuro desta nação. Grande abraço

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  2. Ótimo texto! A presença da família no cotidiano escolar de seus filhos é fundamental! Família e escola = parceria essencial para o pleno desenvolvimento dos bebês, crianças e adolescentes!

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  3. Com certeza Danilo é um dilema que demanda muito desgaste emocional. Acredito no tempo de qualidade o importante é que quando estamos com nossos filhos a nossa atenção seja totalmente voltada para eles os resultados logo aparecem! Conte comigo!

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  4. Com certeza Eliane uma educação de qualidade demanda esforço de todos os envolvidos e com a ausência de qualquer uma das partes infelizmente o maior prejudicado é o aluno! Um grande abraço

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