sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Quando a Política Vale a Pena?



Primeiramente quero dizer da minha grande satisfação em fazer parte do Blog do Werneck, um blog muito importante para os eleitores formadores de opiniões e para toda sociedade que está em busca de informações e de conhecimentos em geral.É um grande prazer compartilhar com todos a minha visão e opinião de um assunto tão delicado e ao mesmo tempo tão importante para todos os brasileiros que é a Política. Vou lhes dar, nesse  pequeno texto, a resposta à seguinte questão:Quando a política vale a pena?

Sempre que penso em escrever sobre política ou em analisar tal cenário político brasileiro, penso na citação de Arnold Toynbee: – "O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam." Aí logo me vem à cabeça as seguintes indagações:
-Até quando a sociedade brasileira vai se omitir quando o assunto é política?
- Até quando vão tratar a política como se todos fossem iguais ou deixar sempre a escolha política apenas no ano eleitoral?

Estamos vivendo em uma crise política jamais vivida no estado democrático desse país, onde tentam jogar todos os políticos na mesma lama e no mesmo patamar.Será mesmo isso bom para o país e para a sociedade? Como saber se a imprensa no geral, internet, TV, rádio e todos meios de comunicação tem dados concretos e fatos verídicos? 

Segundo uma pesquisa da USP  12 milhões de pessoas divulgam fake news no Brasil por meio das redes sociais e a política é o principal assunto das notícias falsas. É um dado tão preocupante quanto o de jornais que tentam vender a ideia de que esse ou aquele político ou partido em questão é inocente ou culpado, que é tão errado tentar inocentar um culpado quanto também tentar culpar um inocente. Explico a minha avaliação: Na sociedade de um modo geral, vivemos em constantes variáveis sobre o que é verdade e mentira, não existe a perfeição em nenhuma profissão ou assunto nessa vida. Então pergunto porque tentam colocar a política como a pior coisa que existe no mundo e que  todos são bandidos? Se está ruim com a política, acredite pior será sem ela. 

Entendo que é preciso uma grande conscientização da população brasileira em relação ao acompanhamento da política. A nossa única saída como cidadãos é saber identificar e escolher os nossos melhores representantes. O mais importante, no entanto,é depois deles eleitos acompanhar de perto suas ações com o intuito de  cobrar destes as atitudes que nós esperamos. Se nós temos o Poder de Eleger temos também o Dever de Cobrar .

Entendo que para bem escolher o nosso candidato devemos além de acompanhar a política pelas notícias diárias de diversos jornais populares,entrar no seu site  e lá ler sua biografia, bem como procurar ver quais foram os seus projetos aprovados e em qual parte da sua história política ele  foi importante para seu Município, Estado e País. 

Claro que é muito mais fácil dizer que todos são bandidos do que ler e se informar sobre os quais deseja escolher. Sabemos que muitos que se dizem iludidos pela atual situação de nosso País optam por não querer saber da política e votam em branco, anulam seus votos, ou sequer exercem seu direito de votar. Esse é um erro enorme. Não podemos generalizar. Nem todos são iguais. Sempre existem os bons ou os "menos piores". Se não for esse o mínimo pensamento da maioria da sociedade continuaremos a eleger sempre o pior. 

Hoje vejo pessoas torcendo o nariz quando o assunto é política.Na minha opinião é nessa crise que temos que ter mais interesse ainda, pois está em nossas mãos mudar esse quadro e para que isso aconteça é preciso se interessar sim. 

Entendo que deveríamos ter políticas de capacitação e empoderamento da sociedade civil visando aumentar a qualidade na participação e gerar assim mais interesse na política.

Se a sociedade está tão descrente da política, porque não fazer parte dela para uma melhoria? Como proposição é preciso mudar toda uma cultura.

A princípio coloco em debate a sugestão de adicionar a política nas disciplinas escolares.Isso a meu ver atrairia uma cultura de interesse por parte dos jovens o que faria melhorar os futuros estadistas.

Como atualmente temos um eleitorado adverso à “indústria legislativa”, entendo  ser necessária também a reformulação das grades curriculares dos cursos de Direito a fim de estimular o estudo jurídico sob a perspectiva consequencialista da Análise Econômica do Direito e da Escolha Pública o que virá a facilitar a formação de melhores assessores de legisladores e de seus próprios gestores.

Se a produção legislativa brasileira é ruim por vários fatores, apenas colocar a culpa nos políticos é “enxugar gelo”. Uma sociedade com leis melhores é nossa responsabilidade individual também.Conhecer a nossa Constituição  seria algo que todos deveriam ter.

Todos nós sabemos da preferência da mídia em priorizar os fatos dramáticos, repetindo detalhes desnecessários.Por isso temos que defender os princípios da boa política e cobrar dos políticos a transparência.

Sei que todos nós somos  a favor de que haja justiça e não   injustiças e dessa forma se um político  for acusado de corrupção ou de algum crime entendo ser de responsabilidade deste responder pelos seus atos com total direito à uma ampla defesa. A Justiça, por seu lado, deverá  investigar sem restrições, sem qualquer pré julgamento e pré condenação.

Entendo, ainda, que é um "erro monumental" generalizar um ataque à classe política como um todo por causa das investigações criminais. Quando você atribui que ninguém presta, todos cometem crimes e que são todos bandidos você está dando a si próprio o direito de cometer irregularidades, de destruir vidas e de desrespeitar a lei. Isso acaba sendo uma espécie de vale-tudo.

Será que a sociedade não foca demais no curto prazo e ignora o longo prazo? 

Será que a "justiça com as próprias mãos", é a justiça que precisamos? 

E se amanhã ou depois qualquer que seja o investigado provar não ser culpado? 

E se a própria justiça descobrir que não há crime para esse ou aquele acusado? 

Justiça terá sido feita por esses que fazem pré julgamentos? 

Por todas essas questões o mais importante é provar a culpa.  Apoio incondicionalmente a punição. O que quero mais frisar para a conscientização dos leitores é que é preciso defender a justiça, não ao pré julgamento, defender a verdade e que se este for culpado que se puna. O que é necessário é que se faça justiça. 

Por tudo isso volto à questão: Quando a política vale a pena ? 

Principalmente nos dias de hoje o descaso e desânimo com a  nossa política tomou conta da sociedade, face os inúmeros escândalos de corrupção e a sucessão de governos irresponsáveis e ineficientes,  a nossa população perdeu um pouco da esperança e principalmente na confiança na política e políticos brasileiros.

No entanto, mesmo com tudo isso avalio que hoje em dia tivemos uma grande melhora no interesse político e esse há de  melhorar ainda mais, vez que a população está ficando cada vez  mais atenta a tudo que acontece na política e estão vigilantes  e isso é bom. O que então está faltando para de fato unirmos isso tudo a favor de uma ótima gestão e novos tempos?

Em primeiro lugar, não existe fazer política sem políticos e é na política que temos que buscar o bem e os resultados para um país mais justo para todos. O importante nesse momento é saber separar o joio do trigo.Isso sim fará toda diferença e fará  a política valer a pena.

Devemos seguir atentos e apoiando a "lava jato" e a todas as investigações.Porém o que de fato devemos fazer é analisar o que realmente é verdade e o que é especulação ou até mesmo notícia falsas.

A cada dia que passa vemos os políticos culpados tentando incriminar a todos e tentando mostrar à sociedade que todos são iguais. Isso não é verdade.Ainda temos pessoas de bem na política, como sempre tivemos e não podemos achar que não teremos resultado na política.

Vamos acompanhar e saber a história e trajetória dos políticos, vamos apurar com responsabilidade as notícias, vamos ficar atentos nas ações de cada político, assim conseguiremos saber separar o joio do trigo, saber votar melhor e, principalmente, continuar acreditando na política e nos políticos de bem.

E deixo aqui uma reflexão: Sejamos responsáveis por justiças e pela boa política nesse país, sejamos autores da nossa própria história, não vamos esperar que apenas o governo faça algo por nós, vamos nós fazer algo para resgatar a boa política nesse país. Vamos gerar valores.Esse país precisa de mais amor. Devemos dizer  não ao ódio, não ao ataque irresponsável , não à disputa pelo poder e dizer sim à união e ao resgate da confiança.Vamos voltar a sonhar, vamos ter esperanças, vamos pensar que  mesmo com tanta maldade e corrupção ainda assim existem pessoas de bem e que o bem sempre será maior e mais forte que o mal. 

Sabe quando a política vale a pena? Quando você passa a acompanhá-la de perto, quando você sabe que justiça não se faz com ódio e rancor e sim com respeito ao próximo e cobrança às leis. Faça parte da construção da política de bem.Se queremos nosso país de volta é preciso se interessar e se conscientizar, vamos fazer valer a pena.

#QuandoaPoliticaValeaPena

POR CRISTIANE PAULA BARBOSA













Graduada em Técnica em Contabilidade e administração financeira;
-Graduada em Técnica em Gestão financeira e matemática financeira.
- Atualmente trabalha como Auxiliar Financeiro em empresa de exportação de couros.
Contatos:
Facebook: Cristiane Paula

Twitter: @cristianepaulab

Nota do Editor:


Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

3 comentários:

  1. Parabéns ao brilhante e esclarecedor artigo, " quando a politica vale a pena". Este blog tem essa característica de publicar artigos interessante e de muito bom gosto. Parabéns ao blog e a autora do texto Cristiane.
    Excelente oportunidade de aprendermos um pouco do assunto politica, tão melindroso na atualidade. Sucesso a todos.

    ResponderExcluir