quinta-feira, 24 de maio de 2018

Respeito ao Próximo



Este tema, respeito ao próximo, muitas das vezes fica só no mundo das ideias e sem referência quando o tema se estende fora do campo religioso, ou melhor dizendo fora do meio religioso. Mas quero esclarecer bem a respeito deste tema, para melhor refletir sobre ,respeito ao próximo, onde encontramos referências e testemunho deste tipo de respeito: a palavra de Deus ou seja o próprio Deus por meio de sua revelação é quem nos ensina o verdadeiro sentido de respeito, e vai alem, nos ensina a amar o próximo, pois se amamos o próximo com certeza o respeito nunca faltará.

Vemos as consequências de uma humanidade sem respeito, o quanto se destrói e o quanto um ser humano se torna indiferente ao outro, quando não ha este amor, ou ao menos este respeito do qual nos referimos, tudo o que esta ao redor destas pessoas que não se deixam tocar pelo amor de Deus vai perdendo o sabor, e isto o nosso senhor Jesus Cristo já nos ensinou, " Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;"Mateus 5:13,14). 

É visível o sofrimento quando não se tem respeito, seja com o próximo ou com a biodiversidade, vemos que sem respeito algumas pessoas destroem a natureza, apenas em vista de seu próprio bem, e o pior, esta escala vai se massificando em destruição territorial, muitas vezes por aval de políticos e autoridades corrompidas, movidos pela ganância, cegos pelo egoísmo, cegos pelo dinheiro, gananciosos, mercenários de vida, seja ela humana vegetal ou animal, e sem a menor noção de respeito ao próximo, mas amor a si mesmo, e isto nos traz grandes prejuízos.

Os impactos sociais recorrentes desta indiferença é visível, principalmente no que se refere ao bem comum afetam a saúde publica que está cada vez mais prejudicada, os trabalhos de conscientização que ficam longe de ser o ideal, e a população que por desconhecer seus direitos sofrem com os descasos.

Quando alguém tenta ir atrás de seus direitos em muitas das vezes a burocracia é tanta que o faz desistir. Percebam que aqui descrevo somente um dos pontos que está relacionado ao bem comum, e saliento que as dificuldades em relação a outros temas em relação a esse bem comum também enfrentam enormes dificuldades para serem executadas de maneira correta.

Mas há uma voz que clama por igualdade e que nos direciona para este respeito e amor ao próximo, esta voz vem da Igreja Católica Apostólica Romana, fiel guardiã da vontade de nosso Senhor Deus, esta fidelidade nos aponta o caminho a ser seguido em nossa comunidade, e para as pessoas de boa vontade.Vejamos o que nos ensina o Catecismo da Igreja Católica:
«AMARÁS O TEU PRÓXIMO
COMO A TI MESMO»
Jesus disse aos discípulos: «Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei» (Jo13, 34).
2196. Respondendo à questão posta sobre o primeiro dos mandamentos, Jesus disse: «O primeiro é: "Escuta, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças!". O segundo é este: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Não há outro mandamento maior do que estes» (Mc 12, 29-31).
E o apóstolo São Paulo lembra: «Quem ama o próximo cumpre plenamente a lei. De fato: "Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás", bem como qualquer outro mandamento, estão resumidos numa só frase: "Amarás ao próximo como a ti mesmo". O amor não faz mal ao próximo. Assim, é no amor que está o pleno cumprimento da lei» (Rm 13, 8-10)."
Com isso, podemos nos voltar com mais intensidade para esta realidade "o próximo",o que nos permitirá sermos tocados pela graça e ouvir o que nos ensina a Igreja, fiel à  vontade de nosso senhor e aí sim verdadeiramente respeitar o próximo .

REFERÊNCIAS

CIC: Terceira parte a vida em cristo segunda secção os dez mandamentos capítulo segundo «amarás o teu próximo como a ti mesmo» ( paragrafo 2196);e
BÍBLIA SAGRADA: (Mc 12, 29-31) (Rm 13, 8-10).

POR ALEX ALESSANDRO TRIDA





















-Estudante de Teologia pela universidade Uninter e 
-Atuante na Igreja na Pastoral familiar.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. Caríssimo, "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará."
    Mateus 24:12

    Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.

    Mateus 24:10

    Fim dos tempos?

    ResponderExcluir