sábado, 17 de outubro de 2020

Avaliação em tempos de ensino remoto


 Autora: Cristiane Rosa(*)

Avaliar vem do latim a + valere. Significa atribuir valor e mérito ao objeto em estudo. Portanto, avaliar é atribuir um juízo de valor, aferir e mensurar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Segundo a LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20/12/1996) a avaliação deve ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

Na perspectiva dos PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental, avaliação é um conjunto de atuações com a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Deve acontecer "contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno" (idem, p. 81). É instrumento que procura conhecer o quanto o aluno se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada.

A avaliação deve ser aplicada como parte do processo educativo e tem, basicamente, dois objetivos: as avaliações somativas mostram o resultado de um período e as avaliações formativas mostram o que foi assimilado e as lacunas que precisam ser supridas. Para Perrenoud (1999), a efetivação de uma prática avaliativa transformadora deve torná-la formativa. E como classificar os processos avaliativos aplicados nesse ano atípico que vivemos em 2020, no qual as escolas se reinventaram, se atualizaram, ou simplesmente fizeram o que foi possível?

Algumas escolas já adotavam critérios da avaliação educacional diversificado, no qual utilizam vários recursos, estratégias, técnicas, instrumentos e medidas de modo que os resultados, após analisados, pudessem alimentar o planejamento, o acerto de rota e a reconstrução de atividades educativas. A escola que já aplicava essa metodologia em sala de aula, certamente não teve dificuldade para adaptar para esse período de aula remota. Minha opinião pessoal é que crianças matriculadas no ensino fundamental I não tem maturidade para avaliações com questões de múltiplas escolhas e, lamentável a escola que se baseia apenas nesse método, como instrumento de avaliação para, assim, para atribuir um rótulo ou uma nota a esse estudante.

O parecer nº 5/20, do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado dia 29 de maio pelo Ministério da Educação (MEC), aponta para a importância, no retorno das aulas presenciais, da realização de avaliação diagnóstica para identificar o "desenvolvimento em relação aos objetivos de aprendizagem e habilidades que se procurou desenvolver com as atividades pedagógicas não presenciais e construir um programa de recuperação, caso necessário, para que todas as crianças possam desenvolver, de forma plena, o que é esperado de cada uma ao fim de seu respectivo ano letivo". Cabe aos pais e responsáveis cobrar para que essa avaliação diagnóstica aconteça de fato e seu resultado seja tratado de forma a suprir as deficiências identificadas na aprendizagem.

Juliana, aluna do 6º ano de uma escola particular, toma seu banho, almoça e vai para a aula (virtual). Acessa o link e argumenta:

- Mãe a aula de português está com o horário errado e não entra.

A mãe pega o telefone, liga para a escola e é informada que o link correto já foi enviado e Juliana deve tentar novamente fazer o login. Ufa! Entrou.

A professora de português começa explicando sobre os tempos verbais. As crianças interferem a explicação, o dispersas pelos ambientes que veem na tela do computador. Juliana pergunta:

- Raul, que jogo é esse na prateleira do seu quarto?

Raul responde: - É o banco imobiliário.

- Mariana, vamos jogar roblox no intervalo – pergunta Raul.

Enquanto isso... Jorge e Vinicius jogam Dragon Ball Legend durante a aula, utilizando o celular.

E a cada minuto a "pro" de Língua Portuguesa chama a atenção dos alunos e pede que todos mantenham o foco... um desafio e tanto. Imagina avaliar!

A propósito essa semana comemoramos o Dia do Professor! Esse sim, mais do que nunca merece a nossa nota 10!

*Cristiane Rosa



 







-Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Taubaté-Unitau(1994);
-
Especialista Marketing e Comércio Exterior pelo Instituto Nacional de Pós Graduação -INPG (1997);
-Licenciada em Letras-Português e Inglês pelo Centro Universitário Brás Cubas (2018);
- Especialista em Comunicação e Marketing de Serviços pelo Centro Universitário Brás Cubas (2019);.
-Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Brás Cubas (2020)
-Atualmente é Embaixadora da Estante Mágica e
Consultora na área de Marketing, Captação e Retenção de Alunos para instituições de ensino

Nota do Editor:

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