domingo, 11 de outubro de 2020

Estamos em mudança


 Autora: Tatiana H. Abdo(*)



Pois é... "estou de mudança".  Mas... e não é  que estamos sempre de mudança? Interna ou externa. Às vezes somos nós que queremos, às vezes algo de fora nos força a mudar.

O fato é  que estamos sempre de mudança e tudo ao nosso redor também está sempre em transformação.

Então por que é  que por vezes mudar assusta tanto? Acho que estamos falando do desconhecido, daquilo que nos surpreende e que temos que ser criativos para lidar.

Criativos porque o novo demanda respostas diferentes, sair da zona de conforto.

Toda vez que buscamos algo novo nos deparamos com dificuldades e desafios. E não é  lindo isso? Estar vivo é  sempre uma busca, buscar sermos cada vez mais nós mesmos.

Desde a nossa concepção já estamos de mudança. Nosso corpo, nosso ambiente. O tempo passa e as coisas mudam. Nós mudamos. Mas então por que  é  que mudar assusta tanto, se lidamos com isso desde o nosso primeiro sopro de vida?

Isso me faz lembrar do tal mito da caverna..  Sinto como se tivesse uma caverna dentro da outra e viver fosse seguir se despreendendo de cada uma delas. Um infinito de desconhecidos prontos para serem enfrentados.

Dá medo e às vezes até paralisa, mas quando conseguimos sair e olhamos pra trás, é  tão bom perceber que vencemos e que estamos mais fortes para o próximo desconhecido.

Outro dia, em uma conversa  sobre as fases da vida, acabamos falando sobre o Mário, videogame da minha época. Parecia ter infinitas fases, mas  vencer cada uma delas gerava um êxtase imenso.  Mal sabia, mas já estava aprendendo sobre vencer os desafios da vida.

Algumas mudanças são mais marcantes e exigem mais de nós, mas por mais difíceis que sejam, são as que escrevem as melhores histórias, que deixam marcas na memória. Como por exemplo mudar para uma casa sem mobília no meio de uma pandemia... não me parece agradável, mas sei que o tempo vai me fazer rir disso ainda..  “lembra quando sua casa não tinha onde sentar?” é... muitas risadas ainda vão rolar desse momento. Aliás, posso dizer que já rolaram.

Saindo um pouco da minha bolha pessoal, estamos vivendo uma época de muitas mudança e incertezas, momento esse em que temos que nos desafiar, ousar e usar ao máximo da nossa capacidade criativa para transpor as dificuldades e os medos desses dias.

Não é  fácil, mas vai passar. E tenho certeza que cada um de nós terá  muitas histórias para contar da época em que o mundo parou. As máscaras coloridas, as “lives" em casa, os cursos online, o sol na janela, o cozinhar inventado.

Se reparar bem, não há nada de novo, apenas ressignificado e direcionado às necessidades da vida adulta.  Talvez seja a hora de deixar a nossa voz interna ativa, lembrar e dar espaço à nossa criança interior, que usava o tempo pra pintar, atuar com os coleguinhas, dar aula para os bichinhos de pelúcia , olhar para o céu e ver coisas nas formas das nuvens, fazer biscoitos em família.

Seja como for, que tenhamos coragem  para enfrentar o que há lá fora e que encontremos sempre um lugar onde possamos ser cada vez mais quem somos.

*TATIANA H.ABDO -CRP 06/87427




 

 







- Graduada  em Psicologia pela PUC-SP (2006), 

 Graduada em Música pela EMESP 

 -Pós-graduada em Psicodrama.

- Durante sua trajetória, trabalhou na área da saúde em instituições como Hospital das Clínicas, CAPS e NASF; na área de recursos humanos como Consultora em assessment e R&S de executivos e no terceiro setor com orientação vocacional.

-Atendimentos apenas ONLINE (enquanto durar a pandemia)

- Além de articulista neste Blog, possui um site onde explora outros temas relacionados à psicologia. (www.tatianaabdo.wix.com/psicologia)

Contato: (11) 99974-9694 / tatiana.abdo@hotmail.com / @tatianaabdo.psicologia

-
Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário