domingo, 7 de agosto de 2022

Os 60 anos da Psicologia no Brasil: Uma ciência em ascensão


Autora: Franciele Vieira Pereira(*) 

O que de fato significa psicologia? Vamos primeiramente compreender a etimologia estrutural da palavra, o psico quer dizer alma, mente, atividade mental; e por sua vez logia quer dizer estudo, sendo assim, fica definido num dos dicionários mais renomados do nosso país, o Dicionário Aurélio, que psicologia é a ciência que se dedica estudar os processos mentais ou comportamentais do ser humano e de suas implicações em certos ambientes. Basicamente, é a ciência que se dedica estudar o funcionamento do comportamento e da mente humana, diante de suas diversas formas de apresentação e de estar no mundo.

Como surgiu? A partir do momento que se intuíam, sentiam, baseando-se numa ideia filosófica… Wilhelm Wundt foi o precursor na inquietação desse pensar, que com o passar dos anos foi ganhando força e uma gama de pesquisadores e cientistas interessados no assunto, até conseguir se tornar uma ciência, em 1875 na Alemanha com um primeiro laboratório experimental. 

No Brasil está presente como conhecimento e prática desde os primórdios da colonização em 1500, imbuída na filosofia e teologia que eram disseminados aos povos que habitavam na época, no sentido de instrução religiosa e pedagógica e na criação dos filhos, como reflexo do bem de uma república. Conforme vai avançando o desenvolvimento colonial, as necessidades básicas de uma nação, vão se fortalecendo e se estabelecendo, nisso também vão dando origens e espaços para novas ciências. 

Mas, só por volta de 1962 no Brasil foi regulamentada como profissão, a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto desse mesmo ano. Inicialmente, era utilizada para compreender os comportamentos individuais e coletivos e principalmente, de maneira psicométrica para selecionar pessoas as atividades laborativas, por meio dos testes de aptidão e qualificações de trabalhadores. Posteriormente, como a regulamentação passou a contribuir também com a antecipação, prevenção, tratamento e orientação do funcionamento social. Com os percalços da ditadura militar em 1964 e o enfraquecimento do investimento em projetos sociais públicos, essa ciência passa a ter um acesso restrito a uma determinada camada social, que a partir daí começa ter um estigma de ciência da elite.

Costumo dizer que, aonde tem ser humano, tem psicologia; pois ali também estarão presentes sensações, ações, pensamentos, atitudes, comportamentos, enfim… atividade humana e seu sistema de funcionamento complexo, ou não. Desse modo, o conselho da categoria reconhece até o presente ano, treze áreas oficiais de atuação, que são: Escolar/Educacional, Organizacional e do Trabalho, Trânsito, Jurídica, do Esporte, Clínica, Hospitalar, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Social, Neuropsicologia, Saúde e Avaliação Psicológica; áreas essas que vão se tornando cada vez mais necessárias e reconhecidas pela sociedade atual. 

Mesmo a nossa sociedade tendo sobrevivido por décadas e décadas sem a oportunidade de usufruir devidamente dessa ciência do comportamento como deveria, por ter talvez acreditado que cuidar da mente e pensamentos eram coisas de pessoas patológicas, para não dizer em termo popular, “doido”; sem contar na restrição do acesso, por viés econômicos, já que o serviço ainda não era uma realidade ofertada por unidades públicas governamentais, mas a Psicologia estava ali, perpassando e evoluindo de mãos dadas com os contextos sociais. Até que no ano de 2020, explode uma pandemia(enfermidade epidêmica, amplamente disseminada no mundo), com isso, gera na população um sentimento de grande incerteza sobre o futuro; sobre a possibilidade da manutenção da existência humana, sem pensar na nova modalidade de convivência diária, por meio do isolamento social, com isso gera uma necessidade ainda maior dos domínios desse profissional, possibilitando assim uma necessidade da assistência dessa ciência, tanto quantos das outras de saúde.

Somos seres naturalmente sociais, qualquer coisa diferente disso pode nos ocasionar sofrimento, ao mesmo tempo que estar nessa sociedade também, nos gere conflitos existenciais. Por mais que pareça complexo, somos seres coerentes, e em buscar constante por adaptação e evolução para preservação da espécie. Deixa eu me fazer entender… Nascemos como uma folha em branco, e a partir das nossas vivencias e experiências vamos nos constituindo enquanto sujeitos, nos aproximando de pessoas com as quais nos identificamos, admiramos, sonhamos, comparamos e a partir ai, com os genes que herdamos nos nossos ancestrais, com os eventos que nos aconteceram e a partir da construção da estrutura da psico, interpretaremos e daremos significados a nossa existência. 

Mas até se chegar ao ponto de dar sentido a existência de maneira funcional, muitos indivíduos se perdem no meio do caminho, talvez por questões de cobranças sociais, talvez por uma interpretação equivocada do lhe aconteceu, ou ainda por viverem obcecadas em ser o outro, esse alguém do qual não nasceram pra ser. A Psicologia está em tudo, no motivo pelo qual te faz levantar da cama, praticar higiene pessoal, sua habilidade para se manter no trabalho, no namoro, no casamento, ter os amigos que têm, comer o que come, assistir o que assiste, e reconhecer o momento de parar tudo e ir dormir. 

A reflexão que deixo é que, a psicologia sempre existiu em nosso país, em nossas vidas, antes da pandemia ela paulatinamente vinha ganhando força e reconhecimento, mas com a pandemia ela teve uma oportunidade de ser vista como realmente é! E começou novamente adentrar as redes públicas de atuação e na realidade social, em todas as camadas das classes econômicas. Psicologia é feita para pessoas, que sente, que fala, que ouve, que é mudo, que é surdo, que não sente, que aprende, não aprende, que falha, que acerta, que evolui, que retarda, que anda, que para, que chora, que cala, enfim, para aquele que quer descobrir sua melhor versão e potencializar o poder de sua mente.

*FRANCIELE VIEIRA PEREIRA

















-Graduada em Psicologia pela União Metropolitana de Educação e Cultura - Unime (2016);
-Pós graduada em Docência do Ensino Superior pela Associação Educacional Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2019);
- MBA em Gestão Pública  pela Associação Educacional Leonardo da Vinci - Uniasselvi 2020);
 -Atende na Abordagem Cognitivo Comportamental e
- Atua como Psicóloga :
    - Clínica;
    - Escolar e
     - Perita no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. "Somos seres naturalmente sociais!" Depende! 😂🇧🇷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de expor seu ponto de vista? Fiquei curiosa, gosto sempre de poder visualizar outras possibilidades ☺️

      Excluir