quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Desafios da Liberdade perante a Justiça


 Autora: Mônica Ventura(*)
Palavras-Chave: 
Liberdade; Justiça; Leis; Direitos; Doutrina Cristã; Filosofia. 

Há, no equilíbrio que rege todas as coisas, inclusive, no Universo do discurso – concebido filosoficamente como sendo o conjunto de todos os elementos implicados num julgamento ou raciocínio, ou em algo que esteja em questão - uma Lei de Justiça que regula todos os processos desde a existência dos seres sencientes, os que apenas sentem e têm sensações, como dos seres cientes, aqueles que são sábios e doutos, nos escaninhos da sua evolução até a renovação das sociedades humanas. 

No contexto dessa Lei de Justiça está um bem, por vezes considerado maior que a própria vida, e que se torna ponto essencial para o desenvolvimento das criaturas. Este bem é a faculdade que cada qual tem de discernir, fazer escolhas e se decidir ou agir conforme a própria determinação. Outrossim, esse bem que se chama LIBERDADE, faculta à criatura praticar tudo quanto não é proibido por Lei. 

Seja em relação à Lei Divina ou Natural, ou em relação às Leis humanas, criadas como regras de direito ditadas pela autoridade assim constituída e tornada obrigatória para manter, numa comunidade, a ordem e o desenvolvimento. Seja aquele conjunto de normas elaboradas e votadas pelo poder legislativo, seja ainda, por Lei moral representativa da obrigação imposta pela consciência e pela sociedade, seja também pela Lei fundamental qual a Constituição de um Estado, ou seja pela Lei adjetiva, formal, processual; a questão primacial deveria ser a de perguntarmo-nos se a criatura humana goza de liberdade absoluta.

Como seres gregários, que gostam de viver em sociedade e que necessitam uns dos outros, há que se conceber que a liberdade é relativa, pois, desde que as criaturas se agrupem, há entre elas direitos recíprocos que lhes cumpre respeitar. Entretanto, essa obrigação de respeitar limites impostos pelos direitos alheios, não retira das criaturas o direito de pertencimento, qual o de pertencer-se a si mesmo. 

Ínsito nesse equilíbrio regido pela Lei de Justiça está a liberdade de pensar, constituindo-se esta, a única, pela qual o homem goza de liberdade absoluta, pois, no pensamento não há constrangimentos, a liberdade aí é ilimitada. Somente perante Deus, autor e mantenedor da Vida, tem a criatura a responsabilidade pelo seu livre pensar.

Desde sempre é absolutamente natural que os cidadãos se empenhem em favor de sua liberdade, pois, esse é o passo valioso na conquista de si mesmo e de sua libertação total daquelas pressões e opressões constantes, que são geradoras de medo, ansiedades, solidão, angústias, e que, em geral, levam a criatura à extrapolação em forma de violência por palavras e atos, mesmo visando, contudo, a proposta da liberdade.

O homem, sofrendo limitações, sentindo a perda do seu bem maior que é a liberdade, reage como aquele animal prisioneiro, quando se sente coarctado nos seus movimentos e se debate até à exaustão, buscando libertar-se, aspirando a amplitude de seus horizontes, lutando pela sua independência.

Assim, a criatura ainda pouco esclarecida moral e espiritualmente, sentindo-se vitimada pelas compressões que a alucinam, utiliza-se da rebeldia, da revolta, da violência, desencadeando lutas atrozes para lograr ao que aspira como condição fundamental de sua felicidade.

Todavia, violências, revoltas, rebeldias, jamais podem oferecer a liberdade real porque, esses atos substantivos, podem até arrancar o indivíduo da opressão política, social, cultural, religiosa, psicológica, mas, retêm-no às injunções caóticas, não doando nada de positivo, pois, sempre haverá de resultar em novos embates sob a ação de maiores rigores e crueldades. Tudo isso, porém, não é a Liberdade, no sentido profundo do termo. Trata-se de conquistas de natureza diferente, no campo das necessidades dos aglomerados e grupamentos humanos, que estão ainda longe de alcançar a meta da glória e da plenitude. 

A criatura humana tem sido objeto de estudo ao longo dos séculos e, desde quando Sócrates e Platão estabeleceram que "o homem era o resultado do Ser e do não Ser", ou seja, a união do Ser - Espírito imortal com a matéria - o corpo que habita, possibilitando o processo de evolução da criatura; até os sofistas contemporâneos de Sócrates, dentre os quais se destacam Protágoras (480-410 a.C.), que afirmava ser o homem "a medida de todas as coisas", e Górgias (485-380 a.C.) que atribuía grande importância à linguagem, concluindo que não existia uma verdade absoluta, por conta da ilusão gerada pelos sentidos. Enfim, o pensamento socrático elucidou que "o homem é o objeto mais direto da preocupação filosófica".

Desde Descartes, o racionalismo tem considerado a criatura como "o ser pensante por excelência, como a razão que compreende e explica o mundo e a si mesma." 

A Filosofia, por meio de suas diversas escolas e a Psicologia, buscando estudar a psique, oferecem a compreensão do homem, dos seus problemas e desafios múltiplos, procurando encaminhá-lo ao sucesso nas contínuas tentativas de interpretar a vida e entender a si próprio. 

Embora os filósofos atomistas tentem reduzir o homem ao capricho das partículas que se desarticulam e aniquilam-se através do fenômeno biológico da morte, embora, o materialismo apregoe que o ser não seja nada além de uma forma de atividade da matéria que, em determinada fase de sua evolução, passa da forma simples para outras mais complexas, adquirindo consciência, a Doutrina Cristã, apresenta Jesus como Modelo que superou todos os limites do conhecimento, fez-se o protótipo do Homem – SER INTEGRAL, por haver desenvolvido todas as aptidões herdadas do Pai Criador, na condição do SER mais perfeito de que se tem notícia, e que legou às criaturas, o ensino de que o homem transcende o mundo em uma dimensão totalmente diferente desta que habita temporariamente.

Enquanto as criaturas não acertarem o passo na direção de autodescobrir-se e autoconhecer-se, o instinto de rebeldia que faz parte da psique humana, e a violência cultivada nas sombras do primitivismo, prevalecerão, e as guerras apoiadas em tratados de paz malformados porque embasados no egoísmo, no orgulho ferido e na ganância do ter, suceder-se-ão na historiografia humana, porque a violência sela com sujeição, o destino de uma Nação e de um Povo submetido. 

O meio humano no qual o indivíduo encontra-se integrado, determina que a liberdade é o direito de fazer o que a cada qual apraz, porém, não se dá conta de que essa liberação da vontade culmina por interditar o direito dos outros cidadãos, o que fomenta as lutas individuais daqueles que se sentem impedidos, gerando a violência de grupos e classes, cujos direitos estão arruinados.

Unicamente, mediante a responsabilidade, a criatura humana se liberta, sem tornar-se insensata ou libertina. 

Quando o indivíduo age conforme o próprio arbítrio de suas posições e ideologias ególatras, considerando-se maior, melhor e mais forte que os outros, sua atitude torna-se insana, porque trabalha em favor da anarquia geradora de desmandos sem limites.

Eis, então, os desafios da liberdade perante a Justiça, pois, em nome dessa enganosa libertinagem, com desregramentos, devassidão e licenciosidades, atuam com desonestidade os vendedores de paixões desprezíveis, que derramam todo o bafio criminoso da mercancia da politicagem, do prazer e da loucura.

Na razão direta em que a criatura se autodescobre e se conscientiza, a liberdade torna-se um direito que se consolida, pois, consegue identificar os próprios valores e a forma de aplicá-los com edificação, respeitando o próximo, o direito alheio, a natureza e tudo quanto nela existe. 

São muitas as liberdades defendidas nos dias da atualidade, dentre as quais, a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, a liberdade de informação, cuja inviolabilidade está prevista no Artigo 5º - inciso X da Constituição de 1988, que traça os limites tanto para a liberdade de expressão do pensamento como para o direito à informação, vedando-se o atingimento à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas quando o Constituinte anota: 
- São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
Importante considerar que a liberdade de expressão aos emocionalmente desajustados, deseducados, permite que o caráter mórbido e o embate, o choque, se revelem com maior naturalidade do que a própria cultura e a educação, porque abrem espaço aos "aventureiros" em detrimento de indivíduos conscientes e responsáveis.

Quanto à liberação sexual, à liberalização das drogas, do aborto, quando a criatura não tem a correspondente maturidade emocional e dignidade espiritual, toda a liberalização pela qual as expressões aberrantes assumem status de cidadania, inspiram comportamentos alienados, favorecem a contaminação das enfermidades degenerativas, ao mesmo tempo que promove a promiscuidade moral e faculta o aborto delituoso, quanto faculta também, a violência cruel contra as forças mantenedoras da vida e, demonstra que a criatura, em nome da liberdade que não entende e pela qual não se responsabiliza, é capaz de destruir, de mutilar, de matar e matar a si próprio porque não sabe usar da liberdade como seria de desejar-se.

Como, quando, onde enfim, começa a liberdade? – No pensamento, quando a criatura almeja o bom, o belo, quando a descobre nos ideais sublimes que são tudo quanto promovem o desenvolvimento, o progresso, fomenta a vida e a sustenta, dá vida e a mantém. Afinal, todo comportamento que coage, que reprime, que viola, que desrespeita, é adversário profundo da liberdade. Onde não há justiça, a virtude de dar a cada um aquilo que é seu, a capacidade de julgar segundo o direito e melhor consciência, jamais haverá liberdade.

Não pode haver liberdade quando se utiliza da mentira, da enganação, quando se impõe e atraiçoa.

Examinando os desafios da liberdade perante a justiça, concluímos que JESUS - o Ser Integral por excelência, não somente nos exemplificou a disciplina da Sua vivência, como também nos ensinou os meios de alcançar a sonhada liberdade, na busca incessante da Verdade, única opção para tornar o homem realmente livre.

Obviamente, a Verdade, não é aquela que se faz conveniente a cada um de per si, isto é uma forma doentia de projetar a própria sombra, impondo a sua imagem para submeter a vontade alheia à sua própria vontade. A Verdade, em síntese, é Deus. E, isso constitui a meta prioritária, o sentido existencial.

Livre só o é, aquele que se conquista e domina a si mesmo, movimentando-se com sabedoria, fazendo escolhas ajustadas e tomando decisões acertadas, superando as próprias e as alheias injunções que amesquinham e pressionam em todo tempo e lugar.

Antes do Cristo, Sócrates permaneceu em liberdade, embora na prisão, e quando perguntaram-lhe onde gostaria de ser inumado após a morte fatal, redarguiu que "o corpo, poderia ser enterrado em qualquer lugar, pois, ele, Sócrates viveria" - demonstrando ser a consciência que jamais perece.

A Liberdade é uma atitude perante a Vida e, assim sendo, nenhuma pressão de fora pode impedir a liberdade quando o homem for lúcido e interiormente responsável.

Quem tem medo da liberdade? – Quando as situações políticas, econômicas e sociais, estabelecem o medo como forma espúria de fazer que sobrevivam as instituições e, para tanto, subjugam os vencidos, mais cedo ou mais tarde, a criatura dá-se conta de que também não é livre quando domina povos, classes, grupos ou pessoas, sendo ele próprio, escravo daqueles que submete aos seus caprichos.

A exemplo do Cristo de Deus, portanto, os desafios da Liberdade perante a Justiça, somente serão superados quando a criatura aprender a amar a si mesmo, respeitando-se e, a amar o próximo, respeitando os outros.

Bibliografia:

Livro: O Salão dos Passos Perdidos Depoimento ao CPDOC – Cap. Raízes Nordestinas; e os capítulos subsequentes: A Escola da Vida; A Audácia da Juventude; A Página Negra do TSN; O Defensor da Liberdade; Paixões e Desatinos; Anos Polêmicos; Homem de Governo; O Ministro do Supremo; Volta à Tribuna; O Judiciário e a Justiça, hoje. Três restaurações republicanas e duas ditaduras, estão em permeio ao processo de formação e de enfibratura na política, na magistratura e na advocacia, abrindo e fechando esses ciclos. Em nenhum momento no morno, no rodapé da História. Autor: Evandro Lins e Silva – Ed. Nova Fronteira/1997;

Livro: Memórias de Adriano – Do francês: Mémoires d'Hadrien – Autora: Marguerite Yourcenar, (1903-1987) - Tradutora: Martha Calderaro – 1ª Ed. 1951;

Livro: Le Livre Des Esprits (Paris, 18/04/1857) - O Livro dos Espíritos – Filosofia Espiritualista – Allan Kardec – Tradução: Guillon Ribeiro – 75ª Edição Copyright 1944 By FEB;

Livros: Da Série Psicológica – Autora: Joanna de Ângelis por Divaldo Franco. Ed. LEAL;

Livro: O Problema do Ser do Destino e da Dor. Autor: Léon Denis– Copyright 1919 - 15ª Ed. FEB – 1989;

Livro: O Porquê da Vida. Do francês: Le Pourquoi de la Vie - Autor: Léon Denis– Ed. CELD – 2018;

Livro: O Mundo Invisível e a Guerra. Do francês: Le Monde Invisible et la Guerre - Autor: Léon Denis– Ed. CELD – 2012.

 MÔNICA MARIA VENTURA SANTIAGO







]



- Advogada graduada pela FADIVALE/GV (1996); 

Latu Sensu em Linguística e Letras Neolatinas pela UFRJ (1992);

-Degree in English by Edwards Language School – London -  Accredited by the British Council, a member of English UK and a Centre for Cambridge Examinations (2000);. 

-Especialidades:  Direito de Família e Sucessões,  Direito Internacional Público e Direito Administrativo;  e

-Escreve artigos sobre Direito; Política; Sociologia e Cidadania.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores;

10 comentários:

  1. Excelente texto!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mônica! Muito esclarecedor o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito! "As idéias deveriam sempre obedecer a um raciocínio lógico " Aristóteles. Liberdade no nosso atual momento se tornou estratégia de desinformação e confusão deliberada! Liberdade não é libertinagem! O conceito tácito de liberdade seria uma caixa onde do indivíduo não transpasse cheiro, barulho, imagens e afins. Minha bisa diz, "sua liberdade termina onde começa a do outro"! Sabia!

      Excluir
    2. Gratidão, Alvaro, por seu comentário! Luz e paz!!

      Excluir
  3. Parabéns Mônica , sempre coerente, no agir e no falar, belas e profundas reflexões .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua gentileza! Pena que não consigo saber quem és, pois, me apareces aqui como anônimo. De qualquer forma, uma vez mais, obrigada! Paz!!

      Excluir
  4. Parabéns pelo texto, como se diz, lei e Liberdade andam juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neide! Obrigada por sua leitura e gentileza de comentar! Paz e bençãos!!

      Excluir