sexta-feira, 25 de março de 2016

Dois pesos e duas medidas





Segundo podemos ver em http://www.significados.com.br/dois-pesos-e-duas-medidas/:
“Dois pesos e duas medidas é uma expressão popular utilizada para indicar um ato injusto e desonesto, sem o uso de imparcialidade ou isenção de juízos pessoais.
Normalmente, está relacionada com situações similares que são tratadas de formas completamente diferentes, seguindo critérios aleatórios e a mercê da vontade das pessoas que as executam.
Muitas pessoas confundem a expressão “dois pesos e duas medidas” com “um peso e duas medidas”, pelo fato desta última aparentar ser mais lógica pelo ponto de vista da interpretação moderna da frase.
No entanto, a expressão oficial é “dois pesos e duas medidas”, registrada inicialmente na bíblia sagrada, no livro de Deuteronômio (25:13-16), que deu origem ao uso da expressão:
“Não carregueis convosco dois pesos, um pesado e o outro leve, nem tenhais à mão duas medidas, uma longa e uma curta. Usai apenas um peso, um peso honesto e franco, e uma medida, uma medida honesta e franca, para que vivais longamente na terra que Deus vosso Senhor vos deu. Pesos desonestos e medidas desonestas são uma abominação para Deus vosso Senhor”.
Esta expressão é uma referência ao antigo sistema de medidas e pesagens, quando ainda não existia um método definitivo que padronizasse os pesos. Assim, cada pesagem e medida era feita de forma desigual, instituindo um roubo generalizado.”

Sou advogado e como tal aprendi que a lei deva ser interpretada sempre de forma justa e que o uso do ditado “dois pesos e duas medidas” no âmbito jurídico deve ser sempre repelido.

Infelizmente “o deve ser” não ocorre muitas vezes na prática como podemos ver se compararmos dois posicionamentos do atual Advogado Geral da União, José Eduardo Cardoso , um em 2012 e outro agora em 2016 em relação aos denominados “grampos telefônicos". Vejam o seguinte vídeo que se encontra em https://www.youtube.com/watch?v=PiR_ULvwwA4 que abaixo reproduzo.


E este não é o único exemplo que podemos dar.

Sobre a questão do "impeachment"  tanto a presidente como  o PT afirmam que isso é um golpe. 

E eu lhes pergunto: Golpe? 

Se for "Golpe" o que é que eles tentaram dar quando pediram o "impeachment" dos  ex presidentes  Fernando Henrique Cardoso e  Fernando Collor?


Tanto aqueles pedidos contra os ex presidentes  como o da atual presidente estavam e estão embasados nos arts. 85 e 86 da nossa Constituição Federal de 1988. 



Tanto não é golpe que os ministros José Antonio Dias Toffoli e Cármen Lúcia Antunes Rocha indicados pelo ex presidente Lula disseram, ontem, que o impeachment não pode ser caracterizado como golpe.

Segundo ainda a notícia veiculada na edição digital de O Estado de São Paulo (http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,carmen-lucia-diz-que-operacao-lava-jato-respeita-as-leis,10000022973) " Questionada, ainda, se há politização da Lava Jato Cármen Lúcia respondeu: "Não. Estão sendo observadas rigorosamente a Constituição e as leis".

Será que o entendimento de que é "golpe" somente é defendido por Dilma, por seus ministros e por juristas contratados ou simpatizantes do PT?
Publicidade


Deixo a resposta para cada um de vocês.  Só os remeto à leitura do artigo de Luciano Ayan publicado em 17.02.2015  em http://www.criticapolitica.org/2015/02/pt-pediu-impeachment-de-fhc-4-vezes-e.html

Para concluir  este texto deixo apenas a seguinte pergunta  que peço que respondam após analisar tudo o que escrevi acima:

- Não é abominável a utilização de Dois pesos e  duas medidas?

Por RAPHAEL WERNECK



-Advogado aposentado
- Administrador do "O blog do Werneck"

6 comentários:

  1. Realmente, quando é com os outros é "Democracia", agora quando se refere ao próprio partido e/ou governo é "golpe", usam esta desculpa esfarrapada pois carecem de argumentos verdadeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Fernando. Mas isso está acabando. O povo acordou e vai forçar os deputados/senadores a tirarem de lá!!

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto reflexivo Doutor Werneck.
    Esse governo tem como "bastião" a hipocrisia, e a desfaçatez de usa-la em seus vários pesos e desmedidas.
    O impeachment que eles insistem em rotular de "golpe" está previsto em nossa constituição e já foi utilizado com recurso para depor o Fernando Collor, e mais, foi evocada algumas vezes pelo próprio Lula e PT para destituir FHC.
    Nós vivemos uma ditadura (democrática)
    Mais de 60 movimentos convocados para sair bradando "não vai ter golpe", e não vai mesmo, vai ter impeachment.

    ResponderExcluir
  3. Partamos do seguinte raciocínio:
    .
    Lula&Dilma não estão dizendo ao país que é GOLPE. Estão emoldurando a mente de seus seguidores sem cérebros para que estes permaneçam sob o domínio do mal...
    .
    Nunca antes um presidente teve no Brasil tudo alinhado para nos alçar ao crescimento. Até a conjuntura mundial foi propícia para este traste. Pena que seus ideais e suas ambições não coincidiam com este objeto de desejo de milhões de brasileiros...
    .
    Hoje temos uma prova INCONTESTE que Lula desdenha de nossa democracia, abusa de nossa injusta justiça, e abomina o peso correto de suas palavras que sempre tendem a defender os mal feitos feitos.
    .
    Lula deixou o país a mercê de estelionatários. Juntou-se a eles no saque a nação.Fomentou os caminhos para nossa derrocada. Influiu de forma danosa na condução de nossos projetos de crescimento.
    .
    Alijou nossa capacidade de competição externa ao se alinhar ao países de democracia duvidosa ou até sem democracia alguma. Lula&Dilma inverteram o foguete da nossa democracia em sentido oposto.
    .
    Dois pesos e duas medidas sempre serão vistos em todas as sua ações e suas intenções. O imperativo para Lula&Dilma é se safarem e saquearem o butim desta insana guerra de vaidades eleitorais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvaro ao emoldurarem a mente desses militontos que nada enxergam face seus antolhos a dupla Criador e Criatura os faz acreditar que o impeachment é golpe. Mas como os Ministros do STF estão dizendo com raras exceções(Teori) esse processo não é golpe por estar previsto na CF/1988 que aliás foi sempre rasgada por eles desde a sua promulgação.
      Como nos mostram as últimas manifestações o povo acordou e irá mostrar aos deputados/senadores que não a queremos mais lá. que a queremos mais no poder. Os dias dessa dupla estão contados!!Espere e verá!!

      Excluir