sábado, 5 de agosto de 2017

Pedagogia da Ineficiência


Qualquer pesquisa que se faça em educação no Brasil, se constata que a escola não avança em qualidade e eficiência.

Segundo o livro,"Educação pelo Amor de Deus",de Antônio Ermírio de Moraes, na pág.21 diz: 

"A UNESCO possui uma escala para classificar os países segundo o seu nível de educação. A escala utiliza testes que visam identificar a capacidade dos alunos no domínio dos rudimentos básicos da leitura e da aritmética.
Em testes realizados em 2002, a UNESCO verificou que 50% dos alunos brasileiros estão no nível mais baixo da escala, revelando séria incapacidade para ler textos simples e para fazer contas elementares. Entre 41 países estudados, o Brasil ficou em 37º lugar na prova de leitura e em último lugar na prova de aritmética.Dentre os estudantes que conseguem ler um texto até o fim, a capacidade de retenção das ideias e de interpretação do que leram é precária. A maioria apenas reconhece a grafia das palavras, mas não o seu significado, e muito menos a sua articulação com outras palavras".

Em 2015 o Brasil ficou na 60ª posição, no ranking mundial em prova realizada entre 70 países.

Como vemos a sociedade brasileira não avança na qualidade de educação do povo. 

Só se fala em valorização da educação no nível do discurso, na prática a escola continua intocável.

Os fatos revelam uma escola ineficiente e de má qualidade, mesmo assim não se aceita mudanças.

O corporativismo, o apego aos mínimos privilégios e o comodismo da sociedade, dificulta qualquer alteração.

Não se aceita nenhuma proposta para melhorar gestão e racionalizar recursos, pelo menos, foi isso que vivi na carreira do magistério.

Todas as mudanças propostas, mesmo depois de intensos debates, tanto no nível municipal, como estadual, foram palcos de intensos ataques e verdadeira batalha.

Revolucionar a educação em busca de qualidade e eficiência requer mudanças estruturais da sociedade. 

Sem assumir compromisso de mudar o sistema político, fazer as reformas necessárias, econômicas, trabalhistas e até constitucionais, nunca chegará a tão sonhada qualidade de vida e educação.

A vida social brasileira está podre e nosso sistema de valores invertidos. A escola é o espelho dessa sociedade, violência e fracasso como colheita do que se plantou.

POR NEIDE BATISTA RAMOS SACONI











- Pedagoga formada em Pedagogia Plena pela UNISO- Universidade de Sorocaba;
-Professora do Ensino Fundamental com carreira no Magistério Público Estadual e
- Diretora de Escola e Supervisora de Ensino Aposentada;
- Mora em Salto de Pirapora - SP
-Twitter: @NeideSaconi

Nota do Editor:

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Um comentário:

  1. Caríssima, educação no Brasil é uma farsa. Os alunos não querem nada, os professores (alguns?) querem metade, e os políticos se elegem e reelegem.

    Educação enquanto estiver na pauta política, e os professores cooptados, manipulados e orquestrados por sindicatos do crime,tende a descer ainda mais.

    Educar uma nação demanda tempo. Essa última geração à qual estamos lidando tentando ensinar, é perda de tempo, pois foram contaminadas pela vagabundagem explícita. Lógico que não são todos, mas para cada dez, onze...

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