domingo, 9 de fevereiro de 2020

Perfeição ou progresso?


Autora:Erika Linard(*)

Por que estou há tantos anos tentando perder peso e não consigo? Por que não consigo seguir as metas e objetivos que traço para mim?

Se você tem esse tipo de pensamentos, é possível que esteja criando falsas expectativas ao planejar objetivos como fazer uma dieta sem absolutamente nenhum deslize ou seguir uma programação de estudos insana até a data de uma prova importante.

Se você tem dificuldade de cumprir metas, avalie:

"Isso que eu estou me propondo é factível? Ou é apenas algo que eu acho que deveria fazer?"

"Qual a chance de eu conseguir seguir uma dieta extremamente restritiva por um longo período de tempo sem cometer nenhum deslize? "

"Será que eu devo mesmo acreditar ser possível estudar 07 horas por dia quando a minha carga de trabalho já é de 8h diárias? "

Você sabe o que acontece quando não se consegue seguir com um plano perfeito porém altamente improvável de ser cumprido?

Surgem pensamentos e sentimentos de fracasso que atrapalham todo o processo, tornando-se bastante comum desistir de um objetivo por causa de uma única falha.

Em suma, questione suas metas. Cuide para que elas sejam realizáveis. Maneje sua expectativa.

É melhor começar estabelecendo objetivos menores e mais atingíveis; por exemplo, vou estudar pelo menos uma hora ao dia ou vou comer doces apenas duas vezes por semana. Ao ajustar objetivos, aumenta-se a chance de sucesso tornando o processo mais prazeroso e fácil de ser mantido.

Além de expectativas extremamente elevadas, comumente existe também um pensamento 8 ou 80 que assumimos. Um “tudo ou nada” que imaginamos ser necessário, mas que é bastante prejudicial ao nosso processo de mudança e evolução pessoal.

Qual o problema se você escorregou na dieta em uma única refeição após 30 dias seguindo tudo certinho? Que mal há se você não conseguiu estudar um dia enquanto foi extremamente produtivo em tantos outros? Você não falhou nesses casos, apenas oscilou. Você foi um ser humano.

Se o foco estiver em progredir ao invés de ser perfeito, eu garanto que é possível conquistar cada vez mais objetivos.

ERIKA LINARD

-Psicóloga;
-Especialista em Terapia Comportamental pela USP;
-Experiência como profissional de RH e que agora trabalha exclusivamente como Psicóloga Clínica; e
-Estudiosa de Mindfulness e encantada pelas relações humanas
.

Nota do Editor:


Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário