sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A Vacina do Bem





imagem extraída da Veja



Autora: Neusa Andrade(*)
 


Em uma época em que em apenas segundos as notícias se espalham aos milhões e as pessoas podem cruzar o mundo em apenas um dia, não é difícil ver a facilidade com que as doenças e notícias falsas também contaminam corpos, corações e mentes.

Infelizmente, notícias falsas e doenças ​infecciosas simplesmente não desaparecem num passe de mágica custam caro, consomem tempo, dinheiro, sanidade física e mental. Ambas têm que ser tratadas devidamente. Nos Estados Unidos, a cada ano, milhões de adultos adoecem de doenças evitáveis ​​por vacinas.

Os vírus e bactérias que causam doenças e morte podem ser transmitidos para aqueles que não estão protegidos pelas vacinas. As notícias falsas, que assassinam reputações, a credibilidade, comprometem o trabalho de quem trabalha seriamente em pesquisas. O vírus da má-fé destrói países, carreiras e instituições.

Por exemplo, você sabia que somente em 2017, 13 bebês americanos morreram de tosse convulsa? E que os adultos são a fonte mais comum de infecção por coqueluche (que pode ser mortal em bebês?). Nos EUA muitos não tomam vacina por motivos religiosos, ou por "lendas da internet' como aquela que vacinas podem deixar a criança autista.

Existem dados extraordinariamente fortes que apontam total segurança das vacinas (que não transmitem a doença que foram projetadas para prevenir) algo muito seguro na medicina moderna. Doenças como herpes zoster, doença pneumocócica, gripe e HPV e hepatite B (ambas as principais causas de câncer) são doenças evitáveis por vacina.

Os EUA têm o melhor sistema de vigilância pós-licenciamento do planeta, no entanto aproximadamente 50.000 adultos norte-americanos morrem anualmente de doenças evitáveis ​​por vacinas. O Brasil é uma referência mundial em vacinação e exporta para mais de 70 países, tanto na produção quanto vacinação da população.

O Instituto Butantan, em São Paulo e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro possuem mais de 36 mil salas de vacinação espalhadas por todo o país onde são aplicadas 300 milhões de doses por ano autossuficiente na produção de imunobiológicos. O Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo. A investigação científica é a base da Instituição desde a sua fundação em 1901. 

O processo de produção de uma vacina é complexo e passa por diversas etapas, além de envolver pesquisadores e cientistas extremamente capacitados, no caso do Corona Vírus, por exemplo, o mundo inteiro está 24 horas x 7 dias trocando informando sobre seus resultados de pesquisas, para que se chegue ao melhor método e processo, que precisará atender milhões de pessoas em pouco tempo. Cada vacina tem um método diferente de criação, tudo vai depender da tecnologia necessária, a vacina contra o Corona Vírus dependerá de uma logística nunca vista e também da produção de frascos, agulhas, etc vindos da China. 

Mas ninguém é ou será obrigado a tomar a vacina à força, no entanto o Ministério da Saúde já disponibiliza uma carteirinha de vacinação totalmente digital (disponível nos sistemas do CONECTSUS) para controlar a vacinação. Para entrada em países como Egito e Peru, por exemplo já é exigido que se tome a vacina contra a Febre Amarela. O mundo inteiro irá adotar regras e restrições para os vacinados ou não para o COVID-19. 

Países vizinhos, inclusive, Uruguai, Argentina e Chile, bem como a Europa e os Estados Unidos não permitirão a entrada sem um certificado válido de vacinação do Corona Vírus. Empresas e escolas (principalmente multi-nacionais) também exigirão o mesmo, até para participar de processos seletivos, portanto não adianta negar a realidade. Negacionismos são maneiras de adiar a verdade, que um dia chega e cobra a conta.

Fazer dieta e exercícios, check-ups regulares, comer alimentos saudáveis ajudam a manter a saúde em dia, mas estar informado e entender como os processos funcionam pode salvar vidas, e no caso das vacinas é importante entender que quando você fica vulnerável ou doente, seus filhos, netos e pais também correm risco. 

Mas também é importante dizer que quando você consome uma informação sem consultar e checar a fonte torna sua mente vulnerável. A vacina, os anti-corpos ou glóbulos brancos para debelar tal invasão ao seu sistema de boa-fé, está na consulta aos cientistas que combatem o vírus da mentira e da negação da realidade.

Existe um exército permanentemente criando "mentiras" para "roubar" sua atenção, mas em tempos de internet, eles só querem nos fazer voltar aos tempos em que não havia sequer luz elétrica. Pesquise, se informe, cheque a procedência da fonte, essa doença que assola a humanidade também depende de você pra morrer.

FONTES:

https://butantan.gov.br/
http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4906.pdf

*NEUSA ANDRADE



















-Paulista da gema;
-CEO da Divisão GO.neCTING AGENCIA WEB;
-Doutora em Engenharia de Produção;
-Mestre em Administração de Empesas;
-MBA em Tecnologiapela POLI-USP e
- Minhas ideias e ideais podem ser acompanhados no Twitter: @neusamandrade

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário