domingo, 11 de agosto de 2024

Como você enxerga o estresse?


 Autora: Paulina Almeida (*)

Hoje gostaria de conversar com você sobre uma palavra muito comum que ouvimos quase o tempo todo quando conversamos com alguém. Provavelmente você já escutou alguém falando: "nossa estou muito estressado", "como isso me estressa”, “minha vida está estressante”, entre outras. Ao se deparar com uma situação dessa é importante ficar atento e entender melhor o que de fato ocorre com a pessoa.

O estresse é um tipo de resposta natural que vários seres vivos emitem, ele envolve uma série de mudanças fisiológicas que preparam o organismo para usar sua energia armazenada imediatamente e isso costuma ajudar os seres vivos a sobreviverem, principalmente de momentos que se sentem ameaçados. Antigamente era para fugir de um algum animal feroz, hoje em dia essa resposta é em relação ao atraso da conta, relacionamentos abusivos, desentendimentos, prazos, trabalho, entre outros.

Você sabia que alguma dose de estresse é boa? Vou te ajudar a entender melhor.

O estresse quando em momentos de reação a algo que pode acontecer ou já está acontecendo, faz com que nos movimentamos para realizar determinada atividade, alcançar uma meta ou até mesmo concluir pendências. Resumindo, seria motivador para alcançar nossos objetivos. Porém, algumas vezes pode se tornar excessivo, constante e persistente e quando isso ocorre poderá levar a vários problemas graves, como relacionados a: ansiedade, depressão, obesidade, abuso de substâncias, insônia e doenças cardiovasculares. É justamente nesse momento quando a dose está elevada e forte que necessitamos parar e refletir o que de fato está causando o estresse.

Qual o motivo do dia a dia que está deixando você ficar irritado?

Você está com insônia?

Sente dores no corpo e no estômago? Essas são apenas alguns sintomas para ficar alerta em relação ao estresse.

Mais importante do que saber as reações físicas que você vem apresentando é entender com um profissional que cuida da saúde mental (Psicólogo e Psiquiatra) quais são as causas, o que realmente te deixa estressado, qual a origem do problema. Assim, estará no caminho para entender os motivos, tendo mais clareza de seus pensamentos, emoções e comportamentos e o estresse poderá ser reduzido, com isso você conseguirá desfrutar de uma vida mais saudável e leve.

Por isso, ao ouvir as expressões citadas acima, dê uma atenção especial a pessoa e ajude a entender os motivos pelos quais está estressado, não critique, ajude, se não tratado poderá levar a várias outras doenças graves!

Até a próxima!

*PAULINA ALMEIDA



Graduação em Psicologia pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2011);
Formação em PPBE- Prática Baseada em Evidência pela Instituição Fernanda Landeiro  (2023)
Formação em Obesidade e Emagrecimento pela Instituição Fernanda Landeiro  (07/2024)
Formação em TCC - Terapia Cognitivo Compormental em andamento pela Instituição Fernanda Landeiro
Psicóloga online;
Possui 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos e 8 anos na área de psicologia clínica na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental. 

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário