domingo, 4 de agosto de 2024

O que a ansiedade nos ensina?

 


Autora: Kathigiane Brito Faustino(*)


Sério? Podemos mesmo aprender alguma coisa com a ansiedade?
Sim! E aqui eu estou me referendo a ansiedade como uma emoção inata e não ao Transtorno de Ansiedades. É importante não as confundir.

Atualmente muito se comenta sobre a ansiedade e as complicações que ela traz para a vida cotidiana do sujeito. No entanto, poucas pessoas sabem que a ansiedade é uma reação natural do corpo e que, até certo ponto, ela pode ser benéfica. A ansiedade, sendo uma emoção secundária, nada mais é do que uma parte do mecanismo de defesa do nosso organismo. É ela que nos coloca em estado de alerta quando o cérebro acredita que estamos em perigo e, no fundo, podendo assim, nos ajudar em várias situações. Por exemplo, imagine que você vai fazer uma prova muito importante que depende unicamente da sua dedicação. É natural que você fique ansioso, logo, vai depender desta aprovação para mudar a sua vida.

A ansiedade tem três elementos principais: emocional, fisiológico e cognitivo. Ainda no exemplo da prova: é comum sentir medo (questão emocional), sudorese e aperto no estômago (sinais fisiológicos) e pensamentos preocupantes, como "e se eu não conseguir tempo suficiente para estudar?" (componente cognitivo).

Desse modo, a ansiedade é temporária e nos prepara para situações adversas do cotidiano. Sintomas como palpitações, perda de sono e alterações no apetite são comuns, mas devem passar assim que a preocupação acabar.
Todas as pessoas vivenciam ansiedade em maior ou menor grau em algum momento de suas vidas. Até certo ponto, ela é considerada algo positivo, pois aumenta a nossa performance e nos prepara para agir em algumas situações difíceis.

Esta não necessita de tratamento, pois é entendida como uma característica intrínseca em situações pontuais de estresse e é útil para nos protegermos de eventuais ameaças. Já a ansiedade patológica precisa de tratamento e a mesma envolve o uso de medicações específicas e psicoterapia.

*KATHIGIANE BRITO FAUSTINO - CRP-03/8731














-Psicóloga Clínica na abordagem Cognitivo Comportamental

-Graduação em Psicologia pela Faculdade do Sul – FACSUL/BA (2011);

-Pós-graduação em  Saúde Mental em CAPS com Ênfase em Dependência Química – UNIGRAD ( 2013); e

- Pós-graduação em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC (2015) .

 

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário