sábado, 3 de agosto de 2024

Estudar literatura para quê?


 Autora:Adriana Andrade Mello(*) 

Como professora de Português atuando na educação básica da  rede pública paulista há 24 anos, tem sido comum em minha práxis ouvir questionamentos dos alunos sobre a necessidade, e mesmo a importância,  de estudar literatura na escola. As perguntas invariavelmente são:  "Por que eu tenho que saber quem é Machado de Assis?" "Por que preciso ler um texto escrito há mais de 300 anos?" "Para que eu vou usar isso na minha vida?" "No que ler poesia vai me ajudar no mercado de trabalho?"

Não é raro que os professores, de modo geral, sejam questionados pelos estudantes sobre a necessidade e a utilidade daquilo que estão aprendendo. Isso se deve, em certa medida, ao senso de urgência cada vez mais presente em nossa sociedade, que parece querer atribuir sempre um caráter utilitário e pragmático a tudo o tempo todo. Neste sentido, meu intuito aqui  é buscar responder os  porquês referentes ao estudo de literatura na educação básica e como ele pode "ser útil", ressaltando que a "utilidade" de qualquer forma de arte é algo extremamente subjetivo. Nas palavras de Ferreira Gullar, a arte existe porque só a vida não basta.

Estudar literatura pode trazer benefícios significativos por diversas razões. Primeiramente, a literatura ajuda a desenvolver habilidades de comunicação; por meio da leitura e análise de textos literários, os estudantes aprendem a expressar suas ideias de forma clara e eficaz, tanto na escrita quanto na fala e isso é muito valorizado em qualquer área profissional, pois facilita a interação com colegas, clientes e parceiros.

Além disso, o estudo da literatura estimula o pensamento crítico. A interpretação de obras literárias requer habilidades para analisar contextos, compreender subtextos e considerar diferentes perspectivas. Esse tipo de raciocínio analítico é essencial para resolver problemas complexos tanto na escola quanto no ambiente de trabalho, permitindo que estudantes/profissionais encontrem soluções e tomem decisões embasadas.

A literatura também contribui para promover a empatia e a compreensão cultural. Ao explorar diferentes épocas e culturas por meio da leitura, as pessoas desenvolvem maior sensibilidade às diversidades e nuances das relações humanas. Essa capacidade é fundamental em ambiente globais e multiculturais, onde entender e respeitar diferentes pontos de vista pode melhorar a convivência, a colaboração e a produtividade.

A literatura é, ainda, uma excelente maneira de estimular a imaginação e a criatividade; pode auxiliar os alunos a visualizarem mundos diferentes e a pensarem além das limitações do cotidiano. Ao explorar histórias imaginativas e diferentes estilos de escrita, os estudantes ampliam sua habilidade de pensar de maneira criativa e inovadora. Essa capacidade pode ser utilizada para elaborar novos conceitos e enfrentar desafios com originalidade.

O estudo da literatura, portanto, não apenas enriquece o conhecimento intelectual e cultural, mas também proporciona um conjunto de habilidades bastante valorizadas em diversas áreas profissionais.  

Antonio Candido,  sociólogo, crítico literário e professor universitário,  maior referência brasileira quando o assunto é o estudo de literatura, propôs que ela  tem três funções principais: a   psicológica, a formadora e a humanizadora.

Mais do que propor essas funções, ele afirmou que

" (...) a literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza. Negar a fruição da literatura é mutilar a nossa humanidade."

Ao declarar que a  literatura é uma necessidade universal e um direito de todo homem, Candido defende que o acesso à literatura é uma questão de justiça social.

Assim, com as convicções de uma professora apaixonada por literatura, que enxerga no aprendizado literário uma forma de criticidade, emancipação e humanização, apoio-me em Antonio Candido para sugerir a todos os meus colegas professores  que, ao ouvirem de seus alunos "Por que tenho que estudar literatura?", iniciem sua resposta com "Primeiramente, porque é SEU DIREITO...".

Afinal, se aprender é preciso, humanizar-se é urgente!

 Referência:

São Paulo: Editora Perspectiva, 1998. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura.

 *ADRIANA ANDRADE MELLO
























Licenciada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa – Faculdades Integradas de Cruzeiro (1996);

 -Pós-graduada em Leitura e Produção de Texto pela Universidade de Taubaté (1999);

-Professora efetiva na rede estadual paulista desde 2000;

-Complementação Pedagógica pela  UNIG (2001);

-Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2003); 

 -Pós-graduada em Ensino de Língua Inglesa pela UNESP REDEFOR (2012)   e

- Designada no Programa de Ensino Integral desde 2014, na EE Oswaldo Cruz (Cruzeiro/SP)

Área de Linguagens (Português / Inglês)

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

27 comentários:

  1. Seu texto foi música para mim. Sim, podem dizer que sou suspeita por ser professora e por me aventurar a escrever, mas o fato é que esse direito da literatura pode colaborar para uma sociedade menos polarizada e fraterna. Parabéns

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    1. Creio também que a literatura, como forma de arte, é um caminho profícuo para a evolução social. Agradeço por comentar!

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  2. Parabéns, Adriana! O ensino da Literatura em nossas salas de aula é fundamental para a humanização de nosso discentes! Muito bem explanado seu artigo!

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    1. Agradeço pelo comentário, colega! Que nós, como educadores, consigamos contribuir para essa humanização.

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  3. Seus alunos sem dúvida, tem muita sorte em ter uma professora tão capacitada e tão humana. Amei ler esse artigo e com certeza a partir desse momento irei enxergar a literatura de outra maneira.

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    1. Agradeço pelo comentário do Jô! Fico feliz que a leitura do artigo tenha provocado reflexões sobre o tema.

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  4. Parabéns pelo excelente texto.

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  5. Excelente artigo, passamos por um período que necessita ser explicado os porques e a importância da práxis, o que esse acerta em cheio. Parabéns.

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    1. Agradeço pela leitura e pelo comentário! Acredito que refletir sobre o fazer docente é extremamente necessário para aprimorá-lo.

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  6. Cara professora e amiga Adriana, tenho que dizer que seu texto me deixou aos prantos, porque eu que, apaixonada pela literatura, relembrei minha primeira professora que trouxe as famosas "provas do livro ", que me fizeram ser a leitora que hoje sou. Que saudade sinto eu desses momentos!! Ler é libertador, e quando se descobre isso nada é tão especial e mágico como um livro. Parabéns pelo seu texto, palavras sempre tão bem colocadas e necessárias para aqueles que, como eu, amam uma boa leitura!!

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    1. Querida, Ive, agradeço muito pela leitura e por comentar de forma tão afetuosa! Nós, amantes dos livros, queremos sempre que esse amor tão transformador seja experimentado por todos aqueles que nós cercam. Como professora, essa é uma das minhas "missões", nem um pouco fácil, mas imprescindível.

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  7. Que texto "delicioso" de ler. Eu e a minha companheira Arte, estamos bem representadas em cada parágrafo de seu texto.

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    1. Angélica querida, companheira de jornada, muito obrigada pelo comentário!

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  8. Sou suspeita em falar sobre você e suas opiniões, te admiro muito como professora e amiga, artigo perfeito, parabéns...

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  9. Sou suspeita em falar sobre você e suas opiniões, te admiro muito como professora e pessoa, excelente texto, me senti super representada em cada linha, parabéns!

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    1. Obrigada, Cris, pela leitura e pela gentileza do comentário!

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  10. Feliz e grata por ter essa professora/amiga no meu dia a dia! Texto lindo Adriana!

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  11. Cara colega de trabalho que eu tanto admiro! Vamos continuar mostrando para os nossos alunos nas entrelinhas a doçura e a diversão dos textos literários. Caminhos que escolhemos para seguir e para nos nutrir de tudo que precisamos para a nossa realização. Gostei imensamente das suas reflexões. Parabéns para a nossa Dri.

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    1. Agradeço, Lygia, pela leitura e comentário! Sigamos em nossa jornada literária, esperando levar conosco mais caminhantes por essa trilha de letras, aprendizados e encantamentos.

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  12. Adriana, parabéns por seu Artigo!!! Importantíssimo esclarecer e ressaltar aos nossos estudantes o quanto a literatura e a arte nos liberta e nos embasa para os desafios que enfrentamos e enfrentaremos em nossas vidas, independente de nossos Projetos de Vida!!

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    1. Agradeço pela leitura e comentário, Andréa! Que a arte literária auxilie na construção de caminhos cada vez mais emancipadores.

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