Autora: Mariana dos Santos Siqueira Guatura (*)
O início de fevereiro é um período marcado pela volta às aulas em todo o país. É o momento em que milhares de estudantes se despedem de suas férias, período de merecido descanso, e retornam para as suas atividades de ensino e de aprendizagem. Tal momento suscita uma série de reflexões, as quais são direcionadas aos pais, aos alunos e aos professores.
Quando se reflete sobre o papel dos pais na educação dos filhos, é inevitável não se pensar no acompanhamento da rotina escolar das crianças e dos adolescentes. Sei, por experiência própria, que acompanhar o cotidiano escolar de um filho é desafiador por conta dos inúmeros compromissos que nós, pais, possuímos e que são necessários para atender as necessidades socioeconômicas de toda a família. Aos pais cabe não apenas exercer a sua atividade profissional, como também necessitam cuidar da casa, das necessidades de toda a família e muitos precisam também cuidar de seus próprios pais que estão na terceira idade.
Caro leitor, vivencio todos esses aspectos em meu cotidiano e, por muitas vezes, já me senti culpada por ter dificuldade em dar conta de tantos afazeres ao mesmo tempo, incluindo o acompanhamento da vida escolar de meu filho que cursa a Educação Infantil.
Diante de tantos compromissos, como não se ausentar da rotina escolar dos nossos filhos? Primeiramente, é preciso se conscientizar de que é desafiador dar conta de tantas tarefas simultaneamente (e não se cobrar excessivamente por isso). Acredito que a solução para tudo isso seja, primeiramente, organizar a o dia a dia familiar. Neste aspecto, a parceria de todos é fundamental para o êxito de todas as tarefas propostas.
Ao se pensar exclusivamente no acompanhamento da vida escolar dos filhos, é importante destacar que, diariamente, vários pais podem não dispor de muito tempo com os filhos. Entretanto, é importante evidenciar que, por menor que seja o tempo que possuírem, utilize-o com qualidade. Olhar os cadernos dos filhos e conversar sobre como foi o dia na escola são ações diárias simples e rápidas que fazem a diferença para o aprendizado dos filhos.
Além das medidas supracitadas, manter um diálogo aberto com a escola também é de extrema importância para se conhecer os avanços dos filhos e igualmente verificar quais situações necessitam de mais aprofundamento por parte dos pais. Atualmente, tem-se a tecnologia a favor de todos, a qual facilita (e muito) a comunicação entre a família e a escola. São tarefas que podem parecer desafiadoras diante de tantos compromissos, mas são atitudes que podem influenciar de forma significativa o desempenho escolar das crianças e dos adolescentes.
Ao se refletir sobre os alunos, é importante que eles saibam que o estudo é a maior ferramenta para se conquistar os sonhos e o conhecimento é a única coisa que não pode ser tirada de ninguém. Sei, novamente por experiência própria, pois sou professora, que geralmente muitos adolescentes não estudam com seriedade e dedicação haja vista que não percebem a importância que o estudo possui em qualquer etapa da vida. É comum também ver adultos que tiveram a oportunidade de estudar quando foram adolescentes, mas não o fizeram. Muitos deles, ao chegar a maioridade, arrependem-se por não ter aproveitado o momento e precisam recuperar o tempo perdido, tendo que conciliar o ensino com inúmeras obrigações.
Alunos, aproveitem as oportunidades que são oferecidas a vocês. Atualmente vocês dispõem de uma série de facilidades que não existiam anteriormente. Busquem sempre mais! Batalhem pela conquista da carreira que vocês verdadeiramente gostem. Esforcem-se, enfrentem os desafios e sigam em frente com perseverança e dedicação. Tenho certeza que a recompensa pelo esforço será valiosa!
Por fim, mas não menos importante, deixo a todos os professores (assim como eu), uma singela mensagem. Somos referência para os nossos alunos (e em alguns casos a única referência que os alunos podem ter). A rotina docente é cansativa e repleta de desafios, mas, busquemos desenvolver as nossas funções da melhor forma, tendo sempre em mente que estaremos contribuindo para a construção de um mundo mais justo e igualitário para todos.
* MARIANA DOS SANTOS SIQUEIRA GUATURA
- Graduação em Biologia pelo UNIFATEA (2009);
-Especialização em Gestão Escolar pelo UNIFATEA (2012);
- Mestre em Ciências pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (2016);
- Professora efetiva de Biologia na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; e
- Professora efetiva de Ciências na Prefeitura Municipal de Lorena/SP.
Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/ 0653319436604048
Contatos:
Linkedin: Mariana dos Santos Siqueira Guatura;
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
Muito boa a reflexão!
ResponderExcluirMuito boa essa reflexão!
ResponderExcluirGosto muito dos seus artigos.! Você relata com muito conhecimento a tarefa de criar, educar e vivenciar a vida das criança! Parabéns!
ResponderExcluir