Autora: Caroline Bezerra Morais(*)
Vivenciar crises emocionais devido a acontecimentos externos ou mesmo pela chegada de emoções súbitas e inesperadas faz parte da condição humana. Durante tais crises há maior probabilidade de nos comportamos de modo impulsivo, o que frequentemente gera consequências ainda mais danosas para o nosso estado emocional. Portanto, saber lidar com momentos de crise sem piorar a situação é uma habilidade psicológica fundamental.
Na Terapia Comportamental Dialética (DBT), que foi desenvolvida pela psicóloga norte-americana Marsha Linehan para pessoas com intensa desregulação emocional, são abordadas as denominadas habilidades de sobrevivência a crises. Tais habilidades podem ser utilizadas diante de situações muito estressantes e que há alta probabilidade de resultado negativo devido a comportamentos impulsivos.
Nesse sentido, tais habilidades podem ser úteis quando você precisa satisfazer exigências ou buscar resultados mais positivos mesmo diante de uma dor emocional intensa, que não pode ser aliviada momentaneamente e que corre o risco de tornar-se insuportável.
Algumas estratégias simples e poderosas para momentos de crise são as Habilidades TIP. Elas são altamente eficazes por fornecerem formas rápidas de alterar a fisiologia corporal e reduzir a emoção presente. Em síntese, elas promovem a ativação do Sistema Nervoso Parassimpático, que auxilia no relaxamento e na regulação emocional.
A primeira habilidade TIP é a redução da temperatura corporal. As pesquisas científicas demonstram que a redução abrupta da temperatura do corpo reduz emoções intensas e desconfortáveis imediatamente. Para essa estratégia, você pode segurar bolsas de gelo, tomar um banho gelado ou ainda mergulhar o seu rosto em uma bacia de água, o que possibilita a ativação do reflexo do mergulho. Destaca-se que o reflexo do mergulho refere-se a tendência do coração desacelerar em situações de imersão na água.
A segunda habilidade TIP é o exercício físico intenso. Ela consiste em iniciar exercícios aeróbicos intensos e permanecer por pelo menos 20 minutos. O exercício físico ajuda a regular o corpo e conduzi-lo a um estado de maior estabilidade emocional.
A terceira habilidade TIP é a respiração pausada e/ou relaxamento muscular progressivo. Ambos são exercícios de relaxamento que podem ser utilizados de forma concomitante. A respiração lenta e profunda pode ser somada a movimentos do corpo que são semelhantes a pequenos alongamentos em cada parte do corpo, que gerarão sensação de desconforto seguida do relaxamento.
Permitir-se experimentar as habilidades TIP pode ser fundamental para que você consiga lidar melhor com momentos de crise. Porém, existem algumas ressalvas:
1.Como são habilidades para momentos de crise, elas não devem ser usadas de modo indiscriminado ou diante de qualquer pequeno desconforto no seu dia a dia;
2.Elas promovem um efeito imediato e temporário, ajudando a passar pela crise, mas elas não resolvem os problemas definitivamente. Ou seja, você precisará dominar outras habilidades para saber como agir diante da situação que gerou a crise e conseguir solucionar o problema de forma duradoura; e
3. O seu objetivo principal deve ser construir uma vida que vale a pena ser vivida e não apenas sobreviver às crises. Logo, você precisará também de outras habilidades que te conduzam a uma vida que vale a pena.
Em resumo, as habilidades TIP são úteis e altamente efetivas, mas elas são potencializadas quando utilizadas em conjunto com outras habilidades. Para conhecer e dominar um repertório diverso de habilidades, busque psicoterapia com base na Terapia Comportamental Dialética (DBT) e na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC).
Lembre-se que somente a psicoterapia pode auxiliar através de estratégias individualizadas e embasadas cientificamente para que você consiga ultrapassar crises emocionais de forma efetiva. A psicoterapia conta com um plano de tratamento para que você atinja seus objetivos e diminua o seu sofrimento. A cada sessão são desenvolvidos planos de ação para que você alcance mudanças significativas e gradativas em sua vida.
*CAROLINE BEZERRA MORAIS -CRP 11/12158
-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2017);
- Atuação como Psicóloga Clínica ;
-Formação em Terapia Cognitivo Comportamental para obesidade e emagrecimento pela Uniamérica ( 2022);
- Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pela Uniamérica (2024);
- Pós-graduada em Neuropsicologia pela Uniamérica (2024);
- Formação em Terapia Comportamental Dialética pela Faculdade Faciência (2024);
- Pós-graduanda em Psicopatologia pela Faculdade Faciência e
-Pós-graduanda em Psicoterapia Baseada em Evidências pela Faculdade Faciência
Psicoterapia online: TCC e DBT
www.carolinemorais.com.br
INSTAGRAM: @psicologacarolmorais
CONTATO: 85 997896588
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário