domingo, 22 de novembro de 2015

Entre o familiar e o desconhecido - A angústia da existência – A angústia da Existência





Habitamos um mundo inóspito, em tempos de crise. Difícil começar um texto dessa forma… para alguns críticos do pensamento existencial, essa afirmação só reforçaria uma fala muito constante: “os existencialistas possuem uma visão de mundo muito pessimista!”. Mas não é assim tão simples!

Quando dizemos que o mundo é um lugar inóspito estamos nos referindo à falta de controle do homem, a despeito de todas as tentativas nesse sentido. O homem tenta controlar o tempo, as outras pessoas, os próprios sentimentos… constrói regras, mecanismos de regulação, pensa que pode dominar a natureza, sente-se poderoso ocupando altos cargos no mundo corporativo, tomando decisões importantes.

Apesar de tudo isso, a vida acontece. Simplesmente acontece, independente do homem existir ou não. E falar de existência é falar de falta de controle. Essa é a condição que nos é dada. A vida é mudança, movimento, flexibilidade. E justamente porque somos capazes de pensar, entramos em contato com essa realidade e nos angustiamos. E mesmo sem ser um dos sentimentos mais agradáveis, a angústia marca um momento importante na tomada de consciência da necessidade de mudança.

Essa necessidade surge quando a pessoa percebe que o sentido de uma vida – muitas vezes controlada, rotineira, previsível – começa a esvaziar-se. Aquilo tudo em que se acreditava, começa a não ser suficiente para dar conta de suas certezas. E nesse contexto, não cabe mais ficar no lugar conhecido, mas ao mesmo tempo vem o medo de encarar o desconhecido, pois a sensação aqui é de “dar um passo no escuro”.

Nietzsche nos apresenta essa condição a partir de uma metáfora brilhante. Ele diz que a Existência é como atravessar um abismo andando por uma corda, a qual surge apenas no momento em que se dá o próximo passo. Portanto, não podemos saber exatamente qual o resultado de cada passo. Não sabemos sequer se a corda vai aparecer ou se o que nos aguarda é o abismo. E o abismo é apenas uma das possibilidades. E continuamos andando, passo a passo a vida acontecendo.

Aos poucos, o que causava desconforto e angústia, ao ser enfrentado, passa a assumir feições familiares, e devolve à pessoa o sentido perdido. Vira rotina conhecida, previsível e, em algumas vezes, até controlada. E assim é, até a próxima crise, até o fio que se solta começar a comprometer a trama da existência. Resultado: angústia seguida de possibilidade de mudanças importantes!

Pensar a vida dessa maneira, como um movimento entre o familiar e o desconhecido, nos permite um estado de presença muito maior, na medida em que somos convocados a fazer escolhas a cada momento, mesmo sem total garantia, assumindo a responsabilidade pelo nosso crescimento pessoal. Precisamos fazer aquilo que nos cabe e deixar que o acontecer da vida faça sua parte. Não podemos ter a ilusão de controlarmos tudo, mas não podemos abrir mão do nosso poder de escolha, que nos aproxima de nossos sonhos, de nossos planos e da pessoa que queremos nos tornar. Uma das famosas frases da Mafalda, personagem das tirinhas de Quino, encaixa-se muito bem nesse contexto: “Justo a mim coube ser eu”.

Portanto, mesmo sem controle, mesmo em um mundo inóspito, podemos realizar a nossa Existência, fazendo escolhas cuidadosas da melhor forma possível, respeitando nossos limites, enfrentando os diversos “saltos no escuro” que a vida nos apresenta, construindo, assim, uma história que é a nossa, que nos confere uma identidade e nos convida a viver de forma mais plena e autêntica.

Postado em http://www.espacocuidar.com.br/psicologia/artigos/entre-o-familiar-e-o-desconhecido-a-angustia-da-existencia

Por ANNA PAULA RODRIGUES MARIANO 




-Psicoterapeuta existencial;
-Formação em Psicoterapia Fenomenológico Existencial pelo Centro de Psicoterapia Existencial;

-Aprimoramento e Aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar (INCOR-FMUSP E HSPM);e
-Atuação Clínica em Equipe Interdisciplinar e Desenvolvimento de Programas de Orientação Vocacional segundo Abordagem Fenomenológico Existencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário