sábado, 7 de dezembro de 2024

A formação continuada de professores como espaço de diálogo e construção coletiva


 Autora: Priscila Bombassei Amorim(*)

A formação continuada, enquanto processo dinâmico e intencional, constitui um pilar fundamental para a melhoria da qualidade do ensino. Ao proporcionar aos docentes oportunidades de aprimoramento constante, ela os habilita a acompanhar as transformações sociais e educacionais, adaptando suas práticas pedagógicas às demandas contemporâneas. Nesse contexto, a participação ativa dos professores nas discussões sobre seus próprios processos formativos emerge como um elemento crucial para a construção de trajetórias de aprendizagem significativas e alinhadas às necessidades da prática educativa.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, como marcos normativos da educação brasileira, oferecem subsídios essenciais para a organização e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. A formação continuada, ao se ancorar nesses documentos, possibilita aos professores aprofundarem seus conhecimentos sobre os princípios e as competências a serem desenvolvidas nos processos de ensino e aprendizagem. A Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica, exige dos professores uma formação específica que contemple as singularidades do desenvolvimento infantil, valorizando o brincar, a interação social e a exploração e conhecimento do mundo.

A participação ativa dos professores na construção de seus processos formativos, seja na definição de temáticas, na escolha de metodologias ou na avaliação dos resultados, contribui para a promoção de um ensino significativo e relevante. Ao se tornarem sujeitos ativos de suas próprias aprendizagens, os docentes desenvolvem um senso crítico e colaborativo, fundamental para a construção de uma comunidade escolar democrática e participativa. 

É preciso ressaltar, no entanto, que a implementação de processos de formação continuada que valorizem a participação dos professores enfrenta desafios como a falta de tempo, a sobrecarga de trabalho e a resistência a mudanças. No entanto, com o avanço das tecnologias digitais e o crescente reconhecimento da importância da formação continuada, é possível superar essas barreiras e construir um cenário em que todos os professores tenham acesso a oportunidades significativas de desenvolvimento profissional. E, para isso, são necessários fortes investimentos em políticas públicas para a formação continuada.

Em suma, a formação continuada, ao se configurar como um espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva de conhecimentos, contribui para a profissionalização docente e para a melhoria da qualidade do ensino. Ao valorizar a voz dos professores e promover a articulação entre a teoria e a prática, é possível construir processos formativos relevantes e eficazes, que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças e para a construção de uma sociedade justa e equitativa.

*PRISCILA BOMBASSEI AMORIM

-Pedagoga graduada pela USCS- Universidade Municipal De São Caetano do Sul (2017);


-Pós-graduação em:

  • Gestão Escolar e Supervisão de Ensino (Faculdade Unina, 2024);
  • Coordenação Pedagógica (Faculdade Unina, 2023); e
  • Educação Infantil na Abordagem Reggio Emília (Faculdade Unina, 2021). 

-Atuação nas áreas de Formação de educadores e Gestão Escolar, na Educação Infantil.

Telefone para contato: (11) 99336 8045

Instagram: @pbombassei3

LinkedIn:https://www.linkedin.com/in/priscila-bombassei-amorim-ab4565244?utm_source=share&utm_campaign=share_via&utm_content=profile&utm_medium=android_app

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário