sábado, 12 de novembro de 2016

Casca de Ovo



Autora: Jacqueline Caixeta (*)
Ultimamente tenho deparado com algumas situações que provocaram as reflexões que, espero, irão incomodá-los neste texto. Confesso desde já que, também como mãe e educadora sinto-me extremamente incomodada e culpada. Pessoas adolescentes e até adultas estão mostrando-se imaturas, despreparadas para a vida. Absurdo? Exagero meu? Ah, então vejam apenas alguns exemplos.

Época de provas, trabalhos; adolescentes se desmancham em choros, as dores surgem instantaneamente, desabam literalmente e se desesperam quando se veem diante do trabalho de cumprir tarefas, assumir compromissos, atuar com responsabilidade. E o que fazem os pais?

Justificam as atitudes dos filhos, morrem de pena e alguns até choram e adoecem juntos. Num ato de proteção, só faltam carregar os filhos no colo e fazer por eles e para eles suas provas e trabalhos. Eles “crescem” um pouco mais e caem de paraquedas no famoso “mercado de trabalho” e…, bem, aí são os chefes que são sempre muito exigentes, que impõem horários, metas, cobram resultados, eficiência, etc. E nossos jovens adultos… hum… esses continuam com as mesmas atitudes de quando eram adolescentes. Alguns pais ainda interferem e se apresentam aos patrões “justificando” (novamente) as falhas dos filhos e lógico, culpando terceiros. Outros, aprenderam direitinho com seus pais e se justificam, culpando também o “mundo a sua volta”, fazendo-se únicas vítimas do sistema. “Crescem” um pouco mais e continuam agindo como se responsabilidade e compromisso fossem “coisas” criadas para lhes fazer sofrer. Casam-se, brincam de construir famílias. O resultado, bem, o resultado é só voltarmos ao início deste texto. Esses “adultos” com suas atitudes parecem que são feitos de “casca de ovo”, quebram-se com uma espantosa facilidade. São extremamente sensíveis, delicados, frágeis. Por menor que seja o desafio não o suportam.

Coloquei-lhes o que vem me incomodando, esse “bando” de “cascas de ovo” não enfrentando a vida, recusando-se a crescer. Bem, como sou boazinha, acho que tenho a solução! E ela se encontra em atitudes que muitos acreditam possíveis: ensinar e cobrar compromissos e responsabilidades ainda quando os filhos são pequenos. Para não ter filhos “casca de ovo” basta, na infância, proporcionar-lhes aprender que a vida têm compromissos e responsabilidades, deixá-los experimentar frustrações para que, com elas, eles cresçam fortalecidos. É não poupar-lhes o ‘não’ e permitir-lhes que sofram as consequências de seus atos. Estou sendo cruel com pequenas criaturas? Não. Estou brigando bravamente para que nossas crianças cresçam com um “casco” mais duro, que aprendam desde pequenos que a vida não é cor de rosa sempre, que nosso desejo pode não ser atendido, que no mundo existem milhares de pessoas que também têm seus desejos, enfim, se é na infância que a “terra é fofa e fértil” para semearmos sabores e valores, porque não começarmos a ensinar-lhes a viver de verdade? Vamos cuidar para que nossas crianças aprendam nos braços da infância que a vida é feita de desafios, compromissos, regras, limites, dores, para que cresçam saudáveis e não virem adultos “casca de ovo”.

POR JACQUELINE CAIXETA FIGUEIREDO

-Pedagoga;
-Autora de material didático;
-MBA em gestão estratégica de pessoas;
-Pós graduada em:
 -Psicopedagogia;
  -Alfabetização e construção de pensamento e
   -Inclusão escolar;
-Especialista em alfabetização e inclusão;
-Palestrante na área de educação e -Diretora Pedagógica na Colégio São Miguel Arcanjo do Sistema Escolápio de Educação

Um comentário:

  1. Perfeito!! concordo em numero, gênero e grau!!
    Parabéns pelo texto ... também penso desa forma.
    Nossa geração tinha que "se virar nos trinta".

    ResponderExcluir