sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A educação no Brasil real






Como sempre,os meus textos são singelos e de fácil compreensão. Esse tema Educação no Brasil real se tornou político e, onde há política, não há  soluções.

O Brasil carece de um conceito que falta em tudo o que fazemos ou sonhamos, que eu chamaria de "CONCRETISMO".

Concretismo  seria algo salutar em nossos pensamentos, onde as LEIS, as OBRAS, os PROJETOS e, inclusive, a EDUCAÇÃO tivessem ideias e ideais concretos e realizáveis .

Educar uma nação é algo que demanda tempo,  persistência e fidelidade a um projeto concreto e não político ideológico.

Hoje, no Brasil real, a Educação virou uma guerra, onde não existem vencedores.

Os PROFESSORES, os alunos, os pais, estão em choque e se inimizaram em função da manipulação política dos espertalhões que usam este tema para vender ilusões,ganhar dinheiro, se elegerem e reelegerem sem que nada de concreto e alcançável seja feito.

Não importa o quanto de dinheiro injetamos nesse tema, que jamais alcançaremos a plenitude concreta de nossos objetivos. 

Nossos PROFESSORES,  com raras exceções, se desestimularam e muitos deixaram se influenciar por sindicatos manipulados por mentes criminosas e  por partidos políticos que os querem apenas como massa de manobra.

Nossos alunos, principalmente esta última geração,  a qual lhes demos tudo para cobrir nossas angustias do passado, onde é só chorar e ganham de chupeta a celulares Não tem mais respeito pelo PROFESSOR,pelos pais, por outros alunos e, principalmente, perderam o respeito por si e pelo seu corpo.

Alguns pais retiraram a autoridade do PROFESSOR em sala de aula, alguns PROFESSORES perderam a autoridade em salas de aula.

Para alguns pais é comodo mandar seus filhos para a escola, pseudo educar e alimentar seus espíritos.

Como estão vendo, o choque de interesses coaduna com a esperteza dos candidatos que em campanhas fazem da educação um oásis de redenção humana em que o tempo passa, o tempo voa e as coisas nem sempre ficam numa boa.

Comparar nosso país, Brasil, com outros  me deixa com algumas  indagações:

O problema da educação  é o dinheiro? 
É o PROFESSOR?
É  o aluno?

Em um país, onde o aluno não quer nada, o PROFESSOR quer metade e o político quer o dinheiro para  se manter no poder quando teremos uma consciência CONCRETA DE AÇÕES?

Continuo em outros...

Por ÁLVARO MARCOS SANTOS












-Microempresário na área da prestação de serviços e
-Autodidata formado pela Faculdade da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário