sábado, 17 de dezembro de 2022

TDAH virou moda?


 Autora: Márcia de Carvalho(*)


Fonte da imagem: Pinterest

Hoje em dia, em todas as escolas, consultórios de psicopedagogos, psicólogos, neurologistas e em clínicas especializadas tem surgido cada vez mais crianças com indicação de TDAH, sigla conhecida para o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Na verdade, há alguns séculos médicos, cientistas e estudiosos começaram a estudar o comportamento de muitas pessoas e chegaram a diversas conclusões que cada uma tinha um nível diferente de atenção, ou seja, um nível diferente de desatenção patológica.

Essa desatenção foi demonstrada em diferentes lugares, como em livros, HQs, filmes e desenhos de forma, muitas vezes engraçadas e divertidas, mas quem convive com pessoas com este transtorno sabe que as coisas não são desta forma. Muitas crianças com TDAH tem muitas dificuldades não só de atenção, mas inquietações no qual não conseguem controlar fisicamente e psicologicamente, dificultando os relacionamentos, ao pertencimento a um grupo específico de pessoas e em outros casos, desenvolvem problemas de saúde emocional como em muitos casos de depressão.

George Frederic Still (1868 – 1941), pediatra britânico, provou em seus estudos que a falta de controle no comportamento não era só uma questão presente nas crianças com deficiência, mas sim em muitas crianças, em sua maioria do sexo masculino, que apresentavam ações imediatistas, impulsivas e incapacidade de sustentar a atenção por certo tempo, isso baseado nas reclamações de pais e professores.

Muitas questões estudadas por Still, chamadas por ele na época de "deficiência do controle moral" são usadas como critério para o diagnóstico de TOD (Transtorno desafiador de oposição), transtorno de personalidade antissocial e transtorno de aprendizagem, tendo isso, como ponto de partida, os estudos dos danos no cérebro até chegar no conceito de TDAH.

Ao longo dessas pesquisas e estudos, puderam enfim chegar a conclusão que fatores de riscos sociais, de aprendizagem e alimentação, pode ser tratado, porém de forma multidisciplinar com terapias, orientações e tratamentos com medicações onde o objetivo é gerenciar e promover sintomas e comportamentos positivos.

Muitos especialistas afirmam que a medicação trabalha apenas em nível para regular o cérebro, mas deve ser associado as terapias para estruturação das atividades cotidianas, estabelecendo rotinas, o aumento da atenção e os reforços de elogios e comportamento positivo, estabelecendo expectativas claras, principalmente nos casos de crianças, mas também necessitam de maior atenção e participação dos pais e professores.

Como se trata de estudos aprofundados aos longos desses anos, muitos adultos hoje procuram soluções para a falta de atenção no estudo e no trabalho, que ao longo da vida não foi observado de forma adequada pelos pais, professores ou por profissionais especializados, dificultando assim a um diagnóstico efetivo e melhoria na convivência social e no aprendizado ao longo da vida.

Esses casos começaram a aumentar consideravelmente nos anos 90 devido ao avanço da medicina, com mais eficiência e com maiores observações de pais e professores com o surgimento de mais casos de crianças com TDAH, aumentando assim, paralelamente a fabricação de medicamentos mais eficazes, levando os médicos as conclusões que a maioria dos casos são apontados por ligações genéticas, quando descoberto que irmãos e pais possuem o mesmo distúrbio.

Os fatores que envolvem no desenvolvimento deste transtorno podem ser os mais diversos, assim como a genética mencionado anteriormente, o meio ambiente em que a criança vive, exposição ao chumbo e problemas no sistema nervoso central.

Pesquisas atuais apontam que 60% dos adultos podem possuir TDAH, tornando-se pessoas e profissionais com dificuldades em organização, planejamento e disciplina, principalmente grande dificuldade em determinar atividades que são ou não são prioridades, muito estresse ao assumir compromissos, medo de não dar conta nas atividades diárias, causando problemas no trabalho, nos estudos e nos relacionamentos interpessoais no seu dia a dia.

O TDAH por ser considerado um distúrbio neurológico complexo é descrito como uma dificuldade que afeta e compromete o desenvolvimento de funções ligadas as operações complexas, sendo uma condição crônica, comprometendo toda a vida até a fase adulta, incluindo a dificuldade de atenção em todos ambientes, comportamento impulsivo e hiperatividade, podendo ser apresentada de forma distinta ou combinação de ambas como a desatenção e hiperatividade-impulsividade, dificuldade em ficar parado, controlar comportamentos, distração e impaciência ou também o TDAH combinado que é a junção de todas as dificuldades e sintomas mencionados anteriormente.

Também foi comprovado que a má nutrição e hábitos alimentares não causam TDAH, mas as mudanças nutricionais podem fazer muita diferença em muitos pacientes, pois alimentando o seu corpo de forma adequada, este terá correlação ao funcionamento mais eficaz do cérebro, afetando a cognição, humor, a atenção e até o sono.

Em muitos dos casos há, na maioria das vezes a necessidade de suplementos, vitaminas e ervas que podem diminuir os sintomas, assim como estudos comprovam que as atividades físicas também fortalecem o cérebro tornando o tratamento mais eficaz estimulando os neurotransmissores, que ocorrem de forma escassa em pessoas com TDAH que nem sempre conseguem manter a atenção e as informações, pois as mesmas são sequestradas.

Existe hoje várias atividades e terapias que treinam o cérebro para melhorar a capacidade de memória permitindo maior atenção, resistência as distrações e controle das emoções, levando a pessoa a aprender mais e com maior qualidade.

O importante é sempre entender que somente médicos são habilitados e podem diagnosticar doenças, tratamentos e receitar medicamentos.

*MÁRCIA DE CARVALHO




 







-Pedagoga graduada  pela Universidade do Grande ABC, Santo André, SP (2001);

-Especialista em Ensino Fundamental, problemas de aprendizagem, com Especialização em Moderna Educação: Metodologias, tendências e foco no aluno pela Universidade PUC do Rio Grande do Sul(2019);

-Especialização em Novas Metodologias pela PUC/SP(2020); 

-Especialização e em Psicopedagogia e Neuroeducação pela faculdade Descomplica  (2020) e

-Professora há 24 anos, lecionando em colégios renomados na educação básica e há 8 anos no ensino público do Município de São Paulo.

Nota do Editor:

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