domingo, 29 de maio de 2016

Pais e filhos: valores e comportamentos


No dia em que fui convidada a escrever neste blog na sessão Comportamento, me deparei com uma situação instigante, que acredito ser pertinente à seção e que ecoou profundamente em minhas reflexões.

Era colação de grau de minha sobrinha/afilhada, e como tal, não poderia deixar de comparecer. Foi um dia, ou melhor, uma tarde bastante tumultuada porque chovera muito e os alagamentos se espalharam por várias regiões de São Paulo. Resultado: houve um grande atraso para iniciar o evento, devido à dificuldade que os componentes da mesa solene tiveram para chegar.

Pois bem, mesa composta, todos os formandos preparados e se inicia a cerimônia. É solicitado que todos fiquem de pé e aplaudam os alunos que vão tomando seus devidos lugares, e enfatizado: “pedimos que aplaudam todos os alunos, não só seus filhos, por favor”, e assim foi pelo menos nos quinze primeiros alunos que adentraram o ambiente, e o fenômeno, ao qual chamo a atenção de todos a refletir comigo, começou a acontecer. À medida que o aluno ia passando e recebendo os aplausos, a respectiva família se sentava e não aplaudia mais ninguém. As hipóteses começaram a “pipocar” em minha cabeça, e mantive a posição firme de continuar aplaudindo a cada um que passava, independente de eu o conhecer ou não, pois ao meu ver, todos, sem exceção estavam lá fechando um ciclo de suas vidas e merecia o meu reconhecimento enquanto cidadã, ser humano e participante do evento. A última formanda que entrou recebeu as minhas palmas, das pessoas que estavam comigo (minha mãe e meus irmãos) e de sua família apenas.

No meio da cerimônia já pude ouvir alguns pais reclamarem da demora e perceber a impaciência de outros. Ao iniciarem a entrega dos canudos, mais uma vez foi solicitada à platéia que aplaudissem a todos e mais uma vez, o fenômeno que denominei “fenômeno do individualismo” ocorreu. Porém dessa vez, além de não aplaudirem, ao passo que iam pegando o canudo, muitos pais chamavam o filho para irem embora e, mesmo com a orientação e solicitação para que permanecessem até o final da cerimônia, muitos continuavam a sair. Após, o evento foi finalizado, algumas poucas pessoas ainda ficaram por ali tirando fotos e depois todos foram para suas casas, inclusive eu, com a cabeça fervilhando pelo que havia acabado de presenciar: uma parte das relações humanas.

Não estou aqui defendendo, tampouco julgando ninguém, muito pelo contrário, gostaria que esse texto percorresse um número considerável de pessoas para assim causar-lhes uma reflexão e por que não dizer uma disseminação de idéias. Estamos a todo o momento criticando o governo, o patrão, o professor, o vizinho, o colega de trabalho, enfim. Mas será que paramos para olhar para nós mesmos, perceber nosso comportamento e considerar a mensagem que estamos passando para o mundo e principalmente para aquelas pessoas que vêem em nós o modelo a ser seguido? Acredito que os pais que perceberam o seu filho ser aplaudido por outros, ficaram satisfeitos, gostaram. Então por que não aplaudir o próximo também? Por que passar ao filho a mensagem de que ele, somente ele, tem importância na sociedade se sabemos que isso não é verdade e que além de contaminar todo o grupo, ele também terá que arcar com prejuízos provenientes dessa maneira individualista e mesquinha de se pensar? 

Não somos únicos nesse planeta chamado Terra. Somos sim, o único animal que embora tenha inteligência, é marcado pela dependência do outro. O bebê sem os cuidados maternos padece, a criança necessita de um contexto social para seu desenvolvimento e este se faz indispensável em todas as fases de nossa vida. Estamos sempre precisando do outro por isso acredito que é imprescindível que valorizemos essa figura, e ensinemos isso às nossas crianças. 

O estilo de vida que levamos hoje influencia muito nossas relações, mas penso também que perdemos muito com essa nova configuração, antigamente (não tão antigamente assim, porque me refiro à minha infância...rsrs) brincávamos na rua, as pessoas se olhavam nos olhos para conversar, havia uma troca verdadeira, reciprocidade. Sinto que estamos perdendo isso a cada dia, estamos empobrecendo como seres humanos, enfraquecendo valores, perdendo o rumo. Porém, não podemos desanimar e deixar o barco afundar.

Para finalizar, convido a todos para refletirem sobre esta questão: o que vocês estão fazendo pelos seus filhos, qual modelo tem sido adotado no processo educacional, como tem sido o relacionamento de vocês? E concluo com a famosa frase de Clint Eastwood: “Todo mundo fala sobre como deixar um planeta melhor para os nossos filhos. Na verdade, deveríamos tentar deixar filhos melhores para o nosso planeta.”

Muito obrigada! Grande abraço e até a próxima oportunidade.

Por
SUELI DONISETI DOS SANTOS





















-Psicóloga Clínica;
-Graduada pela Universidade Cruzeiro do Sul, 
Especialista em Neuropsicologia com formação em Reabilitação Cognitiva, pelo Núcleo de Estudos Dr. Fernando Gomes Pinto em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa;
-Atua na Psicologia Clínica, sob a abordagem Cognitivo-Comportamental e 
-Atualmente faz parte da equipe da Clínica de Psicologia Espaçopsi, situada no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo;
-Atende crianças adolescentes e adultos e realiza avaliação psicológica

Tem a clínica como fonte inesgotável de aprendizado e a busca pela compreensão da alma humana como norte para estudos, pesquisas e reflexões.

8 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, fazia algum tempo que não lia algo tão bom. Concordo plenamente com tudo que foi dito, muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Realmente são pouco os pais que estão preocupados em tornar os filhos cidadãos éticos e empaticos, mas todos querem que seus filhos sejam tratados com respeito e compreensão. Parabéns, além do texto está muito bem escrito o assunto foi conduzido de maneira a nos levar a reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Sueli,Também fico indignada ao constatar,que nossa sociedade abandonou os valores de civilidade.Cidadania como a capacidade de ser Solidário,gentil,Educado.Nosso país retrocedeu a barbárie,alimentado pelo PT,partido que se transformou em Máfia.Nosso povo não tem a capacidade de entender o que é um ato Solene,muito menos sabem como se comportar,falta: Respeito e Honra.Parabéns pelo tema muito bem abordado.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Sueli, artigo rico em i formações e fácil compreensão, muito bom

    ResponderExcluir