sábado, 28 de maio de 2016

Política e Educação em São Paulo (nos últimos 50 anos)


Visando fazer um paralelo ou até mesmo uma junção, do sistema políticos e educacionais no Estado de São Paulo, nos últimos 50 anos, serei ao mesmo tempo superficial em minha análise, mas elencando e evidenciando como andaram esses dois setores na nossa sociedade. 

Politicamente, podemos verificar que o Governo do Estado de São Paulo nos últimos 50 anos, pertenceu apenas à três partidos, pois temos em sequencia, iniciando em 1966, a ARENA (16 anos), logo depois o PMDB (12 anos) e se perpetuando no poder o PSDB (22 anos), que chegará a 24 anos, até o final do mandato de Geraldo Alckmin, esse senhor que sozinho conseguirá atingir a marca de 10 anos no poder como Governador do Estado.

Vale a pena citar, como fator de curiosidade, espanto e reflexão alguns dos governadores nesses 50 anos: Paulo Maluf (rouba, mas faz), José Maria Marin (retirado da presidência da CBF e preso), Antonio Fleury (mandante do Massacre do Carandiru), José Serra (participante ativo da “privataria tucana”) e o já citado Alckmin (o da merenda).

Seguindo paralelamente essa linha cronológica, temos na área educacional, primeiramente um sistema regido pela Ditadura Militar, e aqui vem de mim uma forte indignação, quando ouço na sala dos professores,de alguns “companheiros” que a educação neste período citado era a verdadeira educação. Justificando minha indignação, me pergunto se realmente o sistema educacional na Ditadura Militar, era a verdadeira educação, como pode ela ter gerado uma sociedade atual e adulta tão “medíocre”?

Continuando, estamos agora nos anos 80, onde o sistema educacional é “transferido”, para as mãos do PMDB, que serviu apenas como transição da Ditadura até os anos 90, e mais uma vez o sistema educacional é “transferido” para as mãos do PSDB, e nesse momento me vem a mente e cito uma frase do genial Darcy Ribeiro: “O fracasso da educação é o projeto governamental mais bem sucedido”. 

Chegando ao final de 2015, eu como parte efetiva da educação, e sendo um elemento vivo e participativo na Ocupação da Escola Estadual Diadema (onde leciono), venho aqui citar em poucas linhas, o quão positivo foi essa atitude dos Alunos, pois além de darem um freio em mais um dos absurdos “projetos governamentais”, chamado de “Reorganização Escolar”, gerou a queda mais do que justa do incompetente Secretário da Educação.

Agora já em 2016, posso finalmente redigir linhas recheadas de alegria, orgulho e esperança, pois vejo claramente que a luta dos Jovens Alunos Secundaristas não cessou (isso não se resume apenas as Ocupações). Sabe-se agora que essa luta é baseada na democracia, na prevenção de demandas arbitrárias por parte do governo, e na total consciência do conhecimento dos verdadeiros “inimigos”, (mídia vendida, professores reacionários e o próprio PSDB).

Finalizo, me sentindo realizado pois desde o início exercendo o papel de docente, sabia que era apenas com eles, (ALUNOS) que eu poderia contar.

Por GERALDO JOSÉ DE ALMEIDA JUNIOR










-Licenciatura plena em História pela Universidade do Grande ABC
-Professor na:

  - Rede Estadual de ensino do Estado de São Paulo - História e Geografia;
  - ETEC na área de humanas ( História, Filosofia, Sociologia e Ética);
-Organizador de projetos sociais no curso de Orientação Comunitária; e
-Educador de questões sociais na F.A.M.A (Faculdade Aberta da Maturidade Ativa)

11 comentários:

  1. Realmente, a educação sempre passando de mãos em mãos e nunca sendo valorizada, e agora os alunos tendo que lutar pelos direitos de estudar. Parabéns pelo artigo Geraldo.

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    1. Oi Fernando, obrigado pela leitura.
      Realmente essa participaçâo dos alunos é altamente participativa.

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    2. Oi Fernando, obrigado pela leitura.
      Realmente essa participação dos alunos é altamente positiva e tem pra mim um significado real de mudanças.

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    3. Infelizmente vivemos num estado que é governado por um cara que não está nem aí pra educação, e pior que é o estado mais rico do país!

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  2. Ótima reflexão Geraldo, realmente a educação no Estado de São Paulo nunca foi feita e pensada como algo que pudesse transformar a vida dos alunos e promover uma transformação social capaz de diminuir as desigualdades que dilaceram nossa juventude, essa que agora toma pra si a luta por dias melhores.

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    1. Oi meu amigo (a), obrigado pela leitura. Acredito com essa postura dos alunos muitos professores possam começar a refletir sobre suas posturas, principalmente serem apenas transmissores das arbitrariedades do governo.

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  3. Parabéns pelo belo artigo...
    De fato, mostrou exatamente o que está acontecendo com a educação no Brasil. Infelizmente as coisas tendem a piorar.
    E quando esse momento chegar (irei usar a sua frase) "É com os alunos que poderemis contar".

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  4. Temos muito que melhorar em termos de educação,principalmente,na minha opiniao, tudo começa com o fim da doutrinação ideológica nas escolas. Vejo a reorganização do Governo de SP um projeto sério, bem fundamentado e necessário. Lamento a atitude de ocupação como tem sido feita na maioria das escolas. Com todo respeito ao senhor. Na minha visão, na maioria das ocupacoes fica clara a atuação de sindicatos usando os alunos como massa de manobra.

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  5. Ótimo artigo consegue evidenciar a maneira a qual o governo do estado trata a educação é lindo ver que você conta com os alunos nessa luta diária, aonde eu escrevo como um ex aluno que graça aos seus ensinamentos tenho varias conquistas em minha vida. É bom ver o seu exmplo de vida dizendo que conta contigo.

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    1. Fala moleque, você pra mim é a maior prova viva, que é com os alunos e somente com eles que eu posso contar.
      Obrigado pelo carinho, pelo respeito...
      Tamo junto!! Beijos

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  6. Oi Marilsa, obrigado pela leitura.
    A "reorganização escolar" do Governo de São Paulo, que foi "barrado" pelas ocupações em 2015, está em total andamento em 2016, só que agora com o nome de "Reorganização Silenciosa" pois nesse ano ja foram fechadas mais de 1.200 salas de aula no Estado, e não consigo ver algo de positivo nessa atitude.

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