sábado, 24 de agosto de 2019

Metodologias Ativas: Isso é Novo?



Autora: Adriana Soeiro(*)


De acordo com Araujo (2015), "entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, que se configurou a metodologia ativa no âmbito do movimento da Escola Nova, a qual provocará uma significativa inflexão entre a teoria e a prática". Estas estão fundadas na experiência sob o signo de Pedagogia Científica inaugurada por Herbart. 

O movimento "Escola Nova" surgiu na Inglaterra, por intermédio da New School em 1889, de onde se disseminou para o continente europeu, com diferenciadas propostas afeitas a construir uma comunidade escolar livre, ou seja, a educação no campo, "a escola de humanidade", a coeducação; eram também concebidas como inovadoras e experimentais, e tinham como perspectiva finalidades educacionais que viessem a superar as escolas tradicionais. 

No Brasil, a metodologia educacional, que propõe ensinar por meio de projetos foi apresentada, inicialmente, por John Dewey e chegou ao Brasil nas traduções de Anísio Teixeira na década de 1930, no início do movimento denominado Escola Nova. Num momento em que se busca direcionar o foco para o aluno, as ideias de Dewey continuam atuais, pois consideram aspectos como necessidades e experiências vivenciadas, num contexto de valorização da motivação para aprender e da efetividade do aprender na prática. 

Trata-se de uma forma de promover o aprendizado sob orientação ou tutoria de um professor, a partir de um problema habilmente colocado. Aprendizagem baseada em projeto é uma abordagem pedagógica de caráter dinâmico, que enfatiza a ação do estudante frente ao conhecimento e tem foco no desenvolvimento de competências e habilidades. Assenta-se sobre a aprendizagem colaborativa e a interdisciplinaridade. Ou seja, constitui uma metodologia de ensino na qual um tema é escolhido para exploração, e, a partir deste, diversos outros são elencados e estudados no sentido de explorar a temática sob uma ou várias óticas disciplinares. 

A abordagem de PBL – project based learning pode ser vista como uma estratégia didático-pedagógica centrada no aluno, apoiada em pressupostos construtivistas que pregam que o conhecimento é por ele construído, especialmente quando há engajamento. O PBL coloca aos alunos a oportunidade não apenas de aprender o conteúdo, mas também de produzir conhecimento de forma contextualizada, cooperativa e prática. Em geral, a terminologia "aprendizagem baseada em projeto" é aplicada a modalidades em que há um produto tangível como resultado. 

O Buck Institute for Education, a aprendizagem por meio de projetos pode ser definida como um método sistemático de aprendizagem que envolve os alunos na aquisição de conhecimentos e habilidades, por intermédio de um processo investigativo e estruturado em torno de questões complexas e autênticas, que culminarão na apresentação de um produto final relevante, que demonstre a aplicabilidade das teorias e conteúdos pesquisados. 

Segundo Moran (2012), vivemos um momento diferenciado do ponto de vista do ensinar e aprender. Aprendemos de várias formas: em redes, sozinhos, por intercâmbios, em grupos etc. Para ele, essa liberdade de tempo e de espaço em processos de aprendizagem configura um novo cenário educacional onde várias situações de aprendizagem são possíveis com a ajuda das Metodologias Ativas - MAs ou Metodologias Inovadoras – MIs. Behrens e José (2011) complementam: "a observação de condições e circunstâncias não basta, é preciso acrescentar a significação que se atribui" para as atividades realizadas. 

Embora a ideia não seja nova e até então não tenha nos rendido resultados melhores, surgem nesse cenário novas estratégias e recursos tecnológicos, que estão sendo utilizados como ferramentas para as metodologias ativas: gameficação e metaverso, simuladores virtuais, realidade aumentada e outros recursos inicialmente destinados à modalidade a distância, que migram para a modalidade presencial. 

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais. Este é um espaço coletivo e virtual compartilhado, que tende a extrapolar os limites de simulação do real e é utilizado para descrever os ambientes imersivos 3D, onde os humanos interagem por intermédio de avatares em diversos contextos de ordem social, educacional e econômico. 

Segundo Schlemmer e Backes (2008), a ideia de metaverso, embora descrita com outros termos, surge em 1984, no Neuromance de William Gibson. Entretanto, o termo metaverso, em si, foi criado pelo escritor Neal Stephenson[1], no romance intitulado Snow Crash, também publicado como "Samurai, nome de código" no Brasil em 1992. 

O autor do romance Snow Crash enfatiza que o metaverso tem caráter real, bem como utilidade real pública e privada, pois se trata de uma ampliação do espaço real do mundo físico dentro de um espaço virtual na internet, oportunizando a experienciação numa rede integrante da “inteligência coletiva”, os quais acabam por consolidar o processo social de aquisição de conhecimento, integrante das metodologias ativas. 

Atualmente, existem diversas obras do gênero narrativas digitais, dentre elas "Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço" de Janet H. Murray. Em seu título, existe a fusão da obra de Shakespeare e o Holodeck, retirado da série Start Trek, na qual os passageiros da nave passam momentos de socialização e recreação em uma sala, que possui projeções computacionais, temporariamente materializados fisicamente, onde é possível simular situações reais. Estamos longe de materializarmos um Holodeck, no entanto este pode ser transposto para o Metaverso e, também, fazer parte das metodologias ativas. 

São inúmeras as possibilidades de materialização e interação, que podem progredir para a aprendizagem efetiva. Basta, no entanto, que haja recursos financeiros disponíveis aplicados no lugar certo: Educação Básica, mas isso é assunto para outro artigo. 

Referências: 

ARAUJO, José Carlos Souza Araujo. Fundamentos da Metodologia de Ensino Ativa (1890-1931) – UNIUBE/UFU 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis; 
BACKES, L.; SCHLEMMER, E. Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 24, p. 519-532, maio/ago. 2008. Disponível em: file:///C:/Users/Adriana/Downloads/dialogo-2038%20(3).pdf Acessado em dezembro de 2016; 
BEHRENS, M. A.; JOSÉ E. M. A. Aprendizagem por projetos e os Contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 77-96 - jan./jun. 2001; 
JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Tradução Patrícia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014;
MORAN, José. O que é Educação a Distância? 2012. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf Acessado em maio 2016 
[1] http://www.nealstephenson.com Acessado em maio de 2019.

*ADRIANA SOEIRO

-Graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Cidade de São Paulo (1989); 
-Graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Guarulhos (1991);
-Mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2012);  e 
-Doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2017). 
-Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, tecnologias, linguagens, aprendizagem na era digital, educação em rede e inglês . 
-Atualmente é professora de ensino superior da Faculdade SESI e Gestora e EaD na Universidade Braz Cubas;

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. Parabéns minha mestra eterna
    Você é brilhante e inteligente demais. Beijos

    ResponderExcluir