sábado, 10 de novembro de 2018

Relato de uma Professora


Toda vez em que avalio minha prática pedagógica, há sempre o que mudar na busca pela melhoria do processo ensino aprendizagem, levando muito em consideração a interação interpessoal com o alunado. Pois não basta apenas repassar de forma fria e impessoal o conteúdo que está programado, tem que ser levado em conta o cidadão, o humano que está sendo formado e principalmente, o homem que queremos deixar para tomar conta do mundo. 

Recordo com certa vaidade, de um aluno meu da sexta série do Ensino Fundamental, manterei seu nome em segredo para preservá-lo, que tinha o hábito de roer unhas. Independente do conteúdo que eu ministrava na ocasião, cheguei a sala de aula falando de higiene corporal e dos cuidados que devemos ter com as unhas e o que levamos a boca, e perguntei se alguém roía a unha naquela sala. Logo ele se acusou, sem titubear fiz um acordo com ele, disse que se caso ele parasse de roer eu lhe daria um presente. Ele aceitou. Dois meses depois entro em sala e os colegas dele me esperam na entrada da escola para dizerem que havia uma surpresa pra mim. Ao chegar à sala ele me mostrou as unhas grandes, logo eu lhe dei os parabéns e disse que ele seria um grande homem, pois demonstrava força de vontade e honrava sua palavra. 

No dia seguinte dei a ele o presente, que era um cortador de unhas. Uma semana depois seus pais vieram a meu encontro, agradecer pela ajuda. Pois já haviam tentado muitas vezes fazê-lo parar de roê-las. 

Esse tipo de relação entre professor e aluno é importante ocorrer para que objetivos de criar uma nova consciência seja alcançado ainda que de forma parcial e lenta. Porém não devemos esquecer que não somos super-heróis, mas sim heróis possíveis e mortais uma vez que servimos de exemplo e aliados na formação de opiniões. 

POR DANIELA TORRES


  










-Licenciada Plena em Ciências Biológicas
CRBio-06 37139/6-D
-Telefone: (91) 9-8129-8990 / (91) 9-8897-9567 / (91) 9-9264-8270 / (91) 9-8451-6732
-E-MAIL: lelaorca@yahoo.com.br
-BLOG: http://lelaorca.blogspot.com
-TWITTER: @biodanitorres

9 comentários:

  1. Parabéns Dani por sua dedicação aos seus alunos, da forma que você realiza sua docencid com amor.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS pelas boas práticas em sala de aula. Essas são as atitudes que legitimam verdadeiros professores como vc.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professora Daniela, seu exemplo tem o poder de contagiar, positivamente, todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns querida pela diferença que faz na vida dos seus alunos.. grande abraço

    ResponderExcluir