sábado, 22 de outubro de 2022

Feliz Dia, tia!


 Autora:  Karla Oliveira (*)

- Tia, ele pegou meu lápis.

- Tia, é pra copiar?

- Tia, é a caneta ou a lápis?

- Tia, pula linha?

- Tia, ela puxou meu cabelo!

- Tia, ele me empurrou!

- Tia, sumiu minha borracha!

- Tia, quero fazer xixi!

- Tia, já fiz.

- Tia, ele xingou minha mãe!

- Tia, eu faltei ontem porque entrou água na nossa casa e perdemos tudo.

- Tia, ontem eu só comi o lanche da escola, porque em casa não tinha nada.

- Tia, minha mãe perdeu o emprego.

- Tia, quer salgadinho?

- Tia, meu pai chegou bêbado ontem e quebrou a casa toda.

- Tia, que página que ‘tá?

- Tia, depois que minha mãe morreu, eu nunca mais ouvi "eu te amo".

- Tia, pode usar caneta colorida nessa parte?

- Tia, eu não fiz o trabalho porque tive que vender balas ontem, pra ajudar minha mãe em casa.

- Tia, não ‘apaga, que eu ainda ‘tô no comecinho.

- Tia, meu pai não pode chegar perto de nossa casa, ‘pra não ser preso.

- Tia, ele jogou água em mim.

- Tia, minha mãe me bateu com cabo de vassoura.

- Tia, eu perdi meu livro.

- Tia, eu faltei, porque tive que ficar olhando meu irmãozinho pra minha mãe trabalhar.

- Tia, eu não quero ler.

- Tia, eu ganhei um cachorrinho.

- Tia, ela cortou meu cabelo.

- Tia, meu pai saiu da cadeia ontem.

- Tia, eu não sei ler.

- Tia, a polícia deu ‘batida na minha rua ontem e meu primo foi preso, mas já saiu.

- Tia, eu perdi dois reais.

- Tia, ‘toma uma bala.

- Tia, eu desenhei ‘pra você.

- Tia, eu atrasei porque fui levar meu irmãozinho na creche.

- Tia, meu gatinho morreu envenenado.

- Tia, eu bati nele porque ele me empurrou.

- Tia, eu faltei ontem porque ‘tava muito frio e a minha calça ‘tava molhada.

- Tia, esconderam minha mochila.

- Tia, eu ‘tô todo roxo, porque eu escorreguei e cai.

- Tia, eu esqueci minha blusa ontem, na escola.

- Tia, onde fica a praia?

- Tia, eu divido meu lanche com você.

- Tia, ela falou que meu cabelo é de bombril.

- Tia, eu não fiz a tarefa, porque meu cachorro comeu meu caderno.

- Tia, eu acho que ‘tô grávida.

- Tia, ele te chamou de bruxa.

- Tia, eu vou ter o quinto irmãozinho!

- Tia, ele me chamou de macaco.

- Tia, ele puxou a cadeira ‘pra eu cair.

- Tia, minha mãe mandou um pedaço de bolo ‘pra você.

 - Tia, alguém roubou meu boné.

- Tia, minha mãe não vai poder vir na reunião.

- Tia, posso apagar a lousa?

- Tia, eles me chamaram de baleia.

- Tia, posso levar seu material na outra sala?

- Tia, meu celular sumiu.

- Tia, não senta, porque eles passaram cola na sua cadeira.

- Tia, não grita, porque eu não sou surdo.

- Tia, eles estão jogando bolinha de papel com a caneta.

- Tia, eu ‘tô passando mal, porque comi demais.

- Tia, posso ser o primeiro da fila?

- Tia, pode ligar ‘pra minha mãe, porque ela não vai vir mesmo.

- Tia, eu vou vomitar.

- Tia, eu não quero falar.

- Tia, ela tá com piolho!

- Tia, posso ler o texto?

- Tia, eu não quero sentar junto com essa menina.

- Tia, eu ganhei um vídeo game novo.

- Tia, acho que ‘tô com febre, mas não tem ninguém ‘pra me buscar.

- Tia, eu não entendi.

- Tia, eu chutei a bola e quebrei a janela, sem querer.

- Tia, na minha casa moram oito pessoas e temos um quarto, uma cozinha e um banheiro.

- Tia, eu não ‘tô ouvindo nada.

- Tia, ‘olha meu piercing novo!

- Tia, eu não sei fazer.

- Tia, os meninos colocaram fogo na lata de lixo.

- Tia, cortaram a água lá de casa.

- Tia, eu quero fazer sozinho.

- Tia, me dá um presente?

- Tia, você trabalha ou só dá aula?

- Tia, o que você achou do meu cabelo azul?

- Tia, eu não venho amanhã, porque minha mãe não gosta que eu participe de Dia das Bruxas.

- Tia, eu esqueci de dar o bilhete da reunião ‘pra minha mãe.

- Tia, ninguém quer sentar comigo.

- Tia, minha mãe falou que não tem tempo de vir aqui, porque ela trabalha.

- Tia, você é linda.

- Tia, posso sentar na primeira carteira?

- Tia, eu posso fazer o cartão do Dia dos Pais 'pro meu 'vô?

- Tia, eu esqueci de trazer o boletim assinado.

- Tia, olha minha maquiagem.

- Tia, você vai vir amanhã?

- Tia, ele colocou o pé na frente ‘pra eu cair, eu bati a cara no chão e quebrou 'meu óculos.

- Tia, eu não vou sair aqui do fundo.

- Tia, grudaram chiclete no meu cabelo.

- Tia, arrebentou meu chinelo e eu não tenho outro.

- Tia, eu ganhei um celular novo.

- Tia, eu trouxe uma flor pra você, mas murchou.

- Tia, por que você não falta?

- Tia, 'cê tá grávida?

- Tia, eu te odeio.

- Tia, ‘cê ‘tá chorando?

- Tia, tia... eu te amo.


* KARLA REIS MARTINS DE OLIVEIRA

 -Graduação em Letras (Português e Inglês) pela UINIFATEA (2004);

- Pós-graduada  em:

  - Estudos Literários pela UNIFATEA (2008)

  -Gestão Escolar pela UNIFATEA (2012);

   -Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FACON (2018)

    -Supervisão Escolar pela Faculdade São Luís (2019) e 

-Diretora da Escola Estadual Programa Ensino Integral Professor Aroldo Azevedo, em Lorena/SP;

 - E-mail: karla.oliveira@educacao.sp.gov.br

- Twitter: @karla_martins18

- Currículo Lattes: 

http://lattes.cnpq.br/2680839596619365

- ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4373-690


Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

76 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que consegui tocar o coração...

      Excluir
    2. Achei um texto muito forte e emocionante, bem a realidade. Ameiiiii

      Excluir
    3. Muito bom, bela homenagem!

      Excluir
    4. Achei muito forte, lindo e emocionante, bem dentro da realidade. Ameiiiii

      Excluir
    5. Adorei! Retratou bem o relacionamento entre professor e aluno!

      Excluir
  2. Nossa forte difícil conter as lagrimas, mas graças a Deus essa crianças tem vc Karlinha como anjo na vida deles vc é completamente maravilhosa orgulho de vc e a sorte e toda nossa de termos vc te amo...

    ResponderExcluir
  3. Apesar de do "Tia" receber algumas críticas na relação pedagógica, eu achei o texto interessante. Ao se relacionar com a sua professora como tia, a criança vai criando laços de confiança e aos poucos começa fazer revelações surpreendentes, da sua vida pessoal, familiar, social e socioemocional. Talvez se não existisse a relação de tia, algumas violências sofridas pelas crianças não fossem reveladas, que o carinho pela professora não seria revelado. O vínculo entre professora e aluno pode revelar muitas surpresas. Gostei muito do texto.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga. É bem isso.. vamos de uma simples pergunta sobre poder usar caneta colorida às mais duras revelações de questões sociais.

      Excluir
  4. Apesar de do "Tia" receber algumas críticas na relação pedagógica, eu achei o texto interessante. Ao se relacionar com a sua professora como tia, a criança vai criando laços de confiança e aos poucos começa fazer revelações surpreendentes, da sua vida pessoal, familiar, social e socioemocional. Talvez se não existisse a relação de tia, algumas violências sofridas pelas crianças não fossem reveladas, que o carinho pela professora não seria revelado. O vínculo entre professora e aluno pode revelar muitas surpresas. Gostei muito do texto.



    ResponderExcluir
  5. Que texto tocante... A relação professor-aluno tem tantas camadas que quem tá de fora não consegue compreender tão bem. É assim que muitas fragilidades das famílias e da sociedade são reveladas. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!! É isso mesmo.. quem está em contato com aluno diariamente sabe bem o que frases simples podem significar

      Excluir
  6. É bem assim no meu dia a dia na Educação Infantil com os meus alunos de 5 anos. Por outro lado sinto que é tão importante e tão mágico cada momento que estamos juntos. Aprendendo de uma forma lúdica com responsabilidade, fazer todos os dias aqueles olhinhos de jabuticaba brilham quando estão aprendendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a magia e o encanto de ser professor que nos faz continuar...

      Excluir
  7. Amei! Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  8. Texto versátil e sempre será atual! Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Muito da nossa realidade estou grata por tê-la em minha vida, quanto ao "TIA" sou suspeita pois vejo como proximidade, carinho,confiança e respeito no qual muito me identifico,embora muitas vezes criticada.Mas é dessa relação que a "TIA" consegue apoiar, estimulando a autoconfiança e evolução em todos os âmbitos. Resumindo amo ser a "TIA,VÓ,ou qualquer referência de segurança, AMOR,carinho, respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Você tem muito dessa sensibilidade.

      Excluir
  10. Bem o que vivemos no dia a dia na escola! Só que eu sou “Dona” rsrsrs!

    Show de bola! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia, Dona, Sora... aprendemos muito, não é mesmo? Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  11. Parabéns , ouvimos pelo menos umas três frases dessas por semana na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguiu se identificar. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  12. A profissão de professor, de Português, é a que mais envolve o cotidiano e a luta dos alunos , familiares. Nas aulas de produção de textos os alunos nos revelam a alma!! Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Lidamos com muitas emoções no cotidiano. Ensinamos e aprendemos muito mais do que o conteúdo do livro didático, não é mesmo?

      Excluir
  13. Parabéns pelo texto! Exprime exatamente o nosso dia a dia. Árdua, porém encantadora missão essa a nossa.

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, me emocionei aqui! Quantas realidades convivemos na escola né? Nunca é só dar aula, professor é muito mais que isso ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso que torna uma profissão tão árdua, tão encantadora!

      Excluir
  15. Lindo! Uma realidade tocante que somente os "tios" conhecem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Só que já esteve no chão da escola para saber o que são essas vivências.

      Excluir
  16. Texto perfeito, parabéns!!!! Passa um filme da nossa vida e vem a certeza de que nosso trabalho é lindo e merece ser valorizado! É muito mais que ensinar conteúdos, é acolher, ouvir, incentivar e preparar para a vida. Amei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui ativar suas memórias e fazer refletir quão belo e importante é o nosso trabalho! Obrigada pela participação.

      Excluir
  17. Como uma tia que dá atenção ao seu aluno é tão importante na vida dele, alí ela é seu porto seguro, onde ele confia e passa a ser admirada pelo seu trabalho e atenção,a professora nunca vai ser esquecida, parabéns a todos professores 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  18. Belo texto. Poético e ao mesmo tempo triste. Nos coloca de frente com a realidade pesada e triste de muito dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Pequenas falas mostram realidades duras e nos fazem perceber como somos essenciais na vida das crianças (de todas as idades).

      Excluir
  19. Em muitas ocasiões, na nossa atividade profissional, escutamos os nossos alunos, falando e nos chamando de "Tia". Confesso que estranho ainda, porém tento me acostumar.
    O texto está muito bom! Parabéns 👏👏👏👏.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Pra quem é peb 2 no sexto ano, ainda é difícil superar essa transição. Mas até que é bonitinho, vá? Rsrs

      Excluir
  20. Parabéns Karla!! Certamente o aluno inspira todos os dias o lado poético do professor. 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  21. Ah, tia!
    Onde é que arranjamos força pra tanto...? Pensando bem, acho que é a força do amor.
    Lindo texto!
    Obrigada por compartilhá-lo conosco.

    ResponderExcluir
  22. Só quem educa sabe a importância da função social do professor. É assim o dia a dia do fazer pedagógico e a frustração vem do fato do professor não dar conta de tantas demandas e de ocupar tantos papéis. Eu ainda tenho críticas em relação ao uso da tia: uma questão de identidade profissional e de demarcar com clareza o papel que cada um ocupa nesse contexto ainda mais quando se observa que algumas famílias delegaram seu papel educativo para os (as) professores (as) mas o texto é real e verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço imensamente por compartilhar seu ponto de vista.

      Excluir
  23. Parabéns Karla pela dedicação e amor a todos nós, como professora e como diretora, sempre foi exemplo,um abraço e obrigada pelo carinho de sempre ❤️

    ResponderExcluir
  24. LUCIENE CAPUCHO RODRIGUES22 de outubro de 2022 às 17:00

    Parabéns!👏👏👏

    ResponderExcluir
  25. Tia e levar amor, ensinamento para o futuro, Que Deus te de sabedoria.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns, texto muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  27. Texto que faz parte do nosso dia a dia ... mas como já até falaram em um dos comentários eu não sou a "tia" , sou a " dona" .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por um bom tempo eu fui Sora, mas nossas histórias se repetem, não é mesmo? Abraço!

      Excluir
  28. Que texto Maravilhoso!!! Parabéns😍❤

    ResponderExcluir
  29. A intencionalidade, o contexto, o discurso... As essências, as impressões, os acolhimentos... A jornada de SER exercício de fala e de escuta, ampliando os sentidos de participAÇÃO... ✨🌹

    ResponderExcluir
  30. Karla que lindo. Parabéns, chorei, emocionei ao ler todas as frases, e passou um filme na minha cabeça. Como agradeço a Deus de ter escolhido está profissão. Você com esse texto me levou a reflexão. ❤🥰😘

    ResponderExcluir
  31. Karla que lindo. Parabéns, chorei, emocionei ao ler todas as frases, e passou um filme na minha cabeça. Como agradeço a Deus de ter escolhido está profissão. Você com esse texto me levou a reflexão.

    ResponderExcluir
  32. Por todas essas frases tão espontâneas preocupa-me muito a questão da "Evasão Escolar". Um vínculo que não se pode perder. Forte abraço. Marina Franco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Marina! Não podemos desistir, nem perder os vínculos.

      Excluir
  33. Não tem como um professor PEB I como eu não se identificar com o texto. Sempre "briguei" muito com os alunos, pois preferia ser chamada de professora. Para mim tia é parente. Hoje, já me acostumei com o dona, fazer o quê? Entendo que é parte da cultura local. Atualmente como a "dona da sala de Leitura", ouço um pouco de tudo. É bom saber que pelo menos somos pessoas nas quais eles sentem confiança. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir