terça-feira, 17 de setembro de 2019

Dicas Básicas para um Bom Relacionamento Cliente/Advogado


Autora: Luciana Wiegand(*)

É absurdamente comum o advogado receber um telefonema (ou super mega áudio no WhatsApp), de um cliente relatando um caso enorme, e no fim, ele diz o seguinte : 

- Então Dra., tem como a senhora me ajudar? Porque eu botei esse processo na mão de outra advogada, mas ela não ta fazendo nada , não atende o telefone, não responde WhatsApp e eu to querendo trocar de advogado. 

Qual advogado nunca passou por isso ? Ou qual cliente nunca quis trocar de advogado ?

Antigamente, o cliente ligava para o escritório de advocacia, falava com a secretária e agendava um horário com o advogado para uma consulta, ou obter informações sobre o processo (com cobrança ou não de honorários, conforme cada caso). 

Hoje, o cliente tem o WhatsApp do advogado, ele repara quando ele está online, e entra na paranoia porque os tracinhos ficaram azuis e ele não obteve retorno. Envia mensagens sábados, domingos, em todos horários possíveis e imaginários. 

Para o advogado: Como lidar com essas situações ? Dicas:

1. Tenha dois números de WhatsApp. Informe ao cliente apenas o profissional e avise previamente que atende somente em horário comercial; 

2. Não use o nome profissional em redes sociais em que expõe sua vida pessoal. Não misture. Daqui a pouco o cliente vai dizer que você tem tempo pra balada, cerveja, viagem, mas não o responde no WhatsApp; 

3. Explique ao cliente que alguns tem emergências que precisam de atendimento imediato, mas que o mesmo será respondido;

4. Se possível, responda ao cliente qualquer coisa, nem que seja que não pode responder no momento, mas que em breve o fará. O cliente quer atenção. E convenhamos que ser ignorado não é legal;

5. Desabilite o "visto por último" do WhatsApp, assim o cliente não ficará controlando o horário em que você entrou no WhatsApp e

6. Desabilite os recibos de leitura, assim não terá problema com o "tracinho azul". 

Dicas para os clientes: 

1. Evite enviar áudios com mais de 2 minutos. Tente escrever o relato do caso; 

2. Não procure um advogado sem documentos. Sem provas. Toda história para o juiz, é apenas uma história se não tiver provas; 

3. Busque resolver o problema administrativamente, ou seja, envie e-mail, WhatsApp, chat online , seja qual for o caso. Muna-se de provas documentais. Não podemos sair processando, sem ao menos tentar uma solução antes; 

4. O advogado tem outros clientes. Também tem família, vai à praia, a academia, tem momentos de lazer. Antes de ligar envie uma mensagem perguntando se o advogado pode atender,se está ocupado no momento. Às vezes ele não atende simplesmente porque você liga quando ele está cuidando dos filhos, ou tomando banho, ou dirigindo. Não é porque ele não quer te atender; 

5. Só contrate um Advogado se confiar nele;

6. O advogado não é seu funcionário. Vocês têm um contrato de prestação de serviços advocatícios, e você precisa dele para que a justiça seja feita; 

7. Última e mais importante: os processos são lentos! A justiça é lenta. Para que o processo "ande" dependemos dos funcionários da vara, dos juízes, da central de mandados, dos oficiais de justiça, do sistema do tribunal de justiça, dos assistentes de gabinete, e muitas vezes de documentos que foram solicitados a você, e não foram entregues. Um bom Advogado sozinho pode até conseguir agilizar um processo, mas não fará milagre. 

Espero que os dois públicos gostem das dicas, mesmo que duras, porém , verdadeiras. 

Sejamos sinceros e justos, assim qualquer relação será proveitosa e tranquila. Não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você.

Empatia é a palavra chave. 

* LUCIANA WIEGAND -OAB-RJ 130.297 

Advogada graduada em 2003 pela Universidade Estácio de Sá -RJ ;
WIEGAND & RIBEIRO
ADVOCACIA E ASSESSORIA JURÍDICA
Atendimento em todo o Brasil.
Consultas online e presenciais, pareceres e ações. 

E-mail
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@wiegand.ribeiro.adv
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(21) 98118-4673

Nota do Editor:

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