sábado, 1 de agosto de 2020

Desafios e oportunidades educacionais da pandemia de Coronavírus (COVID-19)


Autora:Patrícia Basque(*)

Estamos vivemos em meio ao que é potencialmente uma das maiores ameaças de nossa vida e à educação global. Em março de 2020, a pandemia do COVID-19 começou uma crise educacional na qual mais de 1,6 bilhões de crianças e jovens, pelo bem de sua saúde, foram abruptamente retirados da escola em mais de 161 países. Isso representa quase 80% dos estudantes matriculados no mundo. 

Já estávamos enfrentando uma crise educacional uma vez que, muitos estudantes estavam na escola, mas não estávamos aprendendo as habilidades fundamentais necessárias para a vida. O indicador "Pobreza de Aprendizagem" do Banco Mundial apontava que a porcentagem de crianças analfabetas funcionais, ou seja, que sabem ler, mas não compreendem o que é lido, aos 10 anos, era de 53% em países de baixa e média renda, antes do início do surto. Essa pandemia tem o potencial de piorar ainda mais esses resultados se nada for feito.

Com o que devemos nos preocupar nesta fase da crise que possa ter um impacto imediato nas crianças e jovens? Perdas na aprendizagem; Aumento das taxas de abandono escolar; Crianças com falta da refeição mais importante do dia. Além disso, a maioria dos países possui sistemas educacionais muito desiguais, e esses impactos negativos serão sentidos desproporcionalmente pelas crianças de baixa renda.

O início do ano letivo ou sua interrupção (dependendo da localidade em que vivem - hemisfério sul ou norte) atrapalhou completamente a vida de muitas crianças, pais e professores. 

Muito foi feito para tentar reduzir o impacto dessa interrupção, por meio de estratégias de aprendizado remoto. Os países mais ricos estavam bem mais preparados para adotar estratégias de aprendizagem on-line, embora com muito esforço e desafios para professores e pais.

Nos países de renda média e baixa renda, a situação é muito variada e, se não agirmos adequadamente em um futuro próximo, a vasta desigualdade de oportunidades que existe será ampliada. Muitas crianças não têm mesa, livros, conectividade à Internet, laptop em casa ou pais de apoio. O que precisamos evitar, ou minimizar o máximo possível, é que essas diferenças de oportunidades se expandam e façam com que a crise tenha um efeito negativo ainda maior no aprendizado das crianças menos privilegiadas.

Felizmente, estamos vendo muita criatividade em muitos países por parte de governantes, coordenadores e professores. Muitos ministérios da educação estão preocupados com o fato de que confiar exclusivamente em estratégias on-line implique em alcançar apenas crianças de famílias mais abastadas.

A estratégia apropriada na maioria dos países é usar todas as formas possíveis de infra-estrutura existente hoje. A utilização de ferramentas on-line para garantir que planos de aula, vídeos, tutoriais e outros recursos que estejam disponíveis para alguns alunos e para a maioria dos professores, mas também, podcasts e outros recursos que exigem menos uso de dados.

Rádio e TV também são ferramentas muito poderosas. A vantagem que temos hoje é que, através das redes sociais, WhatsApp ou SMS, os ministérios da educação podem se comunicar efetivamente com pais e professores e fornecer diretrizes, instruções e estrutura para o processo de aprendizagem. O aprendizado remoto não é apenas sobre aprendizado on-line, mas sobre aprendizado em mídia mista, com o objetivo de atingir o maior número possível de alunos.

Outro desafio a ser enfrentado, é manter o envolvimento das crianças, principalmente dos jovens estudantes do ensino médio. As taxas de abandono ainda são muito altas em muitos países, e tem sido um longo período distanciamento do dia-a-dia escolar que pode resultar em um aumento adicional. Ir à escola não é apenas aprender matemática e ciências, mas também interações e relações sociais, para aprender a ser cidadão. É por isso que é importante manter-se conectado à escola por todos os meios necessários. Para todos os alunos, este também é um momento para desenvolver habilidades socioemocionais e aprender mais sobre como contribuir para a sociedade. O papel dos pais e da família, que sempre foi extremamente importante, é fundamental nessa tarefa.

Alguns países poderão aumentar as habilidades digitais de seus professores. As estações de rádio e TV reconhecerão seu papel fundamental no apoio às metas nacionais de educação - e, esperançosamente, melhorarão a qualidade de sua programação, entendendo sua imensa responsabilidade social. Os pais estarão mais envolvidos no processo educacional de seus filhos, e os ministérios da educação terão uma compreensão muito mais clara das lacunas e desafios (em conectividade, hardware, integração de ferramentas digitais no currículo, prontidão do professor) que existem no uso efetivo da tecnologia e agir sobre isso. Tudo isso pode fortalecer o futuro sistema educacional de um país.

A missão de todos os sistemas de ensino é a mesma. É superar a crise de aprendizado que já vivíamos e responder à pandemia que estamos enfrentando. 

O desafio hoje é reduzir o máximo possível o impacto negativo que essa pandemia terá no aprendizado e na escolaridade e aproveitar essa experiência para voltar a um caminho de melhoria. À medida que os sistemas educacionais lidam com essa crise, eles também devem pensar em como podem se recuperar, com um renovado senso de responsabilidade de todos os atores (ministérios, escolas, coordenadores, professores e pais) e com um melhor entendimento e senso de urgência da necessidade de diminuir a lacuna de oportunidades e garantir que todas as crianças tenham as mesmas chances de uma educação de qualidade.

* PATRÍCIA BASQUE

-Futura Pedagoga;
-Auxiliar de Sala no 1º ano do Ensino Fundamental e
-Cursando Pós-graduação em Psicopedagogia
-Certificada pela Cambridge University – CELT- P
-Auxiliar de Sala no Year 1 do Ensino Fundamental
-Professora de inglês






Nota do Editor:


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Um comentário:

  1. Ao longo do caminho da História, uma das maiores tragédias do homem tem sido o seu limitado interesse pelo próximo, seja este tribo, raça, classe ou nação.

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