sábado, 18 de novembro de 2023

A Educação Socioemocional como Alicerce para o Futuro


Autor:  Emilton Amaral (*)
 

Em um cenário global marcado pela volatilidade e interconexões, surge o questionamento acerca do papel da educação. Não basta mais apenas a transmissão de saberes tradicionais; é imprescindível preparar os alunos para a vida, dotando-os de competências que transcendem o conteúdo programático. Nesse contexto, a Educação Socioemocional (ESE) se apresenta como um pilar crucial, responsável por cultivar habilidades essenciais para o enfrentamento das vicissitudes cotidianas e para a construção de um tecido social resiliente e empático.

A ESE é a bússola que orienta os alunos através do turbilhão de suas emoções, ajudando-os a mapear suas próprias experiências internas e a navegar pelas relações interpessoais com sensibilidade e assertividade. O desenvolvimento do autoconhecimento e da autogestão, por exemplo, fortalece o indivíduo diante dos revezes, capacitando-o a perseverar diante dos desafios e a gerir o estresse. Por outro lado, a consciência social e a empatia são os alicerces para a valorização da pluralidade e para a coexistência harmoniosa em um mundo plural. A ESE ainda afia as habilidades interpessoais, fomentando a capacidade de ouvir, cooperar e solucionar conflitos - competências valorizadas tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

A tomada de decisão responsável e ética é outra faceta da ESE que merece destaque. Em uma sociedade cada vez mais complexa, onde as ações individuais repercutem em uma escala global, formar cidadãos conscientes de seus atos e das suas consequências é um imperativo. Neste aspecto, a ESE serve como um guia para que os jovens possam discernir o certo do errado e agir com integridade e responsabilidade.

Portanto, é inegável que a ESE é uma ferramenta transformadora, com o potencial de moldar não apenas indivíduos mais preparados para as demandas contemporâneas, mas também uma sociedade mais justa e equânime. Incluir a ESE de forma sistemática e explícita nos currículos escolares é uma decisão estratégica que reflete a visão de um futuro no qual o bem-estar emocional e a competência social são vistos como indicadores de sucesso tão importantes quanto a proficiência acadêmica. Assim, ao priorizar a Educação Socioemocional, estamos não só respondendo às necessidades imediatas de nossos alunos, mas também investindo na fundação de uma sociedade que valoriza a saúde mental, a empatia e a coesão social.

Convite: Conheça o canal Mestre dos Contos: https://www.youtube.com/@mestredoscontos7788/videos

*EMILTON DA SILVA  AMARAL




-Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ - Universidade Federal do RJ (2013);

-Pós-Graduação Lato Sensu pela ISEAC - Faculdade Afonso Cláudio (2013);

-Pós-Graduando  em Língua Portuguesa – Redação e Oratória  no Centro Universitário Celso Lisboa

Nota do Editor:

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