segunda-feira, 17 de agosto de 2015

No Brasil das Crises - Educação, Mentiras e Pusilanimidade



No Brasil, vivemos tempos realmente, muito difíceis, há crises e isto é uma constatação. 

Crise de valores, de ética, com uma corrupção da qual jamais se imaginaria. Nem mesmo os gênios roteiristas e destemidos de Orson Wells ou de Steven Spielberg, conceberiam. 

Crise política que espera uma reforma urgentíssima da qual estamos desalentados e descrentes por não conseguirmos vislumbrá-la. 

Crise econômica numa fase recessiva e inflacionária para a qual muitos ainda não despertaram ou não quiseram fazê-lo. 

Crise do emprego com o crescimento do desemprego e com a falácia dos investimentos desenvolvimentistas. 

Crise na educação clamando por uma reforma educacional urgente no País, cujo governo escolheu por lema ser “Pátria Educadora” – Onde? Quando? Como? Não é possível perceber no vigente ‘status quo’. 

Crise habitacional e agrária com os sem-teto e os sem-terra, soltos e raivosos, invadindo e destruindo propriedades alheias com a máscara da vitimização dos ‘coitados’, míseros e desgraçados, acolitados pelo assistencialismo politiqueiro e eleitoreiro governamental que pretende mantê-los subjugados aos objetivos escusos do poder. 

Crise energética mascarada por um governo que se apresenta bom entendedor e gerenciador, porém, com políticas que estão destruindo o setor de energia ao invés de alavancá-lo. 

Crises, enfim. Será este momento crítico uma fatalidade? 

Dedicando-me a estudar as Obras do Mestre e pedagogo lionês, Hippolyte Léon Denizard Rival(1804-1869),autor de Obras especialíssimas, entre estas a Edição da Revue Spirite, Journal D’Êtudes Psychologiques (Janeiro/1858 a Dezembro/1869), aprendi que “Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea”. Isto tem pautado minha ética e conduta profissional, social e familiar desde sempre, “é preferível rejeitar dez verdades do que aceitar uma única mentira”.

Rivail foi Discípulo de Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), o pedagogo suíço cujas teorias criaram as bases do ensino primário moderno. Pestalozzi, por sua vez, foi Discípulo de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), escritor e filósofo suíço, considerado o grande renovador do sistema político e social de sua época e “pai da democracia moderna”, cujo lema, desde o princípio foi “dedicar sua vida à verdade”, a verdade do sentimento, do bom senso e do raciocínio lógico. 

O pensamento de Rousseau lançou um olhar novo sobre a educação dos indivíduos, pois, ensinava que “a educação do homem começa no nascimento; antes mesmo de falar ou antes de ouvir, ele já se instrui”. Defendendo a tese de que “o homem nasce livre”, Rousseau rejeitava toda autoridade apoiada sobre privilégios naturais ou sobre o direito do mais forte. 

Interessante observar que todos, sem exceção, desde governos e autoridades, formadores de opinião e pessoas simples do povo, falam da importância da educação, sem, contudo, terem a mínima ideia exata de tudo o que ela abarca. Paradoxalmente, existe um grande abismo entre o falar e o fazer. Neste abismo, há também os pontos escuros das individualidades adornadas pela pusilanimidade e pelo péssimo hábito das mentiras. 

A pusilanimidade é, a meu ver, um, dos piores adjetivos que a criatura pode alimentar em seu comportamento. A pessoa pusilânime é covarde, tem o ânimo fraco. A um caráter pusilânime falta firmeza e decisão. Euclides da Cunha, no clássico “Os Sertões”, anota: “Um contraste: a raça forte e íntegra abatida dentro de um quadrado de mestiços indefinidos e pusilânimes”. Ainda há mais, o pusilânime é medroso. Sobre o medo, uma anotação muito especial, encontramos sob a pena literária do humilde e saudoso exemplo do Homem de Bem, que em 2012 foi eleito “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, em um concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC de Londres, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela Nação, destacando-se pelo legado altruísta à sociedade", Francisco Cândido Xavier, que escreveu: “o medo é força paralisante da Alma”

E o doentio hábito da mentira? É aviltante ouvir-se, seja de autoridade ou não, de alguém próximo a nós ou não, uma mentira. Quando isto ocorre nos sentimos no pior dos mundos, porque quem mente adultera, engana, finge, tripudia sobre a nossa confiança. Quem poderá, em sã consciência, sentir-se confortável perante um mentiroso? 

Na orientação para o comportamento ético e moral das criaturas, lê-se na Lei Mosaica do Antigo Testamento, a Lei Divina, promulgada no Monte Sinai. Esta Lei é invariável e apropriada aos costumes e ao caráter de um Povo em todos os tempos, na qual, entre os dez, o VI Mandamento determina: 

VI: “Não cometerás adultério”

A nível de adultério entre casais, há muito, isto deixou de ser algo que se fazia “às ocultas”, está banalizado, vulgarizado pelo cinema, pelas novelas, pela mídia, pelo comportamento de pessoas que acham que isto é até “normal”, e muitos estão transgredindo esta Lei Divina, porém, cada qual tem a sua consciência e deverá saber como se libertar deste imbróglio, afinal, o sentimento alheio merece respeito e consideração. 

Pretendo aqui me reportar a um outro tipo de adultério. Pensemos: o que significa ‘adulterar’? 

Significa alterar, falsificar, distorcer, corromper ou corromper-se, deturpar ou deturpar-se, viciar ou viciar-se, mudar, modificar, deformar, contrafazer. Tudo isto é sinônimo de ‘adulteração’ conforme os lexicógrafos. 

Desta forma, percebemos que, ainda que sejamos muito fiéis à esposa ou ao marido, ao companheiro ou à companheira, poderemos, pela falta de vigilância, pelo descuido e pela deseducação, adulterar com as coisas. Assim, quando mentimos adulteramos a verdade; quando iludimos corrompemos a confiança. Se no trabalho, na profissão, no cargo público ou privado, não cumpro com o meu dever, estou adulterando. Quando eu prego uma coisa e faço o contrário do que falei, também aí, estarei adulterando. Aquele dito popular: “faça o que eu digo, mas, não faça o que eu faço” é o coroamento vergonhoso do adultério sob todas as formas possíveis. 

São variáveis as situações que estão sujeitas à adulteração quando o indivíduo não age corretamente amparado pelos sistemas, da ‘Educação’, da ‘Moral’ e da ‘Ética’. 

A ‘Educação’ é a arte de formar caracteres. É a arte de formar os homens, ou seja, é a arte de fazer eclodir nas criaturas os gérmens da virtude e orientar para alijar os dos vícios. Educar é desenvolver a inteligência e dar instrução própria às necessidades. Em suma, educar é a meta, é o objetivo que deve consistir no desenvolvimento simultâneo das faculdades morais, físicas e intelectuais do Ser. Desta forma, ela não pode se restringir aos bancos escolares que têm, na verdade, a tarefa da instrução. A educação precisa ser trasladada das escolas e universidades para todos os campos das atividades humanas, onde cada qual, deve ser educador para a vida, sem se esquecer que está vinculado, àqueles que se transformam em seus seguidores conscientes ou não. São estes, os aprendizes dos recursos de que cada qual se faz portador. 

Assim, a ‘Educação’ é tarefa de todos nós e seu esforço não poderá jamais ser desconsiderado sob pena de permitir-se a anarquia, a estroinice, os estados de vandalismo, gerados pela deseducação ou pela educação deficiente e perniciosa. Educação, eis o que todos repetem, porém, quantos a praticam?! 

O segundo e o terceiro sistemas estão vinculados. Um é originário do latim ‘morale’, significa “a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal”. E o outro, ‘ética’, do ponto de vista racional, significando as normas de convívio e os valores de conduta. 

Os Pensadores distinguem “Moral” como um sistema mais antigo do que a “ética” e dizem que, como tal, aquela deverá ter vida mais longa que esta, pois, moral é tradicionalmente religiosa na qual se pressupõe uma origem do bem que é Deus e que nos dá regras claras, que se não forem seguidas, resultarão em consequências pelas quais deveremos responder dentro das responsabilidades que nos competem. Conforme exarado no Evangelho de São Mateus, 16, 27: “a cada um, segundo suas obras”. 

A “Moral”, é sabido, é extremamente importante para o caminhar da Humanidade. Sua parte racional, a ‘ética’ tem conotação de prioridade nos códigos de conduta humana. Foi Aristóteles, o célebre filósofo, grande pensador de Estagira, no norte da Grécia, e professor de Alexandre Magno, quem lançou, por sua vasta Obra, uma ética dedicada a seu filho, Nicômaco. Nesta ética Aristotélica, existe a ideia de que o primeiro princípio da ética é o equilíbrio, pois, o excesso ou a falta são destrutivos dos princípios humanos. Outro ponto a se destacar é o de que ser ético é o caminho seguro para a felicidade, porque, como disse outro filósofo, leitor de Aristóteles, chamado Etienne de Laboici no Século XVI: “os maus vivem em sobressalto e não têm amigos, apenas cúmplices. Os maus nunca ficam à vontade por que estão sempre achando que seu mal virá a descoberto”. Donde depreende-se que a ética é garantidora da consciência pacificada para um sono tranquilo, repousante, de quem vive ao lado da felicidade. 

Talvez, alguns brasileiros, nestes tempos de crises, fizessem o bem a si próprios, se se questionassem, humildemente: estarei feliz com a consciência pacificada e o sono tranquilo?! 

Convido-os, caros leitores, a refletirmos juntos em algumas situações passíveis de adulteração, caso as criaturas olvidem a educação, a moral e a ética: 

O pai ou a mãe que não cumpre seus deveres educacionais, éticos e morais perante seus filhos no Lar, constrange os ditames que a Sabedoria Divina lhes confiou. Citando apenas um exemplo que já presenciei com dissabor, uma família foi às compras. No supermercado, abriram os pacotes de doces, sempre olhando de soslaio, imaginando que não seriam vistos. Esconderam os pacotes vazios nas bolsas depois da degustação disfarçada e evitaram pagar pelo que consumiram, achando em sua ‘esperteza’ sinônimo de graça. 

Um dirigente, um comandante, um governante, um político, quando deixam de honrar seus dirigidos, seus comandados, seus governados, ou àqueles que lhes confiaram o mandato público, adulteram seus deveres. Aqui, me permitirei não fazer citações, uma vez que cada leitor atencioso poderá encontrar nas páginas do noticiário diário, fartos exemplos destes adúlteros. 

O legislador que faz da sua autoridade instrumento de opressão. O magistrado que não sustenta a justiça. O advogado que não preserva o direito. O administrador que não respeita a posse e o dinheiro a ele confiado para empregar os recursos no bem comum, com o devido discernimento. O chefe que foge à imparcialidade e à razão. Todos estes, deturpam, distorcem, malbaratam a humanidade e a generosidade. 

O operário, o lavrador, o comerciante e o comerciário, o dono de indústria e o banqueiro, quando, respectivamente, envilecem suas tarefas dissipando o tempo, destruindo a terra, quando visam lucro exorbitante e fácil em detrimento da fome e do sacrifício alheio, estão adulterando com o sagrado respeito. E o quê dizer daquele que nos diz, na caradura: “com nota fiscal é mais caro”...???!!! 

Em nosso País, presenciamos cotidianamente estes tremendos desconfortos morais. Não apenas por aqui, é fato, mas, aqui é o nosso torrão natal, onde desejamos nos sentir seguros e confortáveis, logo, estes comportamentos negativos nos incomodam sobremaneira. 

Governos Federal, Estaduais e Municipais, nos mentem em publicidades aviltantes pagas com o dinheiro dos nossos impostos. Estamos subjugados a um governo Federal do qual se diz foi legitimamente eleito, mas, duvidamos da contagem final dos votos realizados em secreto conforme noticiado por toda imprensa escrita e televisiva. Além de desconfiarmos muito do estelionato eleitoral que, comprovadamente, atestou a mentira de quem apregoou uma coisa acusando outrem de querer realizar aquilo que o acusador realizou com a maior desfaçatez. Pior, os engodos prosseguem sem limites e para citar apenas um dos mais recentes, o governo está gabando-se de tomar medidas que diminuirão os custos da energia elétrica no País. Ora, o que a imprensa governista não explica ao Povo iludido e que não tem ânsias de bem informar-se, é que haverá o fechamento das termoelétricas que estavam em funcionamento até agora, porque o consumo caiu enormemente por causa da crise recessiva que o Brasil experimenta, mas, isto, no máximo, reduzirá em 1% para o consumidor que já foi taxado com aumentos que variaram entre 50% e 80%. 

Vamos citar ‘Mensalão’, ‘Petrolão’ e outros ‘ãos’ que virão com Eletrolão, BNDES, Fundos de Pensão...?! Não. Vamos deixar aos especialistas. Apenas registrar que, primeiramente, tentou-se negar a existência desta roubalheira que estarrece o mundo por seu gigantismo e ousadia em tirar das empresas públicas propinas, somas vultosas e ‘pixulecos’ não menos dispendiosos, para a manutenção de “um projeto criminoso de poder” nas palavras de um dos preclaros Juristas, Ministro do Supremo Tribunal Federal. 

Seguindo em frente: 

O mestre, o professor que não honra sua cátedra ensinando construtivamente seus alunos, também adultera. 

O médico que negocia com as dores dos enfermos, adulterando a dignidade e o juramento da profissão. 

Neste particular, visitando uma parturiente, assustei-me quando soube que o médico que a acompanhou em toda a gestação, onde tudo ocorria nos conformes, informou-a que ele somente realizaria o parto se ela se decidisse pela cesárea, caso contrário, ela deveria procurar outro profissional... Não acreditei na desumanidade, pois, ele ‘adulterou’ matando, literalmente, toda a confiança que esta mãezinha depositou em sua assistência para receber o filhinho amado que viria à luz! 

O escritor, o poeta, o artista que olvidam que a inspiração deve ser fonte de luz para exaltação do gênio e da sensibilidade e viciam sua arte com a deturpação das verdades imorredouras do bem e do belo. 

Então, toda vez que a criatura corromper ou distorcer a verdade ao seu talante, ao seu bel prazer, estará adulterando com as coisas sagradas que lhe foram confiadas. Fico meditando, se não foi por tudo isto e muito mais que o Mestre Jesus vaticinou aos fariseus e aos saduceus que solicitaram d’Ele um milagre: 

“Quando vem a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado. E de manhã, hoje haverá tormenta porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis distinguir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos? Essa raça perversa e adúltera pede um milagre! Mas, não lhe será dado outro sinal senão o de Jonas! (...)” - Evangelho Segundo São Mateus, 16, 1-4. 

E mais adiante no versículo 6: “Guardai-vos com cuidado do fermento dos fariseus e dos saduceus”. 

Referindo-se, assim, claramente, que era preciso acautelar-se contra a doutrina daquela raça perversa e adúltera dos fariseus e saduceus. E nem todo mundo ali, enganava o marido ou a mulher, mas, O Mestre Jesus referia-se, certamente, àqueles que distorciam a verdade, que corrompiam, que deturpavam, adulterando as diversas facetas da vida. 

Ah, Brasil!! Observemos o que está proclamado em duas estrofes na letra do Hino do Rio Grande do Sul: 
“Mas não basta para ser livre Ser forte, aguerrido e bravo Povo que não tem virtude Acaba por ser escravo” 
“Mostremos valor, constância Nesta ímpia e injusta guerra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda Terra”

Por MÔNICA MARIA VENTURA SANTIAGO

Monicaventura

-Advogada especializada em Direito de Família e Sucessões, Direito Internacional Público e Direto Administrativo.

26 comentários:

  1. Agradeço a generosidade do Blog, na pessoa do seu diretor, Raphael Werneck, por publicar meu artigo: "No Brasil das Crises - Educação, Mentiras e Pusilanimidade".

    Desejo, sinceramente, a todos os que tiverem a paciência e a gentileza de ler-me que tenham boas reflexões!! Paz e bem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica eu como sempre é que sinto honrado com sua presença em meu blog. Parabéns por mais um excelente artigo. Em meu nome e de meus leitores agradeço!!

      Excluir
    2. Agradeço a você pelo espaço, e a todos os leitores que gentilmente nos leem e postam comentários com generosidade!

      Até breve!! Paz e alegrias!!

      Excluir
  2. Parabéns Monica Ventura ! Seu talento é um prodígio ! Retrata muito bem nossa realidade, que até pode mais nunca muda ! Parabéns, artigo excelente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, João!!
      A generosidade de seu comentário em muito nos alegra!!
      Paz e bem!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, Ricardo!
      Sua gentil presença nos dá ânimo para seguir!!
      Paz e alegrias!!

      Excluir
  4. muito bom ...gostei e também amei o verso do hino do Rio Grande que diz:
    “Mas não basta para ser livre
    Ser forte, aguerrido e bravo
    Povo que não tem virtude
    Acaba por ser escravo” abraço fraternal shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela generosidade do comentário!
      Que bom que o artigo lhe proporcionou uma leitura agradável!
      Sempre muito bem vindo!!
      Paz e bem!!

      Excluir
  5. Mônica Maria Ventura, parabéns pelo excelente texto, como sempre você nos fazendo pensar, e entender...rsrsr O Criador nos diz.....em seu Livro Mor....."àqueles que dei muito a conhecer....muito mais também lhe será cobrado". Que possamos sair da passividade para ação! Gostei muito! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amigo!!
      Sua presença generosa e gentil em muito me alegra e fortalece o ânimo para seguir compartilhando ideias!!
      Fraterno abraço!!

      Excluir
  6. Parabéns Mônica. Sempre nos fazendo, com suavidade e/ou não, evitar vícios, seja do consentimento ou social. Loyola afirma: - Dá-me uma criança zero a sete anos e farei dela um rei ou um marginal.
    Muitos discordam. Verdade, toda regra tem uma exceção. Contudo, nós pais não podemos temer nossos filhos. Mansidão e firmeza na liderança do lar, do trabalho, escola e assim, podemos colher bons frutos, ainda que sejam poucos.
    É bom demais da conta, poder esperar o sol nascer por meio de um sono reparador.
    A verdade é imperativa sempre! A moral, a ética, os bons costumes devem prevalecer de geração em geração, ensinando ao filho o caminho em que deve andar; e, ainda quando for velho, não se desviará dele (palavras do sábio rei Salomão).
    E que sejamos muitos Loyola na vida dos filhos do Brasil!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Marilene pela gentileza e sabedoria de seu comentário!!
    Também acredito que até os sete anos é o tempo correto para educar-se uma criança para a vida, pois, até então, ainda será possível orientar-lhe o caráter frágil à espera de nosso amparo. Depois disto, será lutar em vão contra as tendências instintivas de um ser a quem não conseguimos orientar no tempo certo. Haja vista, quantos se perdem nas 'adulterações' de toda ordem.
    Grande e fraterno abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Muito fã de você, Monica! muuuuito! Parabéns demais. Esse texto é lindo de se ler. É suave e forte ao mesmo tempo. Fechou com chave de ouro, que é bem seu estilo.
    Saio do texto com uma frase destacada na lembrança: "...cada qual, deve ser educador para a vida, sem se esquecer que está vinculado, àqueles que se transformam em seus seguidores conscientes ou não..." Pagarão caro, aqueles que adulterarem a pureza da raça divina, enlameando seu curso de evolução.
    Parabéns, querida! Você é DEZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mônica Torres!
      Sua generosidade e atenção são sempre uma bênção de muitas alegrias, afinal, és veterana, amiga, na arte de bem escrever!!
      Que nosso Deus de amor lhe ampare sempre e ilumine nossos propósitos de bem servir pela escrita!!
      Beijos com carinho e gratidão!!

      Excluir
    2. Fã das duas Mônicas, devo de pleno acordo, concordar com ambas. Eduquemo-nos sempre, primeiramente, sabedores de que não ficaremos impunes de práticas 'enlameadas'.

      Excluir
    3. Obrigada!
      Formamos juntas, 3 M's, 'M' de Maria, a Mãe Santíssima da Humanidade!!
      Carinho e afetuoso abraço para as duas queridas, Marilene e Mônica Torres!!

      Excluir
  9. Querida Monica, admirável seu artigo, suas palavras me remetem a uma reflexão profunda e esclarecedora. Sempre com a ótica do nosso querido Mestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dra. Beatriz, obrigada!!
      Estou muito feliz por vê-la aqui!!
      Sua presença e seu comentário gentil me fortalecem com ânimo para seguir em frente! Que nosso Mestre de Amor, nos envolva nos ideais do bem sempre!!
      Beijo carinhoso!!
      Paz e bem!!

      Excluir
  10. Seus textos são contundentes,bem elaborados e atuais.Nos instrui,e nos levam à avaliações mais profundas.
    Parabéns,querida.Vou sempre aprender com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lavínia, muito obrigada pela generosidade de seu comentário!!
      Minha alegria é termos a oportunidade de compartilhar ideias com pessoas que amam o pensamento como você!!
      És sempre muito bem vinda! Sua presença me enche de alegria!
      Beijo com carinho!
      Paz e bem!!

      Excluir
  11. Existem missões que são extremamente sublimes nesta vida, algumas imitam a nobreza do nosso Deus do amor.
    Sou grata porque tenho a certeza que ainda há pessoas como você, que lutam em prol de uma vida melhor.
    Parabéns pelo seu extraordinário texto princesa Mônica Ventura!
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Jane!!
      A gratidão é toda minha!!
      A gentileza de sua presença sempre atenciosa e calorosa são como um bálsamo de bênçãos para nos fortalecer!!
      Agradeço ao nosso Deus de Amor a alegria de encontrar leitores e amigas tão queridas como você!!
      Beijos com ternura e afeto!!
      Paz e bem!!

      Excluir
  12. Instigado por seu excelente texto, fui assombrado pelas seguintes reflexões:
    Repele verdades quem, por estupidez, decidiu se comprometer com o que é falso. Atitudes recorrentes dos tontos do PT.
    Já no caso de adulterar a verdade, provavelmente, é um tipo de mecanismo de defesa de quem tem alergia por ela. Explicando: para o ateu é melhor não acreditar em Deus do que ter de respeitar os 10 mandamentos. É o comportamento que os corruptos e os assassinos adotam como lei.
    Finalmente, são pusilânimes aqueles que assumiram o compromisso de viver sem se alimentar de conhecimentos. Uns por decisão própria, para não sair da zona de conforto. Outros porque o Estado destruiu o sistema de ensino para poupar recursos em quantidade suficiente que satisfaçam a ganância dos corruptos. Logo, quem não sabe como fazer é um infeliz tímido, covarde e omisso.
    Obrigado Mônica por me fazer pensar. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Prezado Professor!
    Obrigada pelas reflexões anotadas em seu comentário tão honesto quanto claro em acordo com os vossos pensares!

    Me sinto honrada por compartilhar ideias com quem, como você, privilegia o pensamento e por isto mesmo, ama exercitá-lo!

    És um Mestre e como tal, transparece em vossas anotações, a firmeza de quem não contemporiza com aquilo que, nas questões em voga, eu denominaria imaturidade do senso moral nas criaturas, pois, acredito que aqueles que ainda transitam pelas sendas dos diversos ‘adultérios’ nos fatos e nas diversas facetas da vida, apenas ‘estão’ experimentando este estado comportamental. E, porque creio no progresso individual e coletivo, penso, que um dia, que não está longe nem perto, despertarão para experimentar outros rumos, o que, com certeza, cooperará para o mundo melhor que todos almejamos!

    Acredito mesmo que é com esta compreensão, que o Mestre dos Mestres, Jesus, consegue amar a todos indistintamente, tanto os homens bons quanto o adúltero, como o pusilânime, embora jamais tenha consentido com escribas, saduceus e fariseus, mas, buscava chamar-lhes a atenção e orientar-lhes nas veredas da verdade e do bem sempre, deixando-nos assim, a virtude da indulgência para coroar de bênçãos a fraternidade entre os seres!

    Fraterno abraço! Paz e bem!!


    ResponderExcluir